in ,

9 livros sobre finanças para designers e outros profissionais criativos

Se você sente dificuldade em administrar os custos do seu trabalho e a precificação dos seus serviços, essa seleção de livros sobre finanças poderá te ajudar bastante.

É muito comum ter dúvidas sobre esse assunto, mas se você deseja iniciar e administrar um negócio criativo de sucesso, seja sozinho ou com outras pessoas, precisa compreender bem o dinheiro e adquirir algumas habilidades financeiras essenciais para essa jornada.

Por isso, separamos alguns livros que podem te ajudar nessas dores, tanto na organização das finanças domésticas como em sua vida profissional, em especial na área criativa.

Livros de finanças para designers (em português)

Os primeiros livros da lista são aqueles livros de cabeceira, de fácil leitura e em português. Alguns são específicos para designers ou outros profissionais criativos, outros são indicados para qualquer pessoa, independente da área que atua, mas cada um poderá te ajudar de uma maneira diferente.

O Grande salto: Guia para você se lançar como freelancer nas industrias criativas, por Martina Flor

Em O Grande Salto, da Martina Flor, a autora mostra diversos tópicos relacionados à carreira de freelancer e, logo no primeiro capítulo, a autora explica o significado, os benefícios e os desafios de se tornar um freelancer, dividindo em algumas tarefas básicas, como comunicação, capitalização, execução, coordenação, precificação e administração.

A autora exemplifica e explora muito bem todas as tarefas no restante do livro, sendo literalmente um guia, didático e de leitura prazerosa.

Lucro primeiro: Transforme seu negócio de uma máquina de gastar dinheiro em uma máquina de fazer dinheiro, por Mike Michalowicz

Cheio de estudos de caso, conselhos práticos passo a passo e um senso de humor característico, Michalowicz fornece a qualquer empresário (porque mesmo que você seja um freelancer, você é sua própria empresa) um guia revolucionário que pode fazer com que você ganhe o dinheiro que sempre sonhou.

Para isso, no livro Lucro Primeiro, o autor sugere quatro princípios básicos e como isso pode simplificar a contabilidade e promover a gestão lucrativa dos negócios.

Ideal para quem está começando ou mudando o foco de uma empresa ou vida freelancer, ajudando a evitar processos maiores, caros e desgastantes, simplificando mas mantendo um crescimento constante do seu negócio.

O Mito Do Empreendedor, por Michael E. Gerber

A ideia de O Mito do Empreendedor é desconstruir a ideia de que somente o trabalho em si é suficiente para tudo e a que apenas sua capacidade técnica e horas laborais sem descanso são a única maneira de te trazer sucesso.

É muito comum ver histórias de publicitários que tentaram iniciar uma agência, designers ou ilustradores que deram o primeiro passo para montar um estúdio ou profissionais de audiovisual que iniciaram uma produtora.

O que todos esses profissionais tem em comum é que, apesar de terem capacidade técnica, podem não conseguir administrar bem o negócio.

O autor segue essa linha explorando três características: visão (empreendedor), execução (técnico) e organização (administrador), que juntas fazem o negócio ter uma chance muito maior de ter sucesso.

Startup de $100, por Chris Guillebeau

Apesar do termo Startup ser utilizado aqui, o livro A Startup de U$ 100, de Chris Guillebeau não foca apenas nesse tipo de negócio, mas também em um estilo de vida para quem quer seguir uma carreira solo, seja como freelancer ou em uma empresa enxuta.

Nele você vai encontrar várias histórias de sucesso de pessoas que não tinham a ideia inicial de empreender, mas devido a fatores externos, encontraram essa como a melhor opção para seguir a vida. Mas além das histórias, muitas dicas são passadas pelo autor, principalmente na questão da venda do seu serviço.

O princípio 80/20: Os segredos para conseguir mais com menos nos negócios e na vida, por Richard Koch

Em O Princípio 80/20, Richard Koch explora muito bem o chamado princípio de Pareto (nome devido ao economista italiano Vilfredo Pareto, autor do conceito inicial), com o objetivo de ajudar você a encontrar os seus 20% essenciais.

O autor defende que esse um princípio essencial para quem busca trabalhar de forma mais inteligente, aumentando a qualidade de vida e ampliando sua capacidade de produção. Com mais resultados, o estresse diário também será reduzido devido a menos frustrações e demandas reduzidas.

Pai rico, pai pobre, por Robert T. Kiyosaki

Provavelmente a obra Pai Rico Pai Pobre é um dos maiores clássicos de finanças pessoais, um livro essencial para qualquer freelancer, já que a empresa é intimamente ligada a pessoa em si.

O autor utiliza a analogia de que, se não tomarmos cuidado, viveremos em uma “corrida de ratos”, onde a rotina do trabalho serve apenas para pagar as contas, sendo necessário reiniciar o ciclo infinitamente, sem que a pessoa seja realmente livre.

A obra é um excelente ponto de partida para quem deseja entender melhor o conceito de ativos e passivos no mundo financeiro, além de nos conscientizar das inúmeras oportunidades que a vida traz, enxergando o empreendedorismo como um instrumento para a liberdade.

Livros de finanças para designers (em inglês)

Se você já tem um certo conhecimento no idioma, aproveite e pratique seu inglês aprendendo muito com essa seleção de livros internacionalmente reconhecidos, mas exclusivamente na língua inglesa.

Motivation for Creative People: How to Stay Creative While Gaining Money, Fame, and Reputation, por Mark McGuinness

Motivation for Creative People: How to Stay Creative While Gaining Money, Fame, and Reputation (English Edition) por [Mark McGuinness]

O livro Motivation for Creative People, de Mark McGuinness passa as informações de forma bem clara, concisa e consistente, com o objetivo de ajudar a compreender e utilizar as várias forças que nos obrigam a fazer qualquer coisa na vida.

Independente de sua área de atuação, no mercado criativo ou não, a energia que você precisa para trabalhar e viver é proveniente de vários fatores, internos e externos. Pensando nisso, o autor utiliza a metáfora do cata-vento, que, uma vez que você captura o vento de várias fontes de energia, suas rodas irão girar e misturar as cores em algo especial.

Para aplicar isso na prática, o autor propõem exercícios simples e interessantes que podem ajudar muito a se manter criativo e produtivo, gerando mais receita e possibilitado ter uma vida melhor.

Stop Thinking Like a Freelancer: The Evolution of a $1M Web Designer, por Liam Veitch

Stop Thinking Like a Freelancer: The Evolution of a $1M Web Designer (English Edition) por [Liam Veitch, Alec Ross]

Com um nome bem curioso, o livro Stop Thinking Like a Freelancer conta a jornada do autor Liam Veitch que começou como um freelancer com apenas um notebook e um espaço alugado para dono de uma agência milionária.

O livro foi escrito para ajudar freelancers a rentabilizar melhor seus negócios e fornecer conselhos práticos, como repelir clientes “maçã podre”, criar previsibilidade de renda, alavancar receita recorrente, dentre outros.

Extra: eBook Grátis (com Kindle Unlimited)

Caso ainda não tenha a assinatura Kindle Unlimited, você pode experimentar o serviço de graça por 30 dias.

Se você já é assinante, pode aproveitar de graça esse ótimo livro do Eduardo Amuri:

Finanças para Autônomos, por Eduardo Amuri

Finanças para Autônomos por [Eduardo Amuri]

No livro Finanças para Autônomos, o autor explora diversas questões que quem trabalha por conta própria precisa lidar.

O livro auxilia diversos profissionais liberais a entenderem conceitos como fluxo de caixa, precificação de serviços e organização financeira além de abordar outros assuntos que vão dar um norte para qualquer profissional autônomo.

Conclusão

O que achou dessas indicações de livros de gestão financeira e empreendedorismo para profissionais criativos? Se quiser mais sugestões, confira mais dicas livros interessantes para profissionais criativos em nossas outras listas.

E se tiver outras indicações, compartilhe nos comentários seus exemplares favoritos!

Observação: Esse artigo contem links de afiliados da Amazon. Através deles recebemos uma pequena comissão pelas vendas, que ajudam a manter o blog sempre ativo com várias dicas e novidades para você. Não se preocupe, nenhuma taxa adicional é cobrada por isso.

Escrito por Julian Nunes

Designer e professor nas áreas de computação e editoração gráfica e também apaixonado por cinema, animação, motion e flertando com fotografia.