in ,

4 programas para projetar a casa dos seus sonhos

Seja você um arquiteto ou designer de interiores que precisa impressionar seus clientes com aquele projeto residencial ou apenas um curioso que gosta de fazer experiências e mergulhar no universo da modelagem 3D, saiba que a tecnologia dá uma mãozinha também nessa área.

É possível encontrar na internet diversos programas para desenhar plantas de casas grátis em português.

Com eles é possível projetar plantas profissionais e ainda conferir os resultados com imagens em 3D. Eles são bastante intuitivos e fáceis de usar. Preparamos uma seleção incrível para que você liberte o Rosenbaum que existe em você!

4º lugar: IKEA Home Planner

O Ikea Home Planner é indicado para pessoas que precisam verificar espaços e calcular medidas. O destaque deste aplicativo é o nível de detalhamento que é possível alcançar, apesar da sua interface mais simples.

Ele conta com abas onde você confere a planta com objetos, visualizador 3D, e cálculos de preços dos móveis (voltada pra compra em sua loja virtual).

Ikea-3d

ikea-home-planner

3º lugar: Sweet Home 3D

O Sweet Home 3D, é um aplicativo totalmente em português, que permite que você crie, ou reformule o interior do imóvel. Ele conta com um catálogo básico de mobiliário, mostrando em tempo real o resultado tridimensional, enquanto a planta em 2D esta sendo montada, tornando dinâmica a visualização do projeto.

Você também pode fazer fotos e vídeos dos ambientes, pois a renderização é simples e rápida, e ainda é possível baixar mais móveis no próprio site do programa.

Para quem quiser brincar de designer de interiores, vale pegar fotos da casa dos seus sonhos, em sites especializados em imóveis. Assim será possível recriar os ambientes como preferir.

sweet home 3d 02 sweet home 3d

2º lugar: Autodesk Homestyler

O Autodesk Homestyler, um dos mais completos programas para planejar uma casa, foi desenvolvido pela Autodesk (de produtos como o AutoCAD e 3D Studio Max), onde depois de efetuado um cadastro você pode optar por começar uma planta do zero, ou carregar um dos designs da galeria, com visualizador 2D e 3D.

Ele conta com diversas opções de decoração, e uma interface bem projetada, além de interação com redes sociais e a possibilidade de tirar “fotos” de seus ambientes.

autodesk homestyler 2 AutoDesk_Homestyler_

1º lugar: SketchUp

O SketchUp é um poderoso software de modelagem 3D. Com uma interface amigável e compreensiva, em pouco tempo você conseguirá criar seus primeiros projetos.

Sua versatilidade e o modo fácil de ser utilizado realmente conquistou o coração de profissionais do mundo todo.

Também é possível transformar seus modelos em documentos completos com medidas, gráficos e indicações, para deixar seus projetos ainda mais profissionais com o LayOut, um plugin quem vem na versão PRO.

Ele conta com uma vasta biblioteca de objetos, que permite que qualquer usuário compartilhe seus modelos criados, fazendo dessa biblioteca o maior repositório gratuito do mundo de modelos 3D.

Todas essas funcionalidades fazem do SketchUP uma excelente opção para quem deseja projetar a casa dos sonhos.

Onde posso aprender SketchUp?

Se você trabalha ou pretende trabalhar na área de arquitetura ou design de interiores, tenha em mente que apresentar seus projetos de maneira profissional vai fazer uma grande diferença em sua carreira.

Se você deseja alcançar o nível profissional, temos uma ótima notícia: A Domestika tem dezenas de cursos voltados para o tamo da arquitetura com valores bem acessíveis!

Um deles é voltado para quem realmente quer começar do zero: o curso Introdução ao SketchUp de Alejandro Soriano.

Imagine, por exemplo, criar ambientes como esses:

No curso Introdução ao SketchUp você aprenderá do zero a criar e modelar em 3D de maneira rápida, eficiente e profissional.

O curso na realidade é uma coletânea de 5 mini-cursos que funcionam como módulos, que vão aperfeiçoando seus conhecimentos à medida que você avança.

Você começará do básico: interface, câmera e ferramentas iniciais. Depois, conhecerá as ferramentas de modelagem, onde será possível começar a modelar, desenvolvendo modelos cada vez mais complexos.

Em seguida aprenderá sobre grupos e componentes, para, logo depois, aprender sobre materiais, texturas e estilos gráficos, ponde será possível criar, selecionar e personalizar materiais, texturas e estilos.

Por fim, você aprenderá sobre organização e configuração, onde será possível explorar as funcionalidades e começar a criar e gerenciar cenas, o que com certeza dará um ar profissional a seus projetos.

Quais outros cursos posso fazer para poder projetar a casa dos sonhos?

Além do curso introdutório de SketchUp, a Domestika conta com vários outros cursos online de arquitetura e espaços. Confira alguns:

Design de interiores do início ao fim

O curso te ensinará a fazer o projeto de uma obra passo a passo, desde o primeiro contato com o espaço e o cliente até a elaboração detalhada do seu projeto final e execução.

Você se familiarizará com medidas e proporções e aprenderá como escolher os melhores materiais, cores e texturas, buscando uma boa iluminação e o melhor resultado.

Veja mais detalhes sobre o curso Design de interiores do início ao fim.

Projeto arquitetônico 3D e modelagem com Revit

Neste curso, você aprenderá como projetar e modelar uma casa ortogonal aplicando a metodologia BIM (Building Information Modelling) com o programa Revit.

O curso mostrará todas as etapas para criar um projeto de arquitetura 3D, desde a interface do software, realizando a modelagem de todos os elementos da residência até a criação de pranchas de apresentação para seu cliente.

Veja mais detalhes sobre o curso Projeto arquitetônico 3D e modelagem com Revit.

Visualização arquitetônica com V-Ray para SketchUp

O curso apresenta noções básicas para renderizar um modelo arquitetônico de SketchUp usando o V-Ray Next.

Você aprenderá a usar e editar materiais no V-Ray, além de ser capaz de posicionar a câmera e criar cenas, explorando técnicas para iluminar a cena com luz artificial ou natural.

Veja mais detalhes sobre o curso Visualização arquitetônica com V-Ray para SketchUp.

Conclusão

Ser capaz de projetar casas é um desejo de muitos profissionais e estudantes de arquitetura. Graças à tecnologia, hoje é possível aprender a utilizar diversos softwares que tornam isso possível.

O mais legal é que você conseguirá aprender tudo isso sem precisar sair de casa. Cadastre-se na Domestika e escolha o próximo curso online que você fará. Bons estudos e bons projetos!

Guilherme Dantas

Escrito por Guilherme Dantas

Fundador do Designerd, empreendedor digital, apaixonado por criatividade, carros, educação financeira e cinema. Arranhador profissional de violão nas horas vagas.

Um Comentário

Leave a Reply

Deixe uma resposta

Avatar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…