in ,

Adobe anuncia novos recursos baseados em inteligência artificial para o Photoshop

Recentemente, no evento online Adobe Max, foram anunciadas diversas novas funcionalidades presentes na nova versão do Photoshop CC.

O nível dos recursos apresentados não deixam dúvidas: o aprendizado de máquina e a inteligência artificial vieram para ficar e estarão cada vez mais presentes no dia-a-dia do profissional de criação.

Confira as principais novidades:

Neural Filters

Uma das novidades mais surpreendentes anunciadas pela Adobe foi o Neural Filters, seu novo espaço de trabalho no Photoshop, que traz uma biblioteca de filtros que automatizam diversos fluxos de trabalho complexos, graças ao aprendizado de máquina do Adobe Sensei.

Essa nova ferramenta permite explorar ideias criativas em poucos cliques, alterando a imagem de forma não destrutiva, gerando novos pixels contextuais que não estão realmente presentes na imagem original.

Confira o vídeo com um resumo dessas funcionalidades e logo abaixo mais detalhes sobre cada uma delas:

Suavização de pele

Com um simples arrastar e soltar, é possível suavizar rapidamente manchas, espinhas e acne do rosto. A inteligência artificial do programa detecta o que precisa ser feito e o trabalho é concluído em poucos segundos.

Transferência de estilo

Uma opção interessante para explorar novos estilos para suas imagens.

O filtro adota a aparência ou o estilo visual de uma imagem de origem e ajuda a aplicá-lo em suas próprias imagens

Retrato Inteligente (beta)

Talvez esse seja o filtro mais surpreendente que a Adobe disponibilizou no Photoshop. Com ele, é possível gerar novos elementos em retratos, como emoções (felicidade, surpresa e raiva), alterar a idade facial, direção do olhar, espessura do cabelo, direção da cabeça e até mesmo direção da luz.

Transferência de maquiagem (beta)

Outra função bem interessante encontrada no Neural Filters é a Transferência de Maquiagem, que aplica um estilo semelhante de maquiagem, na área dos olhos e boca, de uma imagem aberta para outra.

Embaçamento com reconhecimento de profundidade (beta)

O filtro identifica o objeto principal da imagem, adicionando um embaçamento no fundo e ajustando a temperatura ao redor para criar efeitos interessantes.

Colorir (beta)

Outro filtro muito interessante que promete facilitar (e muito) o trabalho de coloristas digitais. Basta poucos cliques para que o próprio programa adicione cores em fotos em preto e branco.

É claro que, por se tratar de um recurso em fase de testes, sempre serão necessários alguns ajustes na imagem após o processo. Porém, é surpreendente como estamos caminhando para automações cada vez mais complexas de fluxos de trabalho.

Superzoom (beta)

Com esse recurso é possível aplicar zoom em áreas específicas de imagens e deixar que o Photoshop adicione detalhes para compensar a perda de resolução.

Remoção de artefatos JPEG (beta)

Sabe aquelas “manchas” causadas pela compactação de uma imagem em JPEG? Esse filtro remove esses artefatos, criando uma imagem mais limpa.

Substituição do céu

Se antes o processo para substituir o céu em uma imagem era complexo e trabalhoso, com esse novo recurso é possível fazer isso em literalmente alguns segundos.

Após selecionado o novo céu, a área do céu na imagem original é automaticamente selecionada e mascarada, permitindo que o novo céu seja exibido baseado nas opções selecionadas.

Existem ainda várias opções para deixar a imagem mais realista, como ajuste de brilho, temperatura, escala, ajustes de iluminação, entre outros.

Visualização de padrão

Uma excelente ferramenta que irá ajudar muito quem gosta de trabalhar com criação de padrões no Photoshop.

Agora é possível visualizar, em tempo real, como seu design ficará à medida que o padrão de imagem é alterado.

O novo modo Visualização de padrão insere o padrão de design lado a lado e mostra em tempo real as alterações para que seja possível antever o resultado final.

Além dessas novidades, a Adobe também anunciou outras ferramentas e recursos que podem ajudar bastante quem utiliza o Photoshop profissionalmente.

Acesse a lista com o resumo de todos os novos recursos do Photoshop para saber mais.

E aí, gostou das novidades? Deixe seu comentário logo abaixo!

Guilherme Dantas

Escrito por Guilherme Dantas

Fundador do Designerd, empreendedor digital, apaixonado por criatividade, carros, educação financeira e cinema. Arranhador profissional de violão nas horas vagas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…