Já vimos a importância e a utilidade do Illustrator, mas não é sempre que vamos contar com computadores que tenham ele instalado ou que suportem esse programa.

Sendo assim, preparamos uma lista com 8 alternativas (algumas pagas e outras gratuitas) para facilitar o seu dia a dia com ou sem o Illustrator.

CorelDraw

corel_by-muhammad-rambe

Autor: Muhammad Rambe

Em uma lista de concorrentes/alternativas ao Illustrator, não tem como iniciar com outro que não seja o CorelDraw. O mais consistente e antigo (inclusive mais antigo que o próprio Illustrator) competidor.

Não vou entrar na discussão entre qual é melhor, já que todos nessa lista servem para o propósito que foram desenvolvidos. Temos grandes diferenças de mercado também, onde uma área costuma pedir conhecimento em Corel e outras em  Illustrator.

Acredito que da lista, é o mais (ou talvez o único) conhecido por todos. E não é à toa, pois é muito utilizado em gráficas, agências de comunicação visual e estamparias.

É fácil de usar e cativa os seus usuários a ponto de que muitos aprendem o Illustrator por força da profissão, mas não largam o Corel em seus trabalhos pessoais ou fora da empresa.

Custo: Pacotes mensais e anuais a partir de R$ 69.

DrawPlus

Fonte: Drawplus Gallery

Fonte: Drawplus Gallery

Outra solução um pouco mais antiga que o próprio Illustrator (primeira versão em 1994, enquanto o Illustrator foi lançado em 1995).

DrawPlus é exclusivo da plataforma Windows, fabricado pela Serif, que também tem várias outras soluções para profissionais criativos, assim como a Corel.

É um programa bem mais leve, exigindo menos memória RAM e espaço em disco, sendo uma boa alternativa para computadores mais antigos ou fraquinhos. Tem também menos opções de exportação e importação de arquivos.

Na parte de ferramentas, conta com as necessárias para qualquer ilustração e até mesmo ferramentas similares ao do Illustrator, como efeitos 3D fáceis de usar e bem completos.

Custo único: R$ 300.

Inkscape

Autor: Golden Ribbon

Autor: Golden Ribbon

A melhor opção falando de softwares livres. Prato cheio para quem gosta ou precisa usar um computador com Linux. Sendo um software desse tipo, existem diversas atualizações e o programa vai se aprimorando em um ritmo muito maior que os softwares proprietários mais conhecidos.

Usa o formato SVG como padrão, que pode ser aberto em praticamente qualquer programa vetorial. Pode também exportar e importar os principais formatos de arquivos para um trabalho de qualidade.

Sua interface é bem simples e intuitiva. o Inkscape é uma ótima opção para todos, já que está nas 3 plataformas (PC, Mac, Linux).

Custo: GRÁTIS

Sketch

Fonte: Sketch Templates

Fonte: Sketch Templates

Apesar de ser um dos mais novos, já conquistou muitos usuários de Mac (software exclusivo para essa plataforma).

Sketch realmente é bem interessante, chegando bem próximo ao que o Illustrator oferece e até mesmo surpreendendo em sua flexibilidade, principalmente ao ser utilizado com a intenção de criar interfaces.

Seu foco é justamente nessa parte, não é um programa que foi pensado para criar ilustrações e peças para impressão. É inclusive uma ótima alternativa para o extinto Fireworks.

Uma coisa que é muito legal dele é que você pode usar seus códigos em CSS e já criar uma interface muito mais fiel ao que será construída definitivamente.

Custo único: USD$ 99 (tem um Trial de graça)

Affinity Designer

Fonte: Site oficial Affinity Designer

Fonte: Site oficial Affinity Designer

Da mesma empresa que faz o DrawPlus, mas esse é um software apenas para usuários Mac.

Foi uma grande revelação da Serif, que também lançou um concorrente a altura do próprio Photoshop, o Affinity Photo.

O Affinity Designer trabalha com tudo que você precisa para criar ilustrações e interfaces, tendo bons recursos para imagens em bitmap, para uma possível finalização e efeitos pós vetor.

Para quem quer ver o até onde seu Mac pode chegar, essa é uma opção bem interessante, porque o programa exige recursos próprios do sistema e assim consegue otimizar transformações e efeitos em tempo real.

Conta também com uma boa interface, compatibilidade com quase qualquer tipo de arquivo, até mesmo PSD’s, e um valor bem atraente pelo que oferece.

Custo único: USD$ 49,99

Youidraw

Fonte: Site oficial Youidraw

Fonte: Site oficial Youidraw

Existe um mercado relativamente grande: os computadores com Chrome OS. Aqui não vemos muito, mas isso tende a crescer com cada vez mais armazenamento em nuvem e a internet cada vez mais acessível.

Por isso ferramentas online também são bem interessantes, e num futuro próximo, essenciais.

Elas ainda contam com bem menos ferramentas que os softwares que já falamos, mas dão conta do recado e tem um custo bem inferior (às vezes, gratuitas).

No caso do Youidraw, você terá um acesso bem rápido e fácil a vários templates prontos, formas vetoriais, efeitos de camada tradicionais e efeitos pré definidos de luz, sombra e etc.

Você também conta com os arquivos SVG, podendo inserir ou exportá-los nesse formato, ficando pronto para usar nos seus sites.

Custo: Pacotes mensais e anuais a partir de USD 9,90. Tem um Trial gratuito, mas com marca d’água.

Janvas

Fonte: Site oficial Janvas

Fonte: Site oficial Janvas

Quem não quer gastar nada com soluções online, o Janvas é possivelmente a opção mais completa.

Com ele você consegue criar gráficos de maneira simples e rápida, seja para um trabalho final ou para apresentar uma ideia.

Mas não para por aí… Ele é carregado de recursos para interatividade, onde você poderá utilizar CSS e JavaScript para enriquecer seus projetos.

Está traduzido em português e pode ser instalado como uma extensão do Chrome, mas pode ser acessado por qualquer navegador pelo site, inclusive pelo celular.

Custo: GRÁTIS

Method Draw

method

O Method Draw é outra opção mais simples que a anterior para fazer vários trabalhos de ilustração, logos, apresentação de ideias e etc.

Tudo isso totalmente online, sem precisar instalar nada.

Interface muito simples, com todas as principais ferramentas logo na cara. Basta entrar no site e usar, sem burocracias.

Pode também abrir arquivos em SVG já prontos e exportar no mesmo formato ou png.

Custo: GRÁTIS

Conclusão:

Essas são realmente ótimas opções para aprender, pois nem sempre teremos o Illustrator em mãos.

Ainda assim, o Illustrator é o padrão de mercado na maior parte dos jobs que exigem esse tipo de conhecimento, então nunca deixe de tê-lo na manga.

Quer aprender mais de Illustrator? Aguarde por novidades em breve!

Imagem da capa via shutterstock

Julian Nunes