Muitas pessoas gostariam de saber como criar sua própria rede social, seja por diversão ou para ganhar dinheiro. Desenvolver comunidades de nicho pode ser uma ideia bastante lucrativa, com muitas possibilidades a serem exploradas.

Você não precisa competir diretamente com o Facebook. Apenas como exemplo, uma escola ou universidade poderia criar um site onde seus alunos tivessem acesso ao conteúdo online, além de poderem se organizar por classes.

E por que não uma rede social onde criadores de pássaros pudessem encontrar informações relevantes e conversar com outras pessoas que compartilham do mesmo interesse, além de participarem de grupos separados por tipos de pássaros que possuem?

Como você deve ter percebido, as possibilidades de se criar uma rede social são muitas. Mas, muitos se perguntam:

Quero criar minha própria rede social. Por onde começo?

A primeira coisa após decidir o nicho que sua comunidade online irá atingir é escolher uma boa plataforma. O BuddyPress é uma das muitas plataformas disponíveis que alcançaram um excelente destaque.

O BuddyPress é um plugin que transforma sua instalação do WordPress em uma plataforma de rede social com várias funcionalidades, mas com uma diferença: você é quem está no controle, garantindo a qualidade do conteúdo do seu site.

Com ele, é possível fazer várias coisas que agregam valor à uma rede social, como criação de grupos, fluxo de atividades, mensagens privadas entre membros, fóruns de discussão, etc.

Consigo montar minha rede social mesmo sem saber programação?

Talvez. A instalação do WordPress e consequentemente do BuddyPress é relativamente fácil. Basta ter um mínimo conhecimento em FTP, criação de banco de dados no servidor e o resto é intuitivo.

Caso não saiba como funciona o processo de instalação do WordPress e do BuddyPress, leia os tutoriais abaixo:

Como instalar o WordPress localmente e em um servidor web

Como instalar o BuddyPress

Porém, para quem não tem conhecimento algum em PHP, HTML e CSS, a situação pode complicar após a instalação.

Recursos personalizados, alteração de layout e funcionalidades extras são coisas que somente profissionais de criação e desenvolvimento saberão fazer direito. Mas nada o impede de criar uma rede social mais simples, utilizando somente os recursos padrões do plugin e do tema escolhido. Falando nisso, o que são temas?

Temas

Sites e blogs em WordPress utilizam temas, que, resumidamente, são os arquivos responsáveis pelo visual da página. Muitos temas, além de alterarem o visual, também oferecem funcionalidades extras.

Além do tema padrão, o BuddyPress conta com um repositório oficial de temas gratuitos. Porém, eles são bem limitados se comparados aos temas profissionais, que podem ser desenvolvidos por profissionais habilitados.

Caso você não tenha recursos suficientes para contratar um desenvolvedor para criar um tema personalizado, saiba que existem opções muito bonitas e profissionais a preços bem razoáveis no ThemeForest.

Listamos abaixo alguns temas muito bons por preços acessíveis:

Salutation

salutation

Salutation tem um design limpo, focado na organização do conteúdo. Sua navegação fácil promove uma sensação de satisfação do usuário.

Os menus bem organizados e a estruturação das páginas permitem que seus visitantes encontrem o que estão procurando rapidamente. O tema inclui recursos de administração, dando o controle completo de layout e design do site.

Quanto: U$ 86,00
Link para Download

Sweet Date

sweet-date

O Sweet Date é um tema criado especialmente para redes sociais de encontros, mas que pode ser personalizado para outros fins.

Dentre algumas funcionalidades, destacam-se o algorítimo de “matches”, que compara dados dos perfis para calcular um índice de afinidade e a possibilidade de criar níveis de acesso entre os membros.

Quanto: U$ 57,00
Link para Download

OneCommunity

one-community

O tema OneCommunity permite o registro e a criação de perfis em seu site, onde os usuários poderão enviar mensagens, fazer conexões, criar e interagir em grupos e muito mais.

Uma rede social que pode ser adaptada para sua empresa, escola, equipe de esportes ou para qualquer outro nicho de comunidade.

Quanto: U$ 59,00
Link para Download

Wild Community

wild-community

Wild Community é um tema elegante e responsivo para sua própria rede social, onde os usuários poderão se registrar, fazer e convidar amigos, ser membros de grupos, participar de fóruns e muito mais.

Quanto: U$ 59,00
Link para Download

Engage

engage

Engage é um tema baseado na comunidade construída sobre WordPress, BuddyPress e bbPress que permite inscrições de visitantes em seu site.

Os membros podem construir seus perfis, enviar mensagens, ser amigo de outras pessoas, interagir em grupos, criar posts no fórum, compartilhar interesses, e muito mais. Você pode facilmente personalizar este tema a partir do painel de opções do tema, mudando a cor dos links, títulos, fundos, texto, etc

Quanto: U$ 64,00
Link para Download

Cinematrix

cinematrix

O tema Cinematix está integrado com o BuddyPress e bbPress que permite aos usuários registrar-se em seu site e começar a criar perfis, enviar mensagens, fazer amizades, interagir em grupos e muito mais.

Quanto: U$ 59,00
Link para Download

BuddyApp

buddyapp

O BuddyApp tem uma proposta um pouco diferente, perfeita para redes sociais fechadas, como por exemplo entre funcionários de uma empresa.

Permite upload e download de arquivos, notificações instantâneas, chat, criação de eventos, etc.

Quanto: U$ 57,00
Link para Download

Como devem ter percebido, existem muitas opções para criar sua própria rede social e até mesmo transformá-la em um negócio rentável.

Oferecer um produto que satisfaça as necessidades ou resolva um problema real de um nicho pode ser ser muito lucrativo.

E aí, vamos criar?

Imagem de capa via Fotolia.

Guilherme Dantas