in , ,

5 ferramentas online para diminuir o tamanho de fotos

Se você trabalha com imagens, provavelmente já precisou diminuir o tamanho de fotos, principalmente em projetos para internet, que exigem imagens mais leves.

Mas, quando se trata de reduzir o tamanho de um arquivo JPG (ou qualquer outra extensão de imagem), é preciso estar atento a uma coisa muito importante: sua qualidade final.

Sendo assim, nós reunimos 5 ferramentas gratuitas que permitem reduzir o tamanho de imagens, mantendo ao máximo sua qualidade.

Veja também: 6 ferramentas online para melhorar a qualidade da foto

Confira:

Como diminuir o tamanho de fotos online?

O critério de seleção das ferramentas a seguir foi bem simples: selecionamos apenas sites que não exigem nenhum tipo de cadastro, que sejam totalmente gratuitos e cujo processo para mudar o tamanho da imagem fosse rápido e intuitivo.

1. Squoosh

O Squoosh é uma ferramenta online fácil de usar e que permite reduzir tamanho de fotos em poucos passos, mas com uma variedade incrível de opções.

Após fazer o upload da imagem para o site, você verá uma tela comparando a imagem original (à esquerda) com a imagem com as opções de compressão ativadas (à direita).

Captura de tela do site Squoosh, mostrando uma imagem tendo seu tamanho reduzido

O legal dessa ferramenta é que você pode testar diversas opções até chegar em um resultado que seja satisfatório para sua necessidade.

Além de comprimir o JPG, você também tem a opção de redimensioná-lo ao ativar a opção Resize, escolhendo o novo tamanho da imagem em pixels ou escolhendo a porcentagem da redução.

Caso você precise de uma imagem ainda mais leve, você também terá a opção de diminuir a paleta de cores da imagem ativando a a opção Reduce Palette.

Com certeza essa é uma das melhores e mais completas ferramentas online para diminuir o tamanho de imagens.

2. TinyJPG

O TinyJPG é uma ferramenta bastante conhecida e também é uma excelente opção para diminuir o tamanho de fotos.

A vantagem sobre a opção anterior é que ele permite fazer isso com múltiplas imagens (até 20 por vez na versão gratuita), porém com uma limitação: as imagens originais não podem ter mais que 5MB cada.

Captura de tela do site TinyJPG, mostrando como diminuir tamanho de foto

O processo também é bem simples: ao fazer o upload da imagem no site, o algoritmo irá automaticamente reduzir seu tamanho.

Ao contrário da opção anterior, ele não permite nenhum tipo de personalização nas opções de compressão.

3. ReduceImages

O ReduceImages é outra solução simples que permite reduzir o tamanho de imagens online.

A ferramenta permite redimensionar apenas uma imagem por vez no plano gratuito, mas é bem prática, permitindo escolher também o novo tamanho da imagem, o formato de saída (JPG, PNG ou GIF) e a qualidade final.

Captura de tela do site ReduceImages, mostrando como reduzir tamanho de um JPG

Dessa forma você conseguirá comprimir e redimensionar uma imagem ao mesmo tempo, tornando esse processo mais prático e rápido.

4. Compressor

Se você precisa redimensionar várias imagens ao mesmo tempo, o Compressor pode ser uma opção bem interessante.

Captura de tela do site Compressor, mostrando o processo de redução do tamanho de uma imagem

A ferramenta apresenta dois tipos de compressões no plano gratuito: Lossy (pequena perda de qualidade, recomendada para projetos web) e Lossless (sem perda de qualidade, recomendada para impressão).

A opção Custom permite alterar as configurações de compressão, porém está disponível apenas na versão Pro da ferramenta.

5. I Love IMG

O site I Love IMG também permite reduzir o tamanho de várias imagens ao mesmo tempo, facilitando bastante o trabalho.

Captura de tela do site iLoveIMG, uma ferramenta para diminuir tamanho de fotos

Além de permitir comprimir as imagens, também possui outras ferramentas interessantes para fotos, como rotacionar, inserir marca d’água, converter para PNG ou GIF e redimensionar a imagem para o tamanho desejado.

O que é o tamanho de arquivo da imagem?

Você conferiu acima 5 ferramentas online e gratuitas para diminuir o tamanho de imagens. Mas, talvez ainda tenha algumas dúvidas sobre o que de fato é o tamanho da imagem.

Geralmente quando alguém deseja diminuir o tamanho da imagem, essa pessoa está se referindo na realidade ao tamanho do arquivo, que é medido em KB (kilobytes) ou MB (megabytes).

Todas as imagens são compostas por pontos minúsculos chamados pixels, que combinam três cores básicas (vermelho, verde e azul) para formar uma infinidade de cores.

Representação de vários pixels

Para armazenar esses pixels, os computadores fazem um cálculo matemático para definir a quantidade de bytes que serão necessários,ou seja, quanto maior a quantidade de pixels, maior será o tamanho da imagem, pois serão necessários mais bytes para armazená-la.

Reduzir o tamanho de imagens, nesse contexto, significa tornar um arquivo mais leve, com menos bytes, para que possamos enviar essas imagens com mais rapidez por e-mail ou utilizá-la em um site, por exemplo.

Como essas ferramentas reduzem o tamanho do arquivo da imagem?

Existem praticamente duas maneiras mais comuns de reduzir o tamanho final do arquivo da imagem: usando métodos de compactação ou redimensionando a imagem.

1. Métodos de compactação

Quando uma imagem passa por uma compactação (ou compressão), isso significa que existe um algoritmo retirando alguns dados daquele arquivo de imagem para reduzir seu tamanho final.

Existem várias formas de conseguir isso. Uma delas é diminuindo seletivamente o número de cores na imagem, fazendo com que menos bytes sejam necessários para armazenar aquela informação.

Fazer isso resulta em uma imagem mais leve, com menos KB (kilobytes) ou MB (megabytes) e a diferença entre a imagem original e a imagem compactada é muitas vezes imperceptível aos olhos humanos.

2. Redimensionando a imagem

Outra forma de deixar uma imagem mais leve é por diminuir sua largura e altura, tomando sempre o cuidado de fazer isso respeitando as proporções, para que a imagem não fique “esticada” ou “espremida”.

Quando redimensionamos uma foto, estamos diminuindo a quantidade de pixels necessários para armazenar aquela imagem, resultando também em um arquivo mais leve.

Das ferramentas citadas acima, o Squoosh, o ReduceImages e o ILoveIMG permitem fazer ambas as opções: compactar e redimensionar imagens.

Já o TinyJPG e o Compressor permitem apenas compactar a imagem e não dão opção de redimensionar sua largura ou altura.

Conclusão

Trabalhar com imagens é uma grande responsabilidade para qualquer profissional criativo. Não basta simplesmente deixar a imagem com o menor tamanho possível. É preciso encontrar o equilíbrio entre tamanho e qualidade.

As ferramentas citadas ajudam muito nessa questão. O Photoshop também é um grande aliado dos designers, pois também permite escolher várias opções de qualidade para suas imagens, sendo possível testar em tempo real se aquela configuração é adequada para seu projeto utilizando a opção Salvar para Web, por exemplo.

O profissional de criação também tem o importante trabalho de escolher boas imagens, por isso é importante usar bancos de imagens de qualidade em seus projetos.

Gostou das dicas? Se você utiliza outra ferramenta para diminuir o tamanho de fotos, comente abaixo!

Escrito por Guilherme Dantas

Fundador do Designerd, empreendedor digital, apaixonado por criatividade, carros, educação financeira e cinema. Arranhador profissional de violão nas horas vagas.