Talvez vocês já tenham visto alguma impressora 3D em funcionamento. Não? Então prepare-se, pois isso será cada vez mais comum!

Através de novas e mais populares tecnologias, as impressoras 3D estão saindo de um nicho para uma grande fatia do mercado. Mas para que isso seja possível, mais pessoas que trabalham com modelagem precisam se especializar e tomarem as rédeas dessa evolução no mercado.

vectary3

Ter uma ideia de um produto e criar um protótipo está ficando cada vez mais prático com essas impressoras e alguns softwares como o SketchUp, do Google, que desmistificou um pouco o 3D como sendo algo intangível.

Agora, soluções ainda mais acessíveis estão chegando no mercado.

Um exemplo disso é a startup Vectary, da Eslováquia, cuja proposta é criar um programa que funciona totalmente no navegador de internet, que torna possível, com uma interface simples, a criação de modelos tridimensionais detalhados.

vectary2

O programa é totalmente na nuvem, onde seus projetos ficarão armazenados e poderão também ser compartilhados por lá. A ideia inicial é que a utilização do software seja gratuita, mas deverá ser cobrado o download do projeto para ser aberto em um outro programa 3D.

Os desenvolvedores prometem que o lançamento será ainda esse ano, mas quem quiser ter acesso antecipado, pode entrar no site oficial e cadastrar o e-mail para demonstrar o interesse.

Julian Nunes