in , ,

Review – Guia Prático de Design Editorial – Criando livros completos

Quem trabalha com design sabe que uma das tarefas mais difíceis e complexas de se fazer é a diagramação de um livro, esse ramo do design é conhecido como design editorial, é ele o responsável por cuidar da adequada organização dos elementos visuais de uma página como tipografia, imagens, cores, hierarquia, proporção, legibilidade, grid, etc.

É devido à essa grande complexidade que hoje vou compartilhar aqui com vocês o review de um excelente livro sobre design editorial que tem a proposta de funcionar como um guia prático. Gosto muito de livros sobre design editorial e esse é um dos que recomendo justamente por ele ter essa aplicação prátia dos fundamentos.

O livro à que estou me referindo é o “Guia Prático de Design Editorial – Criando livros completos” da autora Aline Haluch que é designer e sócia do Estúdio Creamcrackers Design, onde coordena a área de design editorial. Lecionou no curso de graduação em design no SENAC – Rio e ministra o workshop “Design Editorial”.

banner para Instagram-02

Esse livro é uma publicação da Editora 2AB e como o próprio título diz, funciona como um guia ou manual prático, mais especificamente sobre a criação de livros completos, abordando os elementos mais importantes dentro de um projeto de design editorial.

DSC01246

Nele você irá aprender, por exemplo, como compreender o briefing de um projeto editorial, metodologias de trabalho, como fazer escolhas técnicas de especificações tipográficas, como utilizar grids e estilos, integrar imagens e ilustrações aos projetos, criar capas e muitas outras informações legais que podem ajudar qualquer designer a desenvolver o seu projeto de forma orientada e correta.

Trabalhar com design editorial muitas vezes é como se lançar num precipício sem saber onde estará a ponte – Aline Haluch

O livro contém 103 páginas e está dividido em 6 capítulos que vão gradativamente apresentando o universo do design editorial e principalmente ensinando as técnicas de criação, diagramação e acabamento, além de muitas outras dicas e macetes. Confira abaixo como estão divididos cada capítulo e o que é abordado em cada um deles, observe como os tópicos abordados são bem úteis.

1 – Introdução

  • Oportunidades de trabalho
  • Breve panorama histórico
  • Gostar de ler
  • gostar de ver
  • Tipos de livros

2 – Por onde começar? Organize-se!

  • Vamos começar o projeto gráfico?
  • Leitura dos originais
  • Conceito e linguagem
  • Formatos
  • Margens
  • Definição do tipo de letra
  • Legibilidade de design
  • Mancha de texto e modulação
  • Inserção e correção do texto

3 – Trabalhando no arquivo digital

  • Principais softwares de editoração
  • Cuidados na montagem do arquivo e na finalização de trabalhos
  • Tratamento de imagens
  • Envio de arquivos no formato PDF

4 – A capa do livro

  • Inovação, a disputa pelas vitrines e o papel do designer
  • Os elementos essenciais da capa
  • Imagem e ilustração
  • Montando a embalagem completa
  • Orelhas, quarta-capa e limbada

5 – Acabamentos e recursos gráficos

  • Vernizes, relevos e facas especiais
  • Acabamentos de capa: brochura, sobrecapa, capa dura e capa flexível
  • Os papeis mais utilizados

6 – Conclusão

DSC01247

A leitura é muito agradável e fácil pois o livro foi elaborado à partir de uma serie de workshops sobre o tema e que foram ministrados pela autora, sendo assim o livro tem aquela linguagem que faz com que o leitor se sinta em uma oficina sobre design editorial, com ensinamentos bem objetivos e práticos.

Quando recebemos o original do editor para trabalharmos no projeto gráfico, precisamos deixar a ansiedade de lado e antes de pensar no design, devemos ler o texto. Isso é necessário? Sim, é essencial. – Aline Haluch

Esse é daqueles livros que gosto bastante, ou seja, que você não lê apenas uma vez mas recorre à ele constantemente para aprimorar cada vez mais o nível de seus projetos, como costumo dizer esse é um daqueles livros que fica ali do meu lado quando estou projetando.

DSC01249

Capítulo recomendado

Uma das maiores dificuldades que os designers costumam ter quando trabalham com design editorial é a finalização digital, é aquela etapa de preparar o material digital para ser impresso. Nessa hora muitos ficam em dúvida sobre formatos, sangria, dimensões e muitas outras questões técnicas.

É justamente esses pontos que são abordados no capítulo 3 que é o capítulo que gostaria de destacar no livro. Aqui a autora vai ensinar todos os parâmetros e macetes que precisamos saber na hora de trabalhar com os arquivos digitais.

DSC01248

Esse capítulo é ótimo para quem gosta de aprender sobre os softwares, aqui o leitor vai aprender o essencial para utilizar esses softwares a seu favor na hora de elaborar o projeto de diagramação de um livro, começando desde a criação do documento, passando pela definição de estilos de textos até o fechamento dos arquivos.

Tudo isso muito bem ilustrado com as telas que serão exibidas no software para facilitar o entendimento e a referência do leitor, um capítulo excelente e que sem dúvida é uma verdadeira “mão na roda” na hora de organizar nosso projeto digitalmente.

Concluindo

Muito bem pessoal, esse livro é um dos meus preferidos quando o assunto é design editorial, está mais do que recomendado e tenho certeza que vocês irão curtir bastante e será extremamente útil. E se você quiser saber mais sobre o livro você pode fazer isso através do site da Editora 2AB clicando no link abaixo.

»»» SAIBA MAIS SOBRE O LIVRO AQUI «««

É isso aí pessoal, eu espero que vocês tenham gostado dessa dica e desse review de hoje, e se você gostou não esquece de compartilhar com os seus amigos em suas redes sociais e de deixar o seu comentário nos dando o seu feedback.

E você já sabe que pode conhecer mais sobre o meu trabalho através do meu blog pessoal, o Design Zero Um, e também me seguindo no Instagram e no meu portfólio no Behance. Eu vou ficando por aqui, até o próximo post

Escrito por Rafael Costa

Rafael Costa é designer gráfico freelancer especializado em lettering, ilustração e criação de marcas. É fundador do blog Design Zero Um e do canal no Youtube Corporação Criativa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…