in ,

Escolhendo a fonte, pare de usar o dedinho

Na semana passada eu dei algumas dicas no Choco La Design de como selecionar a fonte ou o tipo ideal para o seu projeto, esse é um assunto que normalmente tem bastante procura pelos estudantes de design por ser algo importante e que as vezes dá um pouco de dor de cabeça mesmo.

E eu vou citar novamente uma frase que utilizei no meu post lá e que mostra um pouco sobre a importância do estudo da tipografia na formação do designer gráfico:

Tecnicamente, o importante para o artista gráfico é o estudo da tipografia. O resto é experiência de vida – Victor Burton – Designer de capas

Mas que tipografia é importante isso já estamos cansados de saber, hoje estou aqui para falar brevemente de uma pequena ação que alguns designers costumam fazer e que pode ser otimizada de uma forma bem fácil e que vou ensinar aqui através de uma dica básica mas que espero que ajude vocês de alguma forma, assim como me ajuda.

Quando vai escolher a fonte para o seu projeto você por acaso já ficou clicando com seu dedinho no teclado e vendo como aquela palavra ou frase ficaria nas diferentes fontes que você tem instalada em seu computador? (Não vale mentir) Se já fez não se preocupe, afinal de contas em algum momento todos já fizemos isso e é até algo normal.

Porém isso pode ser feito de outra forma, bem mais fácil e eficiente utilizando o site Wordmarkuma ferramenta que foi inicialmente divulgada pelo blog Design Culture do meu amigo Iran Pontes.

Lá a coisa não tem segredo, basta colocar a palavra que você quer visualizar e o site automaticamente exibe ela com todas as fontes que você tem no seu computador, simples assim. Acredito que não precise de mais explicações mas pra ficar mais fácil aí vai o “tutorial rápido”:

  1. Coloque a palavra que você deseja ver em todas as fontes dentro desse box sinalizado com o retângulo com borda vermelha
  2. Clique em “Load Fonts”  sinalizado por esse retângulo de borda azul para ativar e pronto

Web

Se você fizer tudo certinho o resultado será esse:

03

Assim fica bem mais fácil para ver quais as fontes que você tem e que melhor se aplicam ao conceito que você pretende transmitir com aquela palavra ou frase, depois é só refinar essa pesquisa. Através daquela barra de ferramentas lá em cima você pode também ver a palavra em negativo ou em tamanhos diferentes.

Muito bem pessoal é isso aí por hoje, foi bem rapidinho mas acredito que seja útil. E se você gostou não esquece de compartilhar o post para que mais pessoas conheçam a ferramenta e se beneficiem também. Pode ficar a vontade também para comentar dizendo se você gostou ou se já conhecia a ferramenta.

Quer conhecer um pouco mais sobre o meu trabalho? Então me acompanha nas minhas redes sociais: FacebookTwitterInstagramYoutubeBehance e no meu blog pessoal.

Valeu pessoal, um grande abraço. Até o próximo post.

Escrito por Rafael Costa

Rafael Costa é designer gráfico freelancer especializado em lettering, ilustração e criação de marcas. É fundador do blog Design Zero Um e do canal no Youtube Corporação Criativa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…