Praticar e trabalhar com lettering e caligrafia não é algo muito fácil, exige conhecimento técnico sobre as várias regras da tipografia que buscam harmonizar a composição com letras, exige também uma boa dose de conhecimento sobre desenho e técnicas criativas.

Os iniciantes podem ficar muito frustrados com seus primeiros traços na tentativa de desenhar letras, seja através do lettering ou da caligrafia, podem achar que o problema está no material ou na falta de um determinado material, podem também achar que não possuem a menor aptidão para o desenho (o que seria preocupante!). Porém o que posso garantir é que qualquer um pode aprender lettering e caligrafia.

Quando estamos iniciando no estudo da caligrafia e do lettering é normal ficarmos um pouco perdidos e sem saber o que estudar e como fazer para aprimorar nossa habilidade no desenho de letras, pensando nisso desenvolvi esse vídeo onde compartilho algumas dicas que me ajudaram bastante a melhorar no desenho de letras.

Então se você é mais um dos inúmeros designers apaixonados por letras e deseja aprender as técnicas fundamentais de caligrafia e lettering dá uma olhada nesse vídeo e principalmente procure aplicar essas dicas durante o seu treinamento.

Confira o vídeo logo abaixo:

E se você ficou interessado em aprender mais e melhorar a qualidade dos seus projetos através de logotipos personalizados eu recomendo que você conheça os meus cursos de lettering e caligrafia, e para fazer isso basta acessar os links abaixo e conhecer cada um desses cursos que são inteiramente online:

Lettering Fundamentos Básicos

Brush lettering: Caligrafia com Caneta Pincel

Caligrafia: Arte e Técnica com Caneta Paralela

Tenho certeza que um desses cursos vai ajudar você a conhecer um pouco mais sobre as técnicas fundamentais para começar a desenhar letras de forma manual e assim começar a criar as suas próprias letras personalizadas.

Por enquanto é isso, vou ficando por aqui.

Até o próximo post.

Rafael Costa