Se você fizer uma pesquisa rápida na internet, vai encontrar centenas de livros indicados para designers gráficos.
Como por aqui sempre tento trazer coisas diferentes para a nossa área, eu preparei uma lista de livros que não são tão óbvios para indicar e que eu acho super válidos para a nossa profissão.
Outra coisa super legal é que também podem ser de muita utilidade para qualquer profissional que gostaria de treinar o seu conhecimento interdisciplinar, além de mudar o ponto de vista sobre algumas questões diárias, como por exemplo melhorar suas apresentações, processos de trabalho, as relações comerciais ou até mesmo escrever melhor os e-mails.
Confira a lista com 5 livros nada óbvios para designers gráficos:
O Apresentador Nu. Realizando Apresentações Eficazes com ou sem Slides
Autor: Garr Reynolds. Editora: Alta Books
Se você quer melhorar suas apresentações, sejam digitais ou presenciais, o livro O Apresentador Nu. Realizando Apresentações Eficazes com ou sem Slides é uma ótima opção de livro não óbvio para qualquer profissional.
Ele concentra técnicas na essência da naturalidade. Ao apresentar de forma simples, poderosa e eficaz, você consegue criar conexões naturais com seu cliente ou público.
O livro ainda consegue passar dicas de como melhorar suas técnicas de apresentação, elevar o engajamento do público e criar apresentações visuais e não visuais com a capacidade e a habilidade de se conectar.
O autor Garr Reynolds leva nas suas 216 páginas formas aplicáveis que podem ser usadas nas apresentações de projetos para o cliente ou até mesmo na ajuda de criar storytelling para as suas apresentações.
Da última vez que procurei online o livro estava esgotado em quase todos os sites de venda de livros e somente com a versão em inglês disponível. Então, se você também quer treinar seu inglês vale muito a pena.
Ressonância: apresente histórias visuais que encantem o público
Autora: Nancy Duarte. Editora Alta Books
Outro livro muito interessante que li recentemente foi o Ressonância: Apresente Histórias que Encantem o Público, de Nancy Duarte.
A autora fala um pouco sobre como a comunicação eficiente e inspiradora é um desafio e de como é necessário mostrar esses pontos de vista para o leitor. É um livro conveniente e prático, de fácil leitura e com dicas muito aplicáveis.
Um livro que vai te ensinar a deixar suas apresentações transformadoras, com paixão e utilizando a boa comunicação. Esse livro tem as versões traduzidas e originalmente em inglês. Encontrei em um sebo perto da minha casa e valeu cada dinheirinho.
Comunicação não-violenta: técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais
Autor: Marshal B. Rosenberg. Editora Ágora
Marshall B. Rosenberg consegue trazer neste livro um manual prático e didático que apresenta metodologia criada por ele e que busca aprimorar os relacionamentos interpessoais e diminuir a violência no mundo através da comunicação.
Aplicável em centenas de situações que exigem clareza na comunicação: em fábricas, escolas, comunidades carentes e até em graves conflitos políticos.
Quando comprei este livro, ele me foi indicado como um bom livro para educar seus filhos. Li durante a gestação da minha filha e percebi que o aprendizado foi muito além da relação entre pais e filhos, mas que poderia usar muito também no meu trabalho.
Atualmente ele tem uma versão nova, você encontra nos grandes sites e livrarias e dependendo de onde você tem cadastro para comprar livros, dá pra ler de graça online.
Essencialismo – A disciplinada busca por menos
Autor: Greg McKeown. Editora Sextante
Pare de fazer coisas em menos tempo e faça apenas as coisas certas. Esse livro é para te ajudar a se sentir menos sobrecarregado, ocupado e pouco produtivo. Uma lição de como usar o seu tempo para parar de servir os interesses dos outros e servir mais as coisas que são certas e essenciais para você.
O livro conta como o essencialismo é uma estratégia para melhorar a gestão de tempo e produtividade e de como identificar o que é vital e eliminar todo o resto, para que possamos dar a maior contribuição possível àquilo que realmente importa.
Em Essencialismo – a disciplinada busca por menos, o autor Greg McKeown mostra que, quando tentamos fazer tudo e ter tudo, realizamos concessões que nos afastam de nossas metas. Se não decidirmos onde devemos concentrar nosso tempo e nossa energia, outras pessoas – chefes, colegas, clientes e até a família – decidem por nós, e logo perdemos de vista tudo o que é significativo.
Um grande aprendizado de que devemos aprender a reduzir, simplificar e manter o foco em nossos objetivos. Também disponível em grandes livrarias e sites, dá pra ler online também.
Rápido e devagar: duas formas de pensar
Autor: Daniel Kahneman. Editora Objetiva
Em Rápido e devagar: duas formas de pensar, o autor Daniel Kahneman nos leva a uma viagem pela mente humana e explica as duas formas de pensar: uma é rápida, intuitiva e emocional; a outra, mais lenta, deliberativa e lógica.
Kahneman expõe as capacidades extraordinárias – e também os defeitos e vícios – do pensamento rápido e revela a influência das impressões intuitivas nas nossas decisões. Um livro que te faz pensar como alguns comportamentos nos paralisam diante de algumas situações de ganhar e perder, por exemplo e de como algumas de nossas ações podem afetar nossa felicidade futura.
Um ótimo livro para pensar e repensar a forma que agimos. Vale muito a pena.
Qual livro que você leu recentemente e que não tinha nada a ver com a sua profissão e que acabou servindo de lição para o seu trabalho? Conta pra gente aqui nos comentários.
Confira também outras recomendações de livros para profissionais criativos.