in

3 coisas que um designer precisa saber sobre finanças

Para quem trabalha por conta própria, além de ter que lidar com as pressões que todo designer passa, é preciso saber lidar com suas finanças. E é aí que a situação pode parecer complicada.

Mas, se você está nesse mesmo barco, não se preocupe. Entender de finanças pode ser mais fácil do que você imagina. Foi por isso que preparamos esse post com três dicas importantes para você superar essa dificuldade.

1 – Separe finanças pessoais do trabalho.

Pra gerenciar suas receitas e despesas você não precisa de muito, mas é preciso entender que considerar toda grana que entra no mês como um pro-labore pode ser um erro. Não misture finanças pessoais com os seus ganhos profissionais. Grande parte dos novos empresários tem dificuldades nesse quesito. Fazer essa “salada mista” pode complicar seu controle financeiro.

2 – Tenha o controle do que você ganha e gasta.

Tenha em mente que é necessário ter controle de clientes, de despesas e de receitas. Esse é o mínimo de controle que você precisa ter para não gastar mais do que ganha, até porque, de designer pra designer, sabemos que nossa despesa é fixa mas a receita pode variar muito mês a mês.

Muitos designers que trabalham por conta não conseguem responder a simples pergunta “qual o seu salário ?”. É muito bom ver dinheiro entrando na conta, mas ainda melhor é ter o controle de quanto entra. Saber isso o ajudará a controlar melhor seus gastos e planejar melhor o futuro.

3 – Use uma ferramenta a seu favor.

Já citamos aqui no blog, e reafirmamos: uma ótima ferramenta que você pode usar é o ZeroPaper, que além de ser online e fácil de mexer, é grátis. Aliás, “grátis” é uma palavra quase mágica pra quem vive de freelance, não é mesmo?

O ZeroPaper possibilita gerenciar sua lista de clientes, para que você tenha o controle de quem já pagou e de quem você ainda irá receber, além de ter outras funcionalidades que servem de muita ajuda para quem tem seu próprio negócio.

Fica mais uma vez a dica: cadastre-se gratuitamente no ZeroPaper  e organize sua vida financeira.

Agora que você entende um pouco mais de finanças deixe seu comentário aqui embaixo e conte-nos o que achou do post.

Escrito por Guilherme Dantas

Fundador do Designerd, empreendedor digital, apaixonado por design, marketing digital, carros, cinema, astronomia e física quântica. Arranhador profissional de violão nas horas vagas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…