in ,

Como ligar/desligar o “X” ou alvo que aparece no lugar do cursor do mouse no Illustrator?

Esse “X “ou alvo que às vezes aparece quando estamos usando determinadas ferramentas no Illustrator e Photoshop tem nome: Cursores Precisos.

Eles são bem úteis quando você quer justamente ter mais precisão ao clicar em alguma área pequena, já que o ponto de Interseção do X é muito mais fácil de identificar do que a seta que aparece ao lado do cursor do pincel, por exemplo.

Mas ele pode trazer uma desvantagem, também relacionada aos pinceis ou borracha, no caso do Photoshop: ele esconde o tamanho que ficará esse brush.

Então você teria que fazer um traço de teste e ir ajustando a cada novo teste até ficar bom. Nesse ponto enxergar a bolinha que representa o tamanho ajudaria mais.

Veja no vídeo abaixo como resolver esse problema:

Versão em texto

Então, como temos prós e contras, já adianto a resposta mais simples de como ativar e desativar: aperte o Capslock (ou Fixa, em alguns teclados).

Apesar dessa rápida e eficiente solução, ela é temporária. Pois, dependendo do trabalho, é interessante usar esse recurso sempre ativado, e nem sempre podemos manter o Capslock também ativo. Por isso, se quiser deixar o Cursor Preciso como padrão, no Illustrator, faça o seguinte:

Primeiramente vá em Editar > Preferências > Geral

Uma das primeiras opções será a “Usar cursores precisos”. Ao ativar essa opção o seu padrão (sem apertar Capslock/Fixa) será o “X”, ajudando assim a saber exatamente onde fará seus cliques.

No caso do Photoshop, o jeito é usar o atalho do teclado para ativar (ou desativar) quando quiser, pois nem sempre podemos ficar sem o tamanho do pincel visível.

Conclusão

Espero que essa e as outras dicas que estamos colocando em nosso canal do YouTube estejam ajudando a usar o Illustrator com mais facilidade. A ideia é justamente descomplicar questões do dia a dia, agilizando nossos trabalhos.

Lembrando que se quiser aprender muito mais, você pode conferir nossos dois cursos relacionados: Illustrator Definitivo e o Photoshop Definitivo, onde poderá ver tudo que precisa para começar a usar esses incríveis softwares.

Até a próxima!

Julian Nunes

Escrito por Julian Nunes

Designer e professor nas áreas de computação e editoração gráfica e também apaixonado por cinema, animação, motion e flertando com fotografia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…