5 passos indispensáveis para criar um bom logotipo

Vou compartilhar com você neste artigo os cinco passos (dentro do meu processo) para a criação de logotipos.

De forma geral, vou explicar as principais etapas e, acima de tudo, no que você precisa se atentar.

1- Briefing

Toda demanda de Design tem origem em um déficit de comunicação visual.

Em outras palavras, existe um problema precisando de uma solução.

A forma mais conhecida de documentar características desse problema é através de Briefing.

Existem várias formas de estruturar um briefing, seja através de um documento interativo, formulário de pesquisa, reunião por videoconferência, etc.

Alguns designers utilizam outras ferramentas como o mapa de empatia, por exemplo.

O importante é ter as informações salvas para que você possa consultar nas próximas etapas.

Se você quer saber mais sobre Briefing e as informações que você precisa colher, recomendo que veja o meu artigo: os 4 P’s do briefing.

2- Pesquisa

Depois de colher e documentar todas as informações necessárias para o projeto, agora vamos expandir a busca.

Perceba que todo processo que estou compartilhando com você é fruto de uma abordagem de desenvolvimento de projetos chamada double diamond.

Basicamente, fazemos definições e expansões de pesquisa, assim como o formato de um diamante duplo.

Isso nos ajuda a explorar as ideias criando restrições.

Você pode até se perguntar:
Mas Éricles, não é ruim as profissões criativas terem restrições?

E a resposta é não.

Tudo precisa de uma restrição. Restrições são saudáveis ao passo que dão um ponto de partida para o desenvolvimento de um projeto. Seria muito difícil criar tendo o universo inteiro de possibilidades.

E para fazer pesquisa, costumo separar em 2 dimensões:

  • Concorrência
  • Similar

Concorrência

No desenvolvimento de logotipos, não podemos ser inocentes ao ponto de fechar os olhos para o que a concorrência já fez ou faz.

Aliás, a melhor forma de manter um processo criativo saudável é entendendo o que já foi produzido.

E diferente do que muita gente pensa, fazer a pesquisa com a concorrência não “desvirtua” o projeto para o plágio.

Muito pelo contrário, só é possível criar diferenciação (caso esse seja o objetivo do projeto) se você tem plena consciência sobre a como a concorrência se posiciona.

Similar

Dessa vez, a pesquisa é feita pelo viés de similaridade, não necessariamente dos concorrentes.

A pesquisa de similares, segundo o meu processo, gera insumos a partir de soluções parecidas.

Para exemplificar:

Eu estou fazendo o logotipo de um restaurante e existe um mercado em outro estado que possui uma comunicação visual parecida com o resultado que estou buscando.

Ambas estão dentro do guarda-chuva “alimentação”, mas não necessariamente concorrem por um mercado.

Fazer isso me ajuda a explorar soluções mais externas ao universo óbvio daquele projeto.

Mas preciso deixar claro uma coisa: não basta pesquisar e contar que a memória resgate as informações.

Assim como qualquer outro processo, o desenvolvimento criativo precisa ser documentado.

A melhor forma de embasar suas decisões, definir padrões e recobrar insights é através da documentação.

A depender do formato das informações colhidas, você pode escolher diferentes ferramentas para te auxiliar.

Podem ser elas:

  • Pinterest, para insights visuais;
  • Xmind, para documentação em texto;
  • Miro, para documentação mista (texto e imagem).

3- Geração de alternativas

Pelo que você já deve ter percebido, não é necessário o uso do software de edição vetorial nas etapas iniciais.

Muita gente erra por achar que desenvolvimento de logotipos se limita a abrir o software, esperar uma inspiração fluir e assim criar.

Fazendo isso você corre o risco de ter um projeto superficial, que talvez atenda a uma demanda estética, mas frágil demais no quesito conceito.

Na geração de alternativas, damos vida às pesquisas.

O importante aqui é criar o máximo de possibilidades possível, sem crítica ou julgamento. Quanto maior o número de possibilidades, maior a chance de explorar os conceitos e ideias.

4- Tipografia e cor

Dentro do meu processo, tipografia e cor são elementos de finalização.

Existem profissionais que trabalham com a cor desde o começo, outros, assim como eu, preferem usar na finalização.

Coloco essa etapa no passo 4 porque, assim que eu crio as alternativas e defino a opção mais adequada, preciso julgá-la como forma, sem interferência de cor.

Para facilitar o entendimento, pense em uma marca feita com símbolo e texto.

Tanto a tipografia quanto a cor precisam estar alinhadas à mensagem que aquele símbolo quer passar.

E o símbolo (se feito da maneira mais adequada) está passando a mensagem que a marca quer passar, colhida lá no Briefing.

5- Apresentação

Com a bola na marca do pênalti, é preciso fazer o gol.

Aqui fica claro a importância de todas as etapas documentadas, pois agora é preciso resgatar informações.

Como um logotipo no software não passa de uma ideia fora da “realidade”, na apresentação é o momento para criar uma tangibilização para o seu cliente.

Saiba mais sobre elementos de uma boa apresentação através do meu artigo: 5 etapas que você deve levar em conta ao apresentar um projeto de design.

Conclusão

Esse processo para o desenvolvimento de logotipos foi resumido com o objetivo de você entender a ideia central: é preciso ter um processo bem definido e maneiras de documentar informações.

E para criar um processo mais adequado ao seu perfil, não há melhor maneira do que desenvolvendo projetos.

Através da execução você pode validar etapas e acrescentar outras que fazem sentido à sua forma de trabalhar.

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