Muitas vezes queremos criar um diferencial em um projeto (seja ele físico ou virtual) e decidimos usar imagens em preto-e-branco para desenvolver uma determinada atmosfera ou passar certo tipo de mensagem.

Quando bem utilizadas, imagens monocromáticas costumam ser bem interessantes, mas precisamos tomar alguns cuidados.

Por isso, se você pensa em utilizar imagens desse tipo em algum projeto, confira três dicas que podem te ajudar.

Cuidado com o contraste

A composição entre imagens e textos é algo comum para designers gráficos.

Da mesma forma que o contraste é importantíssimo quando utilizamos imagens coloridas, o mesmo acontece no uso de fotografias em preto-e-branco.

Se o texto também é preto ou branco, provavelmente vai se misturar à imagem, podendo passar despercebido. Portanto, se você quer dar destaque ao texto, procure utilizar cores que contrastam com a imagem escolhida.

Na imagem acima, qual das linhas está mais visível?

Preste atenção ao contexto da imagem

Sempre que for usar uma imagem em algum projeto, pergunte-se o motivo dela estar ali. Qual a mensagem que você quer passar?

Ao convertermos uma imagem para preto-e-branco, a mensagem (ou sensações) que a imagem passa pode se alterar.

Veja o exemplo abaixo:

A imagem é exatamente a mesma. Mas responda sinceramente: você sente as mesmas sensações ao observar as duas fotografias? Ou percebeu que a ausência de cores na imagem da direita alterou a mensagem que uma imagem desse tipo passaria?

É claro que esse é um conceito subjetivo, mas é importante prestar atenção e saber que a mesma imagem pode passar sensações diferentes quando usada em preto-e-branco.

Experimente isolar uma cor

A técnica não é novidade, mas pode criar belos resultados.

Ao converter uma imagem para preto-e-branco experimente isolar e deixar visível apenas uma cor.

Mais uma vez o contraste é importante nesse caso. Cores vibrantes costumam criar um belo equilíbrio com os tons monocromáticos da fotografia. O importante é testar e experimentar.

Exemplos de imagens em preto-e-branco com o destaque para uma cor específica

Quer participar do post e inserir mais alguma dica que te ajuda a trabalhar com imagens em preto-e-branco? Comente abaixo!

Agradecemos a Fotolia que disponibilizou as imagens para esse post.

Guilherme Dantas