Esse “X “ou alvo que às vezes aparece quando estamos usando determinadas ferramentas no Illustrator e Photoshop tem nome: Cursores Precisos.
Eles são bem úteis quando você quer justamente ter mais precisão ao clicar em alguma área pequena, já que o ponto de Interseção do X é muito mais fácil de identificar do que a seta que aparece ao lado do cursor do pincel, por exemplo.
Mas ele pode trazer uma desvantagem, também relacionada aos pinceis ou borracha, no caso do Photoshop: ele esconde o tamanho que ficará esse brush.
Então você teria que fazer um traço de teste e ir ajustando a cada novo teste até ficar bom. Nesse ponto enxergar a bolinha que representa o tamanho ajudaria mais.
Veja no vídeo abaixo como resolver esse problema:
Versão em texto
Então, como temos prós e contras, já adianto a resposta mais simples de como ativar e desativar: aperte o Capslock (ou Fixa, em alguns teclados).
Apesar dessa rápida e eficiente solução, ela é temporária. Pois, dependendo do trabalho, é interessante usar esse recurso sempre ativado, e nem sempre podemos manter o Capslock também ativo. Por isso, se quiser deixar o Cursor Preciso como padrão, no Illustrator, faça o seguinte:
Primeiramente vá em Editar > Preferências > Geral
Uma das primeiras opções será a “Usar cursores precisos”. Ao ativar essa opção o seu padrão (sem apertar Capslock/Fixa) será o “X”, ajudando assim a saber exatamente onde fará seus cliques.
No caso do Photoshop, o jeito é usar o atalho do teclado para ativar (ou desativar) quando quiser, pois nem sempre podemos ficar sem o tamanho do pincel visível.
Conclusão
Espero que essa e as outras dicas que estamos colocando em nosso canal do YouTube estejam ajudando a usar o Illustrator com mais facilidade. A ideia é justamente descomplicar questões do dia a dia, agilizando nossos trabalhos.
Até a próxima!