Quem trabalha com design sabe que uma das tarefas mais difíceis e complexas de se fazer é a diagramação de um livro, esse ramo do design é conhecido como design editorial, é ele o responsável por cuidar da adequada organização dos elementos visuais de uma página como tipografia, imagens, cores, hierarquia, proporção, legibilidade, grid, etc.
É devido à essa grande complexidade que hoje vou compartilhar aqui com vocês o review de um excelente livro sobre design editorial que tem a proposta de funcionar como um guia prático. Gosto muito de livros sobre design editorial e esse é um dos que recomendo justamente por ele ter essa aplicação prátia dos fundamentos.
O livro à que estou me referindo é o “Guia Prático de Design Editorial – Criando livros completos” da autora Aline Haluch que é designer e sócia do Estúdio Creamcrackers Design, onde coordena a área de design editorial. Lecionou no curso de graduação em design no SENAC – Rio e ministra o workshop “Design Editorial”.
Esse livro é uma publicação da Editora 2AB e como o próprio título diz, funciona como um guia ou manual prático, mais especificamente sobre a criação de livros completos, abordando os elementos mais importantes dentro de um projeto de design editorial.
Nele você irá aprender, por exemplo, como compreender o briefing de um projeto editorial, metodologias de trabalho, como fazer escolhas técnicas de especificações tipográficas, como utilizar grids e estilos, integrar imagens e ilustrações aos projetos, criar capas e muitas outras informações legais que podem ajudar qualquer designer a desenvolver o seu projeto de forma orientada e correta.
Trabalhar com design editorial muitas vezes é como se lançar num precipício sem saber onde estará a ponte – Aline Haluch
O livro contém 103 páginas e está dividido em 6 capítulos que vão gradativamente apresentando o universo do design editorial e principalmente ensinando as técnicas de criação, diagramação e acabamento, além de muitas outras dicas e macetes. Confira abaixo como estão divididos cada capítulo e o que é abordado em cada um deles, observe como os tópicos abordados são bem úteis.
1 – Introdução
- Oportunidades de trabalho
- Breve panorama histórico
- Gostar de ler
- gostar de ver
- Tipos de livros
2 – Por onde começar? Organize-se!
- Vamos começar o projeto gráfico?
- Leitura dos originais
- Conceito e linguagem
- Formatos
- Margens
- Definição do tipo de letra
- Legibilidade de design
- Mancha de texto e modulação
- Inserção e correção do texto
3 – Trabalhando no arquivo digital
- Principais softwares de editoração
- Cuidados na montagem do arquivo e na finalização de trabalhos
- Tratamento de imagens
- Envio de arquivos no formato PDF
4 – A capa do livro
- Inovação, a disputa pelas vitrines e o papel do designer
- Os elementos essenciais da capa
- Imagem e ilustração
- Montando a embalagem completa
- Orelhas, quarta-capa e limbada
5 – Acabamentos e recursos gráficos
- Vernizes, relevos e facas especiais
- Acabamentos de capa: brochura, sobrecapa, capa dura e capa flexível
- Os papeis mais utilizados
6 – Conclusão
A leitura é muito agradável e fácil pois o livro foi elaborado à partir de uma serie de workshops sobre o tema e que foram ministrados pela autora, sendo assim o livro tem aquela linguagem que faz com que o leitor se sinta em uma oficina sobre design editorial, com ensinamentos bem objetivos e práticos.
Quando recebemos o original do editor para trabalharmos no projeto gráfico, precisamos deixar a ansiedade de lado e antes de pensar no design, devemos ler o texto. Isso é necessário? Sim, é essencial. – Aline Haluch
Esse é daqueles livros que gosto bastante, ou seja, que você não lê apenas uma vez mas recorre à ele constantemente para aprimorar cada vez mais o nível de seus projetos, como costumo dizer esse é um daqueles livros que fica ali do meu lado quando estou projetando.
Capítulo recomendado
Uma das maiores dificuldades que os designers costumam ter quando trabalham com design editorial é a finalização digital, é aquela etapa de preparar o material digital para ser impresso. Nessa hora muitos ficam em dúvida sobre formatos, sangria, dimensões e muitas outras questões técnicas.
É justamente esses pontos que são abordados no capítulo 3 que é o capítulo que gostaria de destacar no livro. Aqui a autora vai ensinar todos os parâmetros e macetes que precisamos saber na hora de trabalhar com os arquivos digitais.
Esse capítulo é ótimo para quem gosta de aprender sobre os softwares, aqui o leitor vai aprender o essencial para utilizar esses softwares a seu favor na hora de elaborar o projeto de diagramação de um livro, começando desde a criação do documento, passando pela definição de estilos de textos até o fechamento dos arquivos.
Tudo isso muito bem ilustrado com as telas que serão exibidas no software para facilitar o entendimento e a referência do leitor, um capítulo excelente e que sem dúvida é uma verdadeira “mão na roda” na hora de organizar nosso projeto digitalmente.
Concluindo
Muito bem pessoal, esse livro é um dos meus preferidos quando o assunto é design editorial, está mais do que recomendado e tenho certeza que vocês irão curtir bastante e será extremamente útil. E se você quiser saber mais sobre o livro você pode fazer isso clicando nesse link.
É isso aí pessoal, eu espero que vocês tenham gostado dessa dica e desse review de hoje, e se você gostou não esquece de compartilhar com os seus amigos em suas redes sociais e de deixar o seu comentário nos dando o seu feedback.