in ,

7 melhores bancos de imagens gratuitos de 2021

Baixar imagens gratuitas é o que todo designer ou publicitário procura quando está trabalhando em algum projeto que não possui verba sobrando para fotografias ou ilustrações pagas.

Felizmente existem muitas opções de bancos imagens gratuitos que oferecem ótimos arquivos para download, de modo totalmente prático e legal.

Mas antes de começar, uma dica: Se você deseja uma solução profissional, a Envato Elements oferece em uma única assinatura um banco de imagens com mais de 3 milhões de fotos além de milhões de outros arquivos, como vídeos, vetores, templates e fontes. Nós usamos e recomendamos!

Sendo assim, confira abaixo os sites que vão te ajudar a encontrar ótimas imagens gratuitas para download.

Quais são os melhores bancos de imagens gratuitos?

Como dissemos, existem dezenas de opções de bancos de imagens gratuitos (e de qualidade) na internet, mas nessa lista nós procuramos selecionar os 7 melhores que apresentam uma boa variedade de imagens além de uma interface prática e agradável.

São os seguintes:

1. Pixabay

O Pixabay é um site com mais de 1 milhão de imagens, fotos e vídeos em alta resolução com licença gratuita de uso, até mesmo para projetos comerciais.

Captura de tela do site Pixabay, uma das opções de bancos de imagens gratuitos

A interface do site é limpa e a busca é bem simples e prática. Você ainda poderá criar uma conta gratuita para salvar coleções de fotos favoritas ou ainda subir suas próprias imagens no site para que outros possam usá-las.

2. Unsplash

O Unsplash conta com ótimas fotos e com uma busca simples para você encontrar excelentes opções de imagens para download, todas com licença gratuita para uso pessoal e comercial.

Captura de tela do site Unsplash, uma das opções de bancos de imagens gratuitos

O site também oferece uma curadoria de fotos gratuitas em HD separadas em coleções com diversos temas como paisagens, games, arquitetura, entre outras.

3. Free Images

O Free Images já foi um grande conhecido por seus antigos nomes (sxc.hu, stock.XCHNG), e é um dos sites mais antigos que oferecem imagens gratuitas para download.

Captura de tela do site Free Images, uma das opções de bancos de imagens gratuitos

Todas as imagens tem licença de uso gratuita, tanto para uso pessoal como comercial. O site também oferece coleções prontas que podem te ajudar na busca.

4. Burst

O Burst é um banco de imagens mais recente, lançado em fevereiro de 2018 (em português), que pertence à plataforma de e-commerce Shopify.

Captura de tela do site Burst, uma das opções de bancos de imagens gratuitos

O site conta no momento com 1000 imagens grátis em alta resolução e livre de direitos autorais, separadas por diversas coleções como animais, planos de fundo, negócios, moda, etc.

5. Morguefile

O Morguefile é um site muito prático e com uma boa quantidade de fotos livres para uso comercial e sem a necessidade de login para download.

Captura de tela do site Morguefile, uma das opções de bancos de imagens gratuitos

A qualidade das imagens não é tão boa quanto às opções anteriores, mas o site pode ser útil em algumas situações quando procuramos por imagens de temas específicos e não encontramos em outros lugares.

6. Pexels

O Pexels é uma das plataforma de fotografia com maior tráfego no mundo, onde os próprios fotógrafos disponibilizam gratuitamente algumas de suas fotografias para a comunidade criativa.

Captura de tela do site Pexels, uma das opções de bancos de imagens gratuitos

A citação dos créditos não é obrigatória e também não é necessário cadastro para baixar as fotografias.

7. ISO Republic

O banco de imagens ISO Republic também é uma ótima opção para baixar imagens com licença Creative Commons zero (CC0), ou seja, você poderá usar as imagens livremente mesmo para fins comerciais.

Captura de tela do site ISO Republic, uma das opções de bancos de imagens gratuitos

A busca é bem simples e prática e não é necessário nenhum tipo de cadastro para baixar.

Até agora você conferiu 7 excelente opções de bancos de imagens gratuitos. Mas calma que o artigo ainda não acabou!

Confira mais algumas opções que você tem caso deseje baixar imagens grátis:

Bônus: buscadores de imagens gratuitas

Os sites abaixo são buscadores que fazem uma varredura em vários sites que disponibilizam imagens gratuitas para download. Confira:

1. CC Search

O CC Search faz uma busca por mais de 500 milhões de imagens que estão sob licenças do Creative Commons.

Captura de tela do site CC Search, uma das opções de buscadores de imagens gratuitas

Ao procurar imagens para uso comercial, fique atento para utilizar o filtro selecionando a licença CC0 (Creative Commons Zero) ou Public Domain Mark (Imagens de domínio público).

Outros tipos de licença também permitem o uso, mas é necessário citar o autor. As imagens possuem um link para você entender mais sobre cada tipo de licença.

2. Visual Hunt

O VisualHunt é um buscador que cobre uma grande quantidade de fotos de ótima qualidade e com um sistema de busca eficiente, incluindo busca por cor e licença de uso.

Captura de tela do site VisualHunt, uma das opções de buscadores de imagens gratuitas

Ao escolher suas imagens, fique atento ao tipo de licença e às obrigações de cada uma, como a citação do autor ou a restrição ao uso em projetos pessoais, por exemplo.

Dica extra: Como utilizar o Flickr e o Google Imagens grátis e legalmente

Se você já utilizou o Google Imagens ou o Flickr para baixar imagens e usar em projetos comerciais, pode ter corrido (ou ainda corre) um sério risco de ter infringido leis de direitos autorais.

A ideia de que “se está na internet é de graça” está errada. Muito cuidado se você pensa dessa forma!

Sendo assim, vamos mostrar o modo correto de baixar imagens no Flickr ou do Google Imagens 100% legal para fins comerciais, para você não correr riscos desnecessários. Confira:

1. Flickr

O Flickr é a mais tradicional rede de fotógrafos em atividade. Vários fotógrafos optam por compartilhar seus trabalhos gratuitamente, e a plataforma permite buscar fotos publicados sob licença Creative Commons.

Captura de tela do site Flickr, uma plataforma que permite buscar imagens gratuitas

Para isso, basta fazer uma busca avançada, e na opção “Qualquer licença”, selecione a que mais se aplica a sua necessidade, como a “Uso comercial permitido”, por exemplo.

Sempre ao escolher a imagem, confira mais detalhes de licença, que indicará se a atribuição é obrigatória mesmo se o uso comercial for permitido.

2. Google Imagens

O Google Imagens também possui opções de busca avançada nas imagens.

Captura de tela do Google Imagens, que permite buscar imagens gratuitas

Após buscar pelo termo desejado, clique em “Ferramentas” e depois em “Direitos de Uso”. Lá você poderá filtrar sua busca para apenas imagens com licença Creative Commons, por exemplo.

Ao encontrar alguma imagem, lembre-se sempre de visitar o site original e conferir mais uma vez sua licença de uso. Nunca é demais se precaver.

Bônus: 5 bancos de imagens de assuntos específicos

1. PNG Pix

O PNGPix pode ser uma bela ajuda para designers e outros profissionais criativos que procuram especificamente por imagens de objetos, animais ou pessoas em PNG com fundo transparente.

2. Foodiesfeed

Se você procura por imagens de alimentos, o Foodiesfeed é uma boa opção. São diversas fotos separadas em categorias como Café e Drinks, Massas e Pizzas, Frutas e Vegetais e várias outras.

3. Arquigrafia

Um belo projeto brasileiro nascido em 2008 na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. No Arquigrafia você pode baixar imagens relacionadas à arquitetura e também contribuir com suas próprias fotografias.

4. Banco de Imagens da NASA

Você sabia que a NASA possui um banco de imagens (e vídeos), com fotos lindíssimas em alta resolução?

Além dele, a agência também possui o perfil NASA on The Commons no Flickr, com fotos históricas de missões espaciais.

5. Startup Stock Photos

Quem está começando um negócio muitas vezes precisa de boas fotos para ilustrar seu produto.

O banco de imagens Startup Stock Photos tem justamente essa finalidade: oferecer imagens que podem ser usadas por empresas de tecnologia em seu estado inicial.

O site peca apenas por não ter um sistema de busca, mas ainda assim pode ser bem útil para quem procura imagens desse tipo.

Você conferiu nesse artigo diversas opções para baixar imagens gratuitas na internet. Com certeza esses sites merecem um lugar na sua barra de favoritos, pois vão te ajudar muito em seu trabalho como profissional criativo.

E para finalizar, confira mais alguns links que podem ser úteis para você:

Ah, e caso se lembre de mais algum banco de imagem gratuito que não foi citado nesse artigo, fique à vontade para compartilhar com a gente utilizando os comentários abaixo!

Escrito por Guilherme Dantas

Fundador do Designerd, empreendedor digital, apaixonado por criatividade, carros, educação financeira e cinema. Arranhador profissional de violão nas horas vagas.