Se você é designer e trabalha criando peças de e-mail marketing, com certeza sabe da necessidade de criar peças que se destacam em um mercado que só cresce a cada dia.
Quer ter uma ideia da imensidão desse mercado e em sua necessidade por bom design? Estima-se que aproximadamente 270 bilhões de e-mails são enviados todos os dias com uma taxa média de cliques de menos de 13%. Mesmo que bilhões de e-mails sejam lidos todos os dias, você deve ser criativo para se destacar na multidão.
Será que o e-mail marketing morreu? Bom, se em 2017 havia 3,7 bilhões de usuários de e-mail, esse número pode chegar a 4,3 bilhões até 2022, segundo a Statista. É claro que outras mídias acabam dividindo a atenção do usuário de e-mail, mas ele ainda continua vivo e forte.
Por isso, todas as campanhas de e-mail enviadas aos seus clientes devem fornecer o melhor retorno possível sobre o investimento (ROI). Com isso em mente, separamos cinco ferramentas gratuitas para melhorar o design de seus e-mail.
1. E-mail Gallery
Para criar uma bela peça de e-mail marketing, é preciso, antes de tudo, de algo inicial: a inspiração.
O Email-Gallery é uma fonte de design de e-mails criados por outros designers que você certamente vai querer conferir.
Lá, você poderá ver exemplos de e-mails enviados por empresas famosas, como Subway, Campaign Monitor e Shopify.
Você também poderá filtrar e-mails pelo número de colunas usadas, variando de uma a três, além de usar a busca para pesquisar por 11 esquemas de cores diferentes.
Por fim, você também pode pesquisar por tipo de negócio, como empresas do ramo imobiliário, educacional, automotivo, musical, entre outros. Isso permite que você veja o que os concorrentes no seu setor estão fazendo, bem como investigar outras áreas para descobrir diferentes elementos de design que você pode querer incorporar.
2. ImageOptim
Ao usar imagens, o ideal é que elas não tenham dimensões maiores do que as ideais para seu modelo de e-mail. Isso pode causa lentidão no carregamento, fazendo até mesmo, na pior das hipóteses, que seu e-mail seja enviado para a pasta de spam ou seja bloqueado.
Se você é usuário de Mac, a solução é o ImageOptim. Esse programa gratuito permite que você otimize facilmente as imagens para reduzir drasticamente o tempo de carregamento, usar a renderização progressiva e fazer com que sua API formate automaticamente os tamanhos das imagens para vários dispositivos. Ou, você pode também aplicar a compactação pesada para monitores de alta densidade, o que mantém o tamanho do arquivo no mínimo.
Não é um usuário de Mac? O ImageOptim oferece um serviço baseado na web , mas você terá que pagar por isso. Se você não quer desembolsar um único centavo, uma ótima alternativa é o ResizeImage.net.
Sua interface simples e baseada na web permite fazer upload de imagens e recortá-las ou alterar sua proporção. Você pode salvar arquivos como JPEG, GIF, PNG ou BMP, e você tem uma variedade de opções de compactação e otimização para escolher.
3. GIFMaker.me
Assim como os vídeos aumentam as taxas de cliques, o uso de GIF’s também podem tornar seus e-mails visualmente mais atraentes. Quer provas? Dê uma olhada nessa comparação entre e-mails estáticos e os que usam GIF’s para ver a notável diferença visual entre eles.
O GIFMaker.me é uma ferramenta online gratuita para criar GIF’s animados, animações de vídeo e apresentações de slides. A interface é simples de usar e não requer registro.
Para começar, você poderá selecionar até 300 imagens JPEG, PNG ou GIF para fazer o upload.
Em seguida, você definirá o tamanho personalizado da tela, variando de 100 x 56 a 500 x 280 pixels. Depois disso, você escolherá uma velocidade de animação que pode ser de 1 a 10.000 milissegundos. Você também pode definir seu GIF animado para reproduzir uma vez, várias vezes ou em loop infinito.
Você também pode criar GIF’s para utilizar em avatares de fóruns on-line, reverter um GIF e dividir ou unir dois GIF’s separados.
Como o GIFMaker.me é baseado na web, ele funciona em várias plataformas. Porém, é necessário ter o Flash instalado no para funcionar corretamente.
4. Da Button Factory
Geralmente os botões de chamada à ação (CTA) de seus emails são imagens pré-projetadas ou já existentes. Embora isso possa parecer prático, também pode levar a taxas de cliques mais baixas, dependendo de fatores como tamanho, cor, design e espaço em branco.
Assim como você deseja ter controle sobre todos os outros elementos de design, é possível ter isso também com seus botões de ação graças ao Da Button Factory.
Primeiro, você pode inserir o texto que deseja no seu botão selecionando a fonte e seu tamanho.
Em seguida, você pode selecionar o estilo do botão, cor, plano de fundo, borda e sombra. Quando estiver pronto, você pode gerar o código HTML ou baixá-lo para usar mais tarde.
As opções de design do botão são relativamente básicas, mas há muito mais predefinições de botões para você escolher. Mesmo parecendo algo simples, os botões de ação e seu design são essenciais para que os leitores de seu e-mail executem uma ação específica, como assistir um vídeo, acessar uma landing page ou comprar um produto.
5. Canva
A essa altura, você já se inspirou em outros projetos de e-mail marketing, tem um novo conjunto de imagens corretamente dimensionadas para trabalhar, as animações em GIF parecem boas e os botões de ação estão prontos. Agora, você está preparado para começar a criar seu e-mail.
O Canva é um ótimo lugar para fazer isso. Você pode facilmente configurar uma conta e começar a trabalhar em uma variedade de projetos além dos e-mails, como cartazes, folhetos, papel timbrado, infográficos e muito mais.
Depois de selecionar uma categoria de design, você será levado a um espaço de trabalho onde poderá escolher entre vários modelos pré-definidos nesse estilo para trabalhar. Ou você pode começar do zero e construir o seu próprio. Você encontrará a interface intuitiva de arrastar e soltar. Quando estiver pronto, você pode salvar, baixar ou compartilhar seu trabalho.
Conclusão
Hoje, mais do que nunca, é preciso se atentar ao design de seus e-mails, para que você consiga conquistar e engajar seus clientes,
Existem muitos recursos de design gratuitos que estão disponíveis, prontos para serem utilizados.
Isso inclui exemplos de trabalho de empresas líderes do setor, banco de imagens gratuitos e ferramentas poderosas, porém simples, de construção de e-mail. Tudo o que você precisa para ficar à frente de seus concorrentes está à um clique de distância. Basta você encontrar a ferramenta certa e utilizá-la em seu fluxo de trabalho.
Espero que essas 5 ferramentas listadas sejam de grande ajuda. Caso conheça mais alguma, fique à vontade para citá-la nos comentários abaixo.
Esse artigo foi inspirado nesse post do blog da Emma.