in ,

Dica rápida de Illustrator: Selecionar todos os objetos parecidos de uma vez

Você montou seu layout no Illustrator e agora quer mover mais de um objeto ao mesmo tempo. Esses objetos tem a mesma cor de preenchimento, mas não estão agrupados.

Lá vamos nós perder um tempo selecionando um por um apertando a tecla Shift, certo? Errado!

Essa é uma dica bem simples, mas também é um salva-vidas na hora de selecionar diversos objetos que compartilhem de uma mesma característica:

Como selecionar todos os objetos parecidos de uma vez no Illustrator

Arquivo

Criei esse arquivo para exemplo. Nele tenho 24 elipses com traçados e preenchimentos diferentes.

Selecionei uma das elipses. Minha intenção é selecionar todas que tenham a mesma espessura de traçado.

Selecionei uma das elipses. Minha intenção é selecionar todas que tenham a mesma espessura de traçado.

Para isso, basta clicar em Selecionar, no menu superior e escolher a opção Mesmo. Lá dentro tem várias opções para selecionar, como por cor de preenchimento e traçado (objetivos mais comuns), mas também como objetos que tiverem os mesmos efeitos aplicados (Aparência), e etc.

Para isso, basta clicar em Selecionar, no menu superior e escolher a opção Mesmo(a).

Lá dentro existem várias opções para selecionar, como por exemplo Cor do Preenchimento, Cor do Traçado (objetivos mais comuns), a opção de selecionar objetos que tiverem os mesmos efeitos aplicados (Aparência), etc.

Como eu tinha feito todas as elipses que contavam com traçados personalizados, com 15pt de largura, tanto as elipses com tracejado e sem, foram selecionadas.

Não é uma ferramenta nova e nem um pouco complexa. Mas muita gente deixa essa importante função de lado, por não conhecer.

Quer explorar ainda mais o Illustrator?

Alguns consideram o Illustrator um programa complexo e difícil de aprender, mas, na realidade, com treinamento certo e uma boa dose de prática você conseguirá dominá-lo.

Foi pensando nisso que criamos o Illustrator Definitivo, um treinamento online completo em Illustrator, com mais de 80 aulas divididas em 14 módulos.

A estrutura do curso foi organizada para que você se familiarize com o programa e suas ferramentas de modo prático e didático.

O curso é perfeito tanto para quem não tem conhecimento e deseja começar do zero quanto para quem já conhece o programa mas deseja se aprofundar em suas ferramentas.

Conheça mais sobre o Illustrator Definitivo nesse link. Lá você poderá assistir o trailer do curso e conferir o conteúdo completo abordado nos 14 módulos.

Escrito por Julian Nunes

Designer e professor nas áreas de computação e editoração gráfica e também apaixonado por cinema, animação, motion e flertando com fotografia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…