in ,

Microsoft “aposentará” a Calibri e quer sua ajuda para escolher a próxima fonte padrão de seus aplicativos

Talvez você nunca tenha notado, mas ao abrir qualquer versão mais atualizada do Word ou o Excel, a fonte padrão que estará selecionada é a Calibri.

A Calibri foi a fonte escolhida para substituir a Times New Roman à partir de 2007 e tem reinado como fonte padrão até agora.

Mas, como tudo tem começo, meio e fim, chegou a hora da Calibri dar lugar à sua sucessora, e a Microsoft quer sua ajuda para escolher qual será a próxima fonte padrão de seus aplicativos.

As cinco novas fontes que foram encomendadas para esse propósito são: Tenorite, Bierstadt, Skeena, Seaford e Grandview.

Quer conhecer um pouco de cada uma delas?

Tenorite

Criada por Erin McLaughlin e Wei Huang, a fonte Tenorite segue o gênero geométrico e preza pela amplitude e nitidez.

O estilo da fonte foi inspirado na Trade Gothic, possuindo um ajuste mais apertado entre os caracteres, permitindo que mais palavras caibam em uma linha.

Seus criadores também deram uma atenção especial à pontuação, que adota o mesmo estilo grande e circular da fonte.

Bierstadt

A fonte Bierstadt foi inspirada na tipografia suíça de meados do século XX. Criada por Steve Matteson, é uma fonte versátil que expressa simplicidade e racionalidade em uma forma altamente legível.

A fonte segue o estilo “grotesque sans serif”, o mesmo estilo seguido pela famosa Helvetica, criada em 1957.

Seu criador procurou trazer um toque humano e ao mesmo tempo moderno, principalmente pelos cortes a 90 graus dos terminais dos caracteres.

Skeena

A fonte Skeena, criada por John Hudson e Paul Hanslow possui o estilo humanista, que se caracteriza pelo contraste perceptível entre traços grossos e finos.

Os terminais dos caracteres são cortados diagonalmente e seus criadores à classificam como uma nova abordagem de “sans serif”.

É um tipo de letra contemporânea e segue uma abordagem um pouco mais ousada do que suas irmãs mais comportadas.

Seaford

Criada por Tobias Frere-Jones, Nina Stössinger e Fred Shallcrass, a fonte Seaford tem formas suavemente orgânicas e assimétricas que ajudam a leitura.

A construção do tipo se baseou primeiramente nas letras minúsculas, já que a maior parte do texto corrido é definido nesse tipo de letra.

Uma curiosidade no desenvolvimento da fonte é que para evocar a sensação de familiaridade e conforto, a equipe observou fotos de poltronas antigas e duráveis para se inspirar em sua criação.

Grandview

Criada por Aaron Bell, a fonte Grandview é derivada da sinalização clássica das estradas e ferrovias alemãs, que foi projetada para ser legível à distância e em qualquer condições.

O desafio do seu criador foi transformar uma fonte criada especificamente para textos curtos em uma fonte que também servisse para textos longos.

Após fazer testes envolvendo a altura e a largura dos caracteres, Aaron encontrou o equilíbrio entre legibilidade e conforto visual.

Como “votar” na fonte preferida?

A Microsoft não abriu nenhum sistema oficial de votação, porém está encorajando as pessoas a deixarem sua opinião respondendo esse tweet específico.

Também não existe uma data específica para a próxima fonte se tornar a oficial dos aplicativos. A Microsoft disse apenas que estará avaliando essas cinco direções nos próximos meses.

As fontes já estão disponíveis para assinantes do serviço Microsoft 365 e já podem ser utilizadas e testadas.

Você também pode ver uma comparação das fontes na imagem abaixo:

Conclusão

Pode parecer banal, mas escolher a fonte padrão de aplicativos tão comuns como o Word ou o Excel tem uma importância enorme, já que muitas pessoas abrem esses programas e começam a escrever sem modificar a fonte padrão.

Ao mesmo tempo que a nova fonte deve refletir modernidade, ela precisa ser legível e confortável visualmente. Para quem gosta do assunto, é muito interessante ver quantos processos estão envolvidos na criação de um tipo para que ele tenha essas (e muitas outras) características.

E aí, na sua opinião qual fonte deverá ser a próxima fonte padrão da Microsoft?

Ah, é bom lembrar que, mesmo “aposentada” como fonte padrão, a Calibri continuará como uma das opções de fontes dos aplicativos da Microsoft junto com todas as opções acima.

 

Escrito por Guilherme Dantas

Fundador do Designerd, empreendedor digital, apaixonado por criatividade, carros, educação financeira e cinema. Arranhador profissional de violão nas horas vagas.