in ,

3 sugestões para profissionais criativos conseguirem renda extra recorrente

Se você é um designer, ilustrador, fotógrafo ou qualquer outro profissional que trabalha com criatividade, provavelmente está acostumado com aquele velho modelo de negócio: você faz o seu serviço e recebe o pagamento por isso. No mês seguinte, a história se repete.

Não há problema nenhum com essa forma de trabalho. Afinal, é assim que funciona a maioria dos negócios que conhecemos, não é verdade?

Mas, já pensou na possibilidade de ter uma renda extra de forma recorrente e automática, que não dependa exclusivamente da sua força de trabalho regular?

Nesse artigo, te convido a sair da caixinha e ver novas formas que qualquer profissional criativo pode aproveitar para ganhar dinheiro de forma recorrente e 100% automatizada.

Opção 1: Adobe Stock

Se você já produziu fotografias ou ilustrações que hoje estão guardadas em alguma pasta do computador acumulando poeira virtual, tenho uma boa e uma má notícia.

A má notícia é que você está deixando de ganhar dinheiro com esse material parado.

A boa notícia é que você pode recuperar o tempo perdido e fazer o upload desse conteúdo hoje mesmo para a Adobe Stock.

Funciona assim: você faz o upload de suas fotografias e/ou ilustrações para a plataforma e esse material fica disponível para qualquer pessoa, de qualquer parte do mundo, adquirir a licença de uso para suas próprias criações, como peças publicitárias, materiais impressos ou sites.

Dessa forma, você permite que a própria ferramenta venda esse conteúdo 24 horas por dia, 7 dias por semana. Existe vendedor mais dedicado que esse? Eu nunca vi.

A cada venda realizada, você recebe os royalties definidos pela plataforma. (Confira na seção “Perguntas Frequentes” desse link mais detalhes sobre os valores).

Quanto mais material você disponibilizar por lá, maiores são as chances de profissionais do mundo todo adquirirem a licença de uso e você receber sua renda extra recorrente de forma automática em sua conta todo mês.

Opção 2: Jivochat

Se você é um freelancer ou trabalha em uma agência de design que produz lojas virtuais para seus clientes, existe também uma ótima opção para conseguir uma renda extra recorrente.

Trata-se do programa de afiliados da Jivochat, um sistema completo de atendimento online para lojas virtuais e outros sites em geral.

Funciona assim: se algum cliente estiver procurando uma solução de atendimento online, você pode indicar o Jivochat com seu link de afiliado (lembrando que ele pode testar todas as funcionalidades em modo gratuito por um período de tempo antes de decidir migrar para a versão paga).

Quando qualquer cliente optar por assinar o sistema do Jivochat e implementá-lo em seu site ou loja virtual, você, que indicou o sistema de atendimento online, ganha nada menos que 30% de tudo o que seu cliente gastar na ferramenta.

Uma bela comissão, não acha?

Multiplique isso por vários clientes atendidos durante um, dois ou três anos. Já existem muitas agências e freelancers faturando alto somente com indicações da ferramenta para seus clientes.

Se você naturalmente já indicaria alguma solução para seus clientes utilizarem, porque não receber uma bela comissão por isso, não é mesmo?

Opção 3: Revenda de Hospedagem

Uma outra forma de garantir aquela renda extra recorrente todo mês é por meio de revenda de hospedagem.

Se você é dono ou funcionário de uma agência que desenvolve sites, ou trabalha por conta própria como freelancer, é possível revender hospedagem de sites para seus clientes e aos poucos conquistar valores excelentes de forma recorrente e com pouquíssimo esforço.

Muitos se perguntam: qual a melhor empresa para iniciar meu plano de revenda de hospedagem?

É claro que existem inúmeras opções, mas nesse artigo quero indicar a empresa que cuida da hospedagem do Designerd, a Hostinger.

Você pode adquirir um plano de revenda e ir aumentando os recursos de acordo com sua demanda. Os descontos são progressivos de acordo com a duração do plano escolhido.

Mas, uma dúvida que muitos ainda tem é:

Qual a melhor forma de gerar boletos de cobranças recorrentes para meus clientes?

Mais uma vez, são muitas opções disponíveis, mas quero aproveitar esse artigo para dar uma dica extra e indicar uma startup que faz isso de forma simples e rápida: a Cobre Fácil.

É um sistema de gestão de cobranças que permite automatizar o processo de envio de boletos de manutenção para seus clientes, sem a necessidade de instalar algum software ou precisar conversar com seu gerente do banco.

Acredite: isso traz uma economia de tempo significativa!

Dessa forma, você consegue automatizar o sistema de cobranças para sua revenda de hospedagem.

Conclusão

Depender somente da sua força de trabalho criativo para ganhar dinheiro é algo comum, mas pode se tornar um problema quando você fica doente, ou aquele bloqueio criativo se instala em sua cabeça.

Por isso, minha sugestão para qualquer profissional é fazer planos para conquistar aos poucos uma renda extra recorrente, que dependa pouco ou quase nada do seu trabalho constante.

Nesse artigo, eu mostrei três sugestões:

  1. Vender suas fotografias e ilustrações online, por meio da Adobe Stock.
  2. Ganhar dinheiro sobre as indicações do sistema de atendimento online, o Jivochat.
  3. Criar uma revenda de hospedagem com a Hostinger e enviar boletos automaticamente para os clientes utilizando o sistema da Cobre Fácil.

Para achar o que melhor funciona no seu caso, basta experimentar cada sugestão e assim encontrar aquela que torne possível que você, profissional criativo, tenha uma fonte de renda extra recorrente.

Escrito por Guilherme Dantas

Fundador do Designerd, empreendedor digital, apaixonado por design, marketing digital, carros, cinema, astronomia e física quântica. Arranhador profissional de violão nas horas vagas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…