Uma boa paleta de cores pode ser o ponto inicial de um projeto criativo. Afinal, as cores são capazes de passar sentimentos e emoções que fazem parte do projeto gráfico.

Muitos se perguntam como criar paletas de cores utilizando imagens como referência. Já citamos por aqui algumas ferramentas que tornam isso possível, mas hoje vamos mostrar uma ferramenta ainda mais completa: o Adobe Color.

Como fazer?

Em primeiro lugar, acesse o Adobe Color, que funciona em seu próprio navegador. Caso não esteja logado, faça o Login em sua conta do Creative Coud.

Já falamos por aqui sobre as regras de cores e como utilizá-las, mas dessa vez vamos usar uma imagem como referência para criar uma paleta personalizada.

Já escolheu a imagem que deseja usar como referência? No meu caso, entrei na Fotolia e achei que a seguinte imagem daria uma boa paleta de cores:

Tudo pronto. o próximo passo é clicar no ícone da máquina fotográfica, lá no Adobe Color e fazer o upload da imagem para a ferramenta.

Automaticamente o Adobe Color selecionará as cores de acordo com o modo de cor escolhido e criará uma paleta de utilizando a a imagem que você fez o upload como referência.

Mas é claro que você poderá personalizar a paleta o quanto quiser. Altere o modo de cores para visualizar a diferença ou simplesmente arraste a seleção na própria imagem para definir as cores que farão parte da paleta. No meu caso ficou assim:

Utilizando a paleta no Photoshop

A essa altura talvez você esteja se perguntando: e seu quiser salvar essa paleta para que eu possa utilizá-la depois no Photoshop? É possível?

Sim, é totalmente possível. Após estar satisfeito com a paleta criada, basta clicar no botão Salvar, no canto superior esquerdo. Uma caixa de informações, parecida com essa, se abrirá:

Dê um nome à paleta, escolha a Biblioteca onde ela será salva e, se desejar, crie tag’s para que outros usuários possam encontrar seu tema de cores.

Após salvar, entre no Photoshop, encontre a aba Bibliotecas (disponível em Janela > Bibliotecas), e seu tema de cor estará lá, pronto para ser utilizado em seu próximo projeto!

Caso o tema de cor não apareça, basta clicar no ícone do Creative Cloud para sincronizar as bibliotecas.

Dessa forma você consegue salvar várias paletas criadas à partir de imagens para utilizá-las diretamente no Photoshop ou qualquer outro software Creative Cloud.

E como dica final, você pode se cadastrar na Fotolia e aproveitar para baixar 5 imagens profissionais gratuitas para começar a criar suas paletas de cores e utilizá-las em seus projetos!

Guilherme Dantas