in ,

Banco do Brasil abandona a fonte Arial e investe em tipografia própria

Você já deve ter notado que já é uma tendência mundial que grandes marcas lancem suas próprias tipografias.

Além da economia (afinal, a licença de uso de uma fonte pode ser bem cara), uma tipografia personalizada reforça a identidade visual da marca, além de conseguir transmitir melhor a mensagem desejada.

Foi o que aconteceu recentemente com o Banco do Brasil, que abandonou de vez a fonte Arial e adotou sua própria tipografia, projetada ao longo de 8 meses pelo estúdio Fabio Haag Type, junto com a FutureBrand e as equipes de Marketing e UX do Banco do Brasil.

A tipografia faz parte de uma nova identidade visual, que também adota uma nova paleta de cores, estilo de ilustração e fotografia, com objetivo de deixar a comunicação mais alegre, vibrante e humana.

As letras foram projetadas com movimento e energia partindo da palavra-chave “serotonina” — hormônio envolvido na felicidade e bem-estar.

A construção das letras levou em conta movimentos gestuais, como ‘e’ ou ‘g’, por exemplo, e também em detalhes, como no topo do ‘f’ e nos traços de saída das diagonais, como ‘v’, ‘w’, ‘x’ e ‘y’.

Para textos longos e tamanhos menores, foi criada uma variação da fonte com design mais funcional, que abre mão dos elementos mais ousados para favorecer a legibilidade e o conforto de leitura.

Os números também ganharam uma personalidade especial com esse tipo de fonte através de construções bem abertas, como no “3”, “5”, “6” e “9”. Veja a comparação com a Arial, usada anteriormente:

A comunicação do Banco do Brasil já começou a implementar as mudanças na identidade, tanto pela nova paleta de cores quanto pela tipografia, que já podem ser observadas em seus materiais publicitários:

Para saber mais, acesse o site do estúdio Fábio Haag Type, onde você poderá observar mais detalhes sobre o projeto.

E aí, o que achou da nova tipografia do Banco do Brasil? Acredita que essa tendência ainda vai crescer bastante entre marcas de grande porte? Deixe seu comentário abaixo!

Guilherme Dantas

Escrito por Guilherme Dantas

Fundador do Designerd, empreendedor digital, apaixonado por criatividade, carros, educação financeira e cinema. Arranhador profissional de violão nas horas vagas.

Deixe uma resposta

Avatar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…