in ,

5 livros nada óbvios para designers gráficos

Se você fizer uma pesquisa rápida na internet, vai encontrar centenas de livros indicados para designers gráficos.

Como por aqui sempre tento trazer coisas diferentes para a nossa área, eu preparei uma lista de livros que não são tão óbvios para indicar e que eu acho super válidos para a nossa profissão.

Outra coisa super legal é que também podem ser de muita utilidade para qualquer profissional que gostaria de treinar o seu conhecimento interdisciplinar, além de mudar o ponto de vista sobre algumas questões diárias, como por exemplo melhorar suas apresentações, processos de trabalho, as relações comerciais ou até mesmo escrever melhor os e-mails.

Confira a lista com 5 livros nada óbvios para designers gráficos:

O Apresentador Nu. Realizando Apresentações Eficazes com ou sem Slides

Autor: Garr Reynolds. Editora: Alta Books

Se você quer melhorar suas apresentações, sejam digitais ou presenciais, o livro O Apresentador Nu. Realizando Apresentações Eficazes com ou sem Slides é uma ótima opção de livro não óbvio para qualquer profissional.

Ele concentra técnicas na essência da naturalidade. Ao apresentar de forma simples, poderosa e eficaz, você consegue criar conexões naturais com seu cliente ou público.

O livro ainda consegue passar dicas de como melhorar suas técnicas de apresentação, elevar o engajamento do público e criar apresentações visuais e não visuais com a capacidade e a habilidade de se conectar.

O autor Garr Reynolds leva nas suas 216 páginas formas aplicáveis que podem ser usadas nas apresentações de projetos para o cliente ou até mesmo na ajuda de criar storytelling para as suas apresentações.

Da última vez que procurei online o livro estava esgotado em quase todos os sites de venda de livros e somente com a versão em inglês disponível. Então, se você também quer treinar seu inglês vale muito a pena.

Ressonância: apresente histórias visuais que encantem o público

Autora: Nancy Duarte. Editora Alta Books

Outro livro muito interessante que li recentemente foi o Ressonância: Apresente Histórias que Encantem o Público, de Nancy Duarte.

A autora fala um pouco sobre como a comunicação eficiente e inspiradora é um desafio e de como é necessário mostrar esses pontos de vista para o leitor. É um livro conveniente e prático, de fácil leitura e com dicas muito aplicáveis.

Um livro que vai te ensinar a deixar suas apresentações transformadoras, com paixão e utilizando a boa comunicação. Esse livro tem as versões traduzidas e originalmente em inglês. Encontrei em um sebo perto da minha casa e valeu cada dinheirinho.

Comunicação não-violenta: técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais

Autor: Marshal B. Rosenberg. Editora Ágora

Marshall B. Rosenberg consegue trazer neste livro um manual prático e didático que apresenta metodologia criada por ele e que busca aprimorar os relacionamentos interpessoais e diminuir a violência no mundo através da comunicação.

Aplicável em centenas de situações que exigem clareza na comunicação: em fábricas, escolas, comunidades carentes e até em graves conflitos políticos.

Quando comprei este livro, ele me foi indicado como um bom livro para educar seus filhos. Li durante a gestação da minha filha e percebi que o aprendizado foi muito além da relação entre pais e filhos, mas que poderia usar muito também no meu trabalho.

Atualmente ele tem uma versão nova, você encontra nos grandes sites e livrarias e dependendo de onde você tem cadastro para comprar livros, dá pra ler de graça online.

Essencialismo – A disciplinada busca por menos

Autor: Greg McKeown. Editora Sextante

Pare de fazer coisas em menos tempo e faça apenas as coisas certas. Esse livro é para te ajudar a se sentir menos sobrecarregado, ocupado e pouco produtivo. Uma lição de como usar o seu tempo para parar de servir os interesses dos outros e servir mais as coisas que são certas e essenciais para você.

O livro conta como o essencialismo é uma estratégia para melhorar a gestão de tempo e produtividade e de como identificar o que é vital e eliminar todo o resto, para que possamos dar a maior contribuição possível àquilo que realmente importa.

Em Essencialismo – a disciplinada busca por menos, o autor Greg McKeown mostra que, quando tentamos fazer tudo e ter tudo, realizamos concessões que nos afastam de nossas metas. Se não decidirmos onde devemos concentrar nosso tempo e nossa energia, outras pessoas – chefes, colegas, clientes e até a família – decidem por nós, e logo perdemos de vista tudo o que é significativo.

Um grande aprendizado de que devemos aprender a reduzir, simplificar e manter o foco em nossos objetivos. Também disponível em grandes livrarias e sites, dá pra ler online também.

Rápido e devagar: duas formas de pensar

Autor: Daniel Kahneman. Editora Objetiva

Em Rápido e devagar: duas formas de pensar, o autor Daniel Kahneman nos leva a uma viagem pela mente humana e explica as duas formas de pensar: uma é rápida, intuitiva e emocional; a outra, mais lenta, deliberativa e lógica.

Kahneman expõe as capacidades extraordinárias – e também os defeitos e vícios – do pensamento rápido e revela a influência das impressões intuitivas nas nossas decisões. Um livro que te faz pensar como alguns comportamentos nos paralisam diante de algumas situações de ganhar e perder, por exemplo e de como algumas de nossas ações podem afetar nossa felicidade futura.

Um ótimo livro para pensar e repensar a forma que agimos. Vale muito a pena.

Qual livro que você leu recentemente e que não tinha nada a ver com a sua profissão e que acabou servindo de lição para o seu trabalho? Conta pra gente aqui nos comentários.

Confira também outras recomendações de livros para profissionais criativos.

Escrito por Marina Hauers

Designer de Marcas e mãe da Helena, apaixonada por música, cinema e livros. Nas horas vagas tenta ser maratonista e gamer.