in ,

Como diminuir o peso de imagens com o Squoosh, a nova ferramenta do Google

Quem trabalha com desenvolvimento web sabe da importância de ter imagens otimizadas em um site.

A grande questão é encontrar o equilíbrio entre peso e qualidade da imagem, características que estão diretamente relacionadas.

Já falamos por aqui sobre o Tiny JPG, uma ferramenta que é uma verdadeira mão na roda, e vai te ajudar a economizar muitos kilobytes.

Recentemente, o Google anunciou uma ferramenta própria que também promete ser uma aliada do desenvolvedor web: o Squoosh.

Como funciona?

A ferramenta é bem intuitiva e você pode começar a fazer seus testes agora mesmo. Acesse o site e faça o upload da imagem que deseja comprimir.

Nesse exemplo, usamos a imagem de demonstração do próprio serviço, com 2,8 megas originais.

Depois disso, a ferramenta irá mostrar as opções de compressão do lado direito da tela, onde você poderá testar a melhor combinação para obter uma imagem de qualidade e leve ao mesmo tempo.

Teste alterando o algoritmo de compressão e as opções de qualidade de cada um. Você pode utilizar o comparador (a linha azul no vertical no meio da tela) para ver em tempo real a diferença de qualidade em comparação com a imagem original.

No exemplo acima, a imagem de 2,79MB foi comprimida para 402 kB.

No vídeo abaixo você confere mais detalhes sobre a ferramenta:

A otimização de imagens é um assunto que está em constante avanço. Podemos esperar cada vez mais tecnologias que permitem a visualização de imagens de qualidade, com pesos cada vez menores.

Isso é extremamente saudável, pois aumenta a velocidade de carregamento dos sites e em escala global diminuem o processamento de servidores, o que, consequentemente, diminui também a demanda por energia elétrica.

Vamos torcer para que a tecnologia em otimização de imagens avance cada vez mais.

Escrito por Guilherme Dantas

Fundador do Designerd, empreendedor digital, apaixonado por design, marketing digital, carros, cinema, astronomia e física quântica. Arranhador profissional de violão nas horas vagas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…