in , ,

Mais de 40 sites úteis para designers

Todo designer tem aquela lista de sites úteis que guarda com carinho na pasta de favoritos do navegador.

E quando o assunto é inspiração, referências, ferramentas e arquivos para download, uma coisa é certa: nunca é demais!

Por isso, selecionamos mais de 40 sites úteis para designers e outros profissionais criativos.

Aproveite:

1- Freepik

O queridinho dos designers não poderia ficar de fora. No Freepik você tem acesso a diversos arquivos gratuitos como vetores, PSD’s, ícones, templates, dentre outras coisas.

2 – Desktopography

Um projeto fantástico que reúne, desde 2005, lindos wallpapers criados por designers. Se você é fã de manipulação de imagens, com certeza irá baixar algum papel de parede no Desktopography.

3 – Smash

Imagine enviar arquivos sem limite de tamanho, sem necessidade de cadastro e totalmente gratuito. É isso que oferece o Smash, um serviço de upload que ainda mostra obras de artistas e designers enquanto a pessoa do outro lado baixa os arquivos enviados.

4 – Mini tutoriais da Adobe

Uma playlist no Youtube com mini tutoriais de Photoshop, Illustrador, Indesign e outros softwares da Adobe. Perfeito para quem deseja aprender de forma rápida, simples e sem enrolação.

5 – JivoChat

Se tratando de atendimento online, o JivoChat oferece os melhores recursos que uma ferramenta gratuita pode oferecer. Se você precisa ter um chat online em seu site, blog ou loja virtual, com certeza irá se surpreender com o potencial da ferramenta.

6 – Icons8

Um site completo para busca de download de ícones. O legal é que no Icons8 cada ícone é disponibilizado em diversos estilos, e ainda é possível pedir o desenvolvimento de ícones específicos.

7 – Aparelho Elétrico

Se você gosta de ouvir Podcasts, o Aparelho Elétrico é uma verdadeira fonte de conhecimento e informações de assuntos relacionados ao meio criativo.

8 – Adobe Color

Uma ferramenta sensacional para criar paletas de cores. Com o Adobe Color você conseguirá criar combinações incríveis para seus projetos.

9 – TinyJPG

Antes de subir qualquer imagem (em JPG ou PNG) para seu site, experimente utilizar o TinyJPG para reduzir o tamanho de suas imagens. É incrível o modo como ele reduz o tamanho sem prejudicar a qualidade da imagem.

10 – The Bezier Game

Um jogo fantástico para você treinar as habilidades com a ferramenta caneta. No The Bezier Game você avançará as fases com desafios cada vez mais complexos utilizando a temida ferramenta.

11 – 0 to 255

No site 0 to 255 é possível descobrir as diferentes graduações de determinada cor. Perfeito para quem deseja criar uma identidade visual ou encontrar nuances para gradientes.

12 – Word Mark It

Quer visualizar de forma rápida todas as fontes instaladas em seu computador? O site Word Mark It faz isso de forma impecável. Basta escrever uma palavra e você terá uma bela ajuda para escolher a fonte perfeita para aquele projeto.

13 – Hostinger

Um serviço de hospedagem completo para você e seus clientes. A Hostinger oferece planos atrativos para diversos tipos de hospedagens, além de contar com opção de revenda.

É a hospedagem que utilizamos atualmente no Designerd, por isso temos a confiança em indicar.

14 – Trello

É claro que o Trello também não poderia deixar de estar nessa lista. Uma ferramenta poderosa para organizar fluxos de trabalho com sua equipe. Perfeito para projetos que envolvem várias pessoas e etapas.

15 -Avctoris

Você criou um logotipo, uma ilustração ou qualquer outro projeto criativo e precisa protegê-lo contra plágio? O Avctoris é uma solução fantástica para criar um registro de direito autoral (por menos de R$ 20,00) e proteger seus trabalhos.

16 – Color Hunt

Se você procura por paletas de cores prontas para inspiração, encontrará várias no Color Hunt. O site ainda oferece um sistema de busca baseado em cores para você encontrar aquela paleta perfeita.

17 – Unsplash

Um banco de imagens gratuito focado em belas fotos, para você utilizar em seus projetos. O Unsplash traz ainda diversas coleções belíssimas que podem ser exploradas.

18 – Cobre Fácil

Você precisa gerar boletos para seus clientes? O Cobre Fácil é uma startup que facilita essa tarefa, possibilitando até mesmo a criação de boletos recorrentes, para deixar o processo de cobrança literalmente em piloto automático.

19 – Brands of the World

Sabe aquele logotipo famoso em vetor que você não consegue encontrar? Provavelmente você o encontrará no Brands of the World, com sua infinidade de logos disponíveis para download.

20 – GTmetrix

Uma ferramenta incrível para medir a velocidade de um site. No GTmetrix você ainda pode visualizar gráficos comparando os períodos em que determinado site foi testado. Ótimo para desenvolvedores.

21 – GraphicBurger

O GraphicBurger é uma ótima opção para baixar diversos recursos para designers gráficos, como mockups, ícones, efeitos em textos, planos de fundo e muito mais.

22 – Adobe Stock

Quer fazer uma grana disponibilizando suas ilustrações e fotografias para download e receber royalties por isso? Na Adobe Stock você consegue criar uma conta rapidamente e fazer o upload de seus arquivos na mesma hora.

23 – PNGTree

Se você procura imagens em PNG com fundo transparente, o site PNGTree oferece diversas opções que fazem a alegria de qualquer designer.

24 – Logopond

Muitas vezes precisamos nos inspirar antes de criar um logotipo. O Logopond é uma verdadeira fonte de inspiração, onde é possível visualizar logotipos dos mais variados temas.

25 – Free Stock Textures

Como o próprio nome diz, o site Free Stock Textures disponibiliza diversas texturas para download gratuito. Lá você encontrará texturas de madeira, de metal, abstratas, graffiti, entre outras.

26 – Workana

Um ótimo lugar para encontrar freelancers para determinado projeto ou ainda para oferecer seus serviços de freelancer. A Workana é a primeira rede de trabalho remoto e independente da América Latina.

27 – Awwwards

Inspirador! O Awwwards reúne sites premiados em conceitos como usabilidade, design, criatividade, conteúdo e mobile.

28 – Videezy

Um banco de vídeos gratuitos que você pode utilizar em seus projetos. O Videezy oferece até mesmo vídeos em 4K para download gratuito.

29 – Artstation

Um ótimo lugar para se inspirar e buscar referências em arte digital. No Artstation você pode descobrir novos artistas ou, caso você seja um, criar seu portfólio por lá.

30 – Pixeden

Apesar de possuir alguns itens pagos, o Pixeden é uma ótima fonte para baixar arquivos gratuitos, como ícones, vetores e mockups.

31 – Colab55

Uma ótima opção para profissionais criativos independentes criarem uma loja. Com a Colab55 você pode montar seu próprio estúdio e vender almofadas, canecas e outros produtos com sua arte.

32 – Jornada Freelancer

Uma série de vídeos gratuitos sobre dicas e insights para quem deseja seguir a carreira freelancer. Se inscrevendo no Jornada Freelancer você terá acesso a um rico material que pode mudar sua forma de trabalhar.

33 – Vectary

Uma ferramenta incrível para criação de projetos em 3D que roda no próprio navegador. Na versão gratuita do Vectary você pode criar até 10 projetos.

34 – Contabilizei

O Contabilizei é um serviço de contabilidade online focado em profissionais liberais. Se você é freelancer ou tem uma pequena agência, confira os serviços que a empresa oferece!

35 – Yanko Design

Se você quer ficar por dentro do mundo do design de produto, coloque o Yanko Design na sua barra de favoritos e inspire-se com as criações postadas por lá.

36 – Google Trends

Indispensável para quem deseja criar estratégias de marketing. Com o Google Trends você consegue visualizar tendências de busca no Brasil e no mundo.

37 – Behance

É claro que o Behance também não poderia ficar de fora. Perfeito para se inspirar nos projetos de outros profissionais criativos e descobrir novos talentos.

38 – Pinterest

Uma outra fonte de inspiração que não pode faltar nos favoritos de qualquer designer é o Pinterest. Basta uma simples busca para encontrar diversas imagens inspiradoras para seu trabalho.

39 – Dribbble

Igualmente inspirador, o Dribbble é um site que todo designer deveria visitar diariamente. Lá você encontrará muito material de inspiração, principalmente em UI Design.

40 – Designerd

Para fechar a lista, é claro que não poderíamos deixar de falar de nós mesmos! O Designerd publica desde 2009 conteúdo relevante para profissionais criativos. Fique sempre por dentro das novidades seguindo nossa Fan Page e nosso perfil no Instagram!

Extras

É claro que somente 40 itens não resumem toda a infinidade de sites criativos que temos por aí.

Como material extra, também recomendamos que visite nossos amigos e parceiros do Design Culture, Minuto Design, Designers Brasileiros e Des1gnon, que sempre postam informações de qualidade para profissionais criativos.

Siga também os ótimos profissionais Walter Mattos, Pedro Panetto e Guilherme Encinas que buscam sempre compartilhar seus conhecimentos conosco.

E a lista não acaba por aqui. Se você sentiu falta de algum site, basta deixar seu comentário abaixo para deixar esse post ainda mais rico. Até a próxima!

Escrito por Guilherme Dantas

Fundador do Designerd, empreendedor digital, apaixonado por design, marketing digital, carros, cinema, astronomia e física quântica. Arranhador profissional de violão nas horas vagas.

3 Comentários

Leave a Reply
  1. Isso é preguiça cara? Eu gosto do site e talz, mas irrita o direcionamento demasiado… Tipo: Venho pro Designerd, vejo uma pauta legal e clico em continuar. Mas para minha surpresa eu só acho um link com a página original… Porque não colocam o conteúdo completo, invés de uma resenha e a fonte? Poxa, se for alguma parceria pra gerar tráfego pros outros sites tudo bem, mas eu acredito que a maioria dos usuários não gosta disso tanto quanto eu.

  2. Oi Rhayllan.

    Pode ter certeza de que não é preguiça, mas sim o estilo de postagem do blog (curadoria de conteúdo).

    O “Continuar” na página inicial foi feito mais por questão de layout, pois existem algumas matérias que ficam muito longas e acabavam deixando o blog com uma cara feia…

    Nosso objetivo sempre foi levar aos leitores links de qualidades. Futuramente, na medida do possível, queremos muito produzir conteúdo em maior quantidade.

    Desculpe se te irritamos.
    Grande abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…