Hoje, criar vídeos não é coisa apenas para youtubers, editores, cineastas, produtores e fotógrafos (apenas citando alguns exemplos). Gerar conteúdo em vídeo é uma estratégia certa para alavancar seu projeto, independentemente da área e meio de divulgação.

É muito mais natural para o grande público atual absorver uma mensagem através do audiovisual. Mas não são todos que tem máquinas, tempo e necessidade de aprender e utilizar softwares para uma edição de vídeo mais complexa. Quem quer produzir e editar seu próprio vídeo pode, muitas vezes, nem ter uma câmera apropriada.

Com a evolução das câmeras dos celulares, além da melhora significativa de processamento e o atual tamanho de tela da maior parte dos smartphones do mercado, criar conteúdo em vídeo começou a ser possível. Bastando uma ideia e um dispositivo móvel com câmera e aplicativos adequados.

Pensando nisso, separamos alguns dos apps grátis mais completos para editar vídeos no seu celular. Confira a lista abaixo.

Adobe Premiere Clip

O famoso e querido Premiere também está na versão mobile, em sua versão simplificada, mas funcional.

Aqui podemos cortar, organizar clipes e inserir trilhas. Como o foco é na facilidade e velocidade da edição, não conta com grandes recursos que o Premiere Pro (versão desktop) tem.

Mas uma grande vantagem é a integração dessas duas versões. Podemos capturar no celular, iniciar a edição e fazer ajustes finais no computador, já em sua versão profissional, dando uma liberdade que outros aplicativos da lista não conseguem entregar.

Conta também com um recurso de automatização, para agilizar ainda mais a criação de vídeos simples. Onde o próprio aplicativo tenta entender o ritmo da música escolhida encaixando da melhor maneira ao vídeo. Claro que ainda é um recurso que provavelmente será aprimorado.

Adobe Premiere Clip para Android | iOS

FilmoraGo

FilmoraGo é a versão mobile do Filmora, outro editor de vídeo para desktop (mas esse é gratuito nas duas plataformas).

Assim como sua versão para computadores, conta com um belo layout e é fácil de usar. Além dos recursos básicos de cortar e organizar clipes, nas duas versões podemos encontrar diversos efeitos (sobreposição de cores, filtros e temas prontos), para deixar o vídeo do jeito que você quiser.

Assim como a maioria dos aplicativos gratuitos, ele oferece alguns recursos adicionais pagos, mas sua versão free já ajuda muito.

FilmoraGo para Android | iOS

 Quik

Produzido pela GoPro, não poderíamos esperar um produto mal acabado. E realmente cumpre o esperado.

Quik é simples de mexer e cheio de recursos. Com um foco claro na questão de “criar e compartilhar”, tem recursos automáticos para inserir arquivos de imagens, vídeos e áudios com a opção de sincronizar automaticamente pelo áudio (usando o ritmo como referência) e também tenta interpretar quais são os melhores momentos de cada vídeo para aproveitar melhor cada cena (quando o momento escolhido automaticamente não for tão bom, você pode alterar manualmente).

E claro que sem perder a essência de ser prático em cortar, organizar e inserir trilha sonora, além de adicionar textos na fonte de sua escolha.

Quik para Android | iOS

Magisto

Bem prático para criar vídeos através de seus arquivos de imagens, vídeos e trilhas sonoras preferidos. De maneira completamente automática.

O foco é agilizar ao máximo esse processo, prometendo o resultado em apenas alguns segundos. Você pode escolher o estilo do vídeo, como romântico, esportes, documentário, entre outros, que vai mudar o ritmo e o visual do vídeo final. Vem com sugestões de trilhas sonoras, mas você pode escolher uma sua também.

Com alguns poréns na edição gratuita, como o limite de 1 minuto para cada vídeo editado e a inserção de marca d’água. Se gostar do aplicativo, eles oferecem uma assinatura mensal para liberar todos os recursos.

Magisto para Android | iOS

PowerDirector

Aplicativo poderoso e bem semelhante aos softwares profissionais de edição de vídeo, herança de seus primos produzidos pela CyberLink.

Ele conta com todos os recursos manuais que fazem o vídeo ficar exatamente como você precisa em sua linha do tempo, adicionando imagens, vídeos e áudio direto nela. Tem também vários efeitos e transições que vão deixar o resultado final mais próximo do que você faria em soluções mais complexas.

Sua limitação fica também nas marcas d’água e tamanho máximo de exportação (não exporta em 4k). Mas o preço para liberar esses recursos não é salgado e pode ser uma boa opção para quem quer um aplicativo completo e simples de usar.

PowerDirector para Android | Windows Phone

É claro que um apenas um aplicativo e uma pessoa com força de vontade não pode substituir completamente um estudo aprofundado de técnicas de captação e edição, mas até mesmo profissionais da área podem utilizar essas ferramentas para parte de seus trabalhos.

E quem não é profissional do audiovisual tem pelo menos o gostinho e, naturalmente, ao perceber da necessidade de algo mais elaborado, recorrer ao editor, designer e demais responsáveis para uma entrega de um vídeo profissional.

Julian Nunes