Review – Guia Prático de Design Editorial – Criando livros completos

Compartilhe:
Publicidade

Quem trabalha com design sabe que uma das tarefas mais difíceis e complexas de se fazer é a diagramação de um livro, esse ramo do design é conhecido como design editorial, é ele o responsável por cuidar da adequada organização dos elementos visuais de uma página como tipografia, imagens, cores, hierarquia, proporção, legibilidade, grid, etc.

É devido à essa grande complexidade que hoje vou compartilhar aqui com vocês o review de um excelente livro sobre design editorial que tem a proposta de funcionar como um guia prático. Gosto muito de livros sobre design editorial e esse é um dos que recomendo justamente por ele ter essa aplicação prátia dos fundamentos.

O livro à que estou me referindo é o “Guia Prático de Design Editorial – Criando livros completos” da autora Aline Haluch que é designer e sócia do Estúdio Creamcrackers Design, onde coordena a área de design editorial. Lecionou no curso de graduação em design no SENAC – Rio e ministra o workshop “Design Editorial”.

Esse livro é uma publicação da Editora 2AB e como o próprio título diz, funciona como um guia ou manual prático, mais especificamente sobre a criação de livros completos, abordando os elementos mais importantes dentro de um projeto de design editorial.

DSC01246

Nele você irá aprender, por exemplo, como compreender o briefing de um projeto editorial, metodologias de trabalho, como fazer escolhas técnicas de especificações tipográficas, como utilizar grids e estilos, integrar imagens e ilustrações aos projetos, criar capas e muitas outras informações legais que podem ajudar qualquer designer a desenvolver o seu projeto de forma orientada e correta.

Trabalhar com design editorial muitas vezes é como se lançar num precipício sem saber onde estará a ponte – Aline Haluch

O livro contém 103 páginas e está dividido em 6 capítulos que vão gradativamente apresentando o universo do design editorial e principalmente ensinando as técnicas de criação, diagramação e acabamento, além de muitas outras dicas e macetes. Confira abaixo como estão divididos cada capítulo e o que é abordado em cada um deles, observe como os tópicos abordados são bem úteis.

1 – Introdução

  • Oportunidades de trabalho
  • Breve panorama histórico
  • Gostar de ler
  • gostar de ver
  • Tipos de livros

2 – Por onde começar? Organize-se!

  • Vamos começar o projeto gráfico?
  • Leitura dos originais
  • Conceito e linguagem
  • Formatos
  • Margens
  • Definição do tipo de letra
  • Legibilidade de design
  • Mancha de texto e modulação
  • Inserção e correção do texto

3 – Trabalhando no arquivo digital

  • Principais softwares de editoração
  • Cuidados na montagem do arquivo e na finalização de trabalhos
  • Tratamento de imagens
  • Envio de arquivos no formato PDF

4 – A capa do livro

  • Inovação, a disputa pelas vitrines e o papel do designer
  • Os elementos essenciais da capa
  • Imagem e ilustração
  • Montando a embalagem completa
  • Orelhas, quarta-capa e limbada

5 – Acabamentos e recursos gráficos

  • Vernizes, relevos e facas especiais
  • Acabamentos de capa: brochura, sobrecapa, capa dura e capa flexível
  • Os papeis mais utilizados

6 – Conclusão

DSC01247

A leitura é muito agradável e fácil pois o livro foi elaborado à partir de uma serie de workshops sobre o tema e que foram ministrados pela autora, sendo assim o livro tem aquela linguagem que faz com que o leitor se sinta em uma oficina sobre design editorial, com ensinamentos bem objetivos e práticos.

Quando recebemos o original do editor para trabalharmos no projeto gráfico, precisamos deixar a ansiedade de lado e antes de pensar no design, devemos ler o texto. Isso é necessário? Sim, é essencial. – Aline Haluch

Esse é daqueles livros que gosto bastante, ou seja, que você não lê apenas uma vez mas recorre à ele constantemente para aprimorar cada vez mais o nível de seus projetos, como costumo dizer esse é um daqueles livros que fica ali do meu lado quando estou projetando.

DSC01249

Capítulo recomendado

Uma das maiores dificuldades que os designers costumam ter quando trabalham com design editorial é a finalização digital, é aquela etapa de preparar o material digital para ser impresso. Nessa hora muitos ficam em dúvida sobre formatos, sangria, dimensões e muitas outras questões técnicas.

É justamente esses pontos que são abordados no capítulo 3 que é o capítulo que gostaria de destacar no livro. Aqui a autora vai ensinar todos os parâmetros e macetes que precisamos saber na hora de trabalhar com os arquivos digitais.

DSC01248

Esse capítulo é ótimo para quem gosta de aprender sobre os softwares, aqui o leitor vai aprender o essencial para utilizar esses softwares a seu favor na hora de elaborar o projeto de diagramação de um livro, começando desde a criação do documento, passando pela definição de estilos de textos até o fechamento dos arquivos.

Tudo isso muito bem ilustrado com as telas que serão exibidas no software para facilitar o entendimento e a referência do leitor, um capítulo excelente e que sem dúvida é uma verdadeira “mão na roda” na hora de organizar nosso projeto digitalmente.

Concluindo

Muito bem pessoal, esse livro é um dos meus preferidos quando o assunto é design editorial, está mais do que recomendado e tenho certeza que vocês irão curtir bastante e será extremamente útil. E se você quiser saber mais sobre o livro você pode fazer isso clicando nesse link.

É isso aí pessoal, eu espero que vocês tenham gostado dessa dica e desse review de hoje, e se você gostou não esquece de compartilhar com os seus amigos em suas redes sociais e de deixar o seu comentário nos dando o seu feedback.

Publicidade
Este artigo foi escrito por:
Picture of Rafael Costa
Rafael Costa

Veja também

Freepik apresenta novo logotipo

Confira todos os detalhes da nova identidade visual da Freepik, junto com seu novo posicionamento de marca.

Record apresenta nova Identidade Visual, em comemoração aos seus 70 anos

Confira neste artigo os detalhes sobre o novo logotipo da Record TV, suas cores e sua tipografia exclusiva.

Itaú passa por rebranding e apresenta sua nova marca

Confira os detalhes do rebranding do Itaú, que apresentou uma identidade visual renovada, novo slogan e uma paleta de cores mais abrangente.