in

Design Automotivo: Novo Peugeot 308

Dirigir um carro vai muito além de sentar no banco do motorista e começar a acelerar. Sabe aquele papo que, quando comemos, começamos a saborear a comida pelos olhos? Senti a mesma coisa com o novo Peugeot 308: a experiência começa muito antes de se abrir a porta.

O Design felino do 308

Para olhos mais desatentos, é um carro bonito e ponto. Já para olhos um pouco mais treinados, é fácil notar, além disso, a associação que os designers da Peugeot fizeram com a figura do leão e o carro.

O detalhe mais visível dessa associação é a lanterna traseira que simula o “arranhado” das garras de um leão. Quando ligada, a sensação é de que uma fera passou por lá e deixou sua marca.

novo-peugeot-308-lanterna-traseira

Sua dianteira imponente e ligeiramente mais baixa e larga que a traseira simula a posição de ataque dos felinos.

Quando juntamos isso à grade frontal com o nome e logo da Peugeot e o cuidado no desenho dos faróis, que simulam os olhos expressivos do leão, a experiência visual fica completa. É prazeroso ver que cada elemento estético do carro tem um motivo de estar ali.

novo-peugeot-308-frente

novo-peugeot-308-farois-dianteiros-detalhe

As luzes diurnas de LED, presentes também em outras versões, além de contribuir para a segurança, trazem uma assinatura luminosa ao novo 308.

novo-peugeot-308-farois-dianteiros

O interior

Ao abrir a porta e entrar no novo 308, duas coisas chamam a atenção logo de cara.

Primeiramente, olhando para frente, é fácil notar sua central multimídia bem posicionada, com sua tela de 7 polegadas e os comandos do ar-condicionado logo abaixo.

A central é bem intuitiva e conta com GPS, Rádio, Bluetooth para telefone e streaming de áudio, leitor de MP3 e fotos, computador de bordo com ajustes do veículo, indicações dos sensores de estacionamento e câmera de ré integrada.

A função Jukebox é um extra bastante agradável: 16 GB de memória interna para armazenar a seleção de músicas prediletas em MP3.

novo-peugeot-308-central-multimidia

Mas o grande destaque do carro é quando olhamos para cima e notamos seu amplo teto panorâmico. A experiência de abrir a cortina elétrica revelando todo o teto e ver a surpresa nos olhos dos passageiros é impagável.

novo-peugeot-308-teto-panoramico

Pequenos detalhes como a costura dos bancos e do volante também não passam despercebidos. Seu formato mais achatado na base confere mais conforto na hora de dirigir.

novo-peugeot-308-volante

Os comandos de rádio e o limitador e regulador de velocidade se encontram atrás do volante, abaixo dos comandos de setas e limpador de para-brisas. Mas, se fossem na frente, no próprio volante, a facilidade de controle seria maior.

Palmas para o ar-condicionado bi-zone que permitem o ajuste individual de temperatura para motorista e passageiro. É o fim da briga pela temperatura do ar.

novo-peugeot-308-ar-condicionado

Dirigir o novo 308 é com certeza uma experiência bastante agradável, principalmente para quem se importa com design.

É nítida a preocupação com os detalhes, que juntos criam uma atmosfera sedutora e ao mesmo tempo agressiva, características marcantes dos felinos.

Fotografias de Isa Gonsales.

Escrito por Guilherme Dantas

Fundador do Designerd, empreendedor digital, apaixonado por design, marketing digital, carros, cinema, astronomia e física quântica. Arranhador profissional de violão nas horas vagas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…