Três efeitos fotográficos para experimentar na hora dourada

Compartilhe:
Publicidade

Você já conferiu o que é a hora dourada, aquele momento do dia tão aguardado por muitos fotógrafos.

Mas, de nada adianta esperar por esse momento e sua iluminação particular e não saber direito o que fazer.

Apesar de conseguirmos simular, até certo ponto, as cores e alguns efeitos gerados pela hora dourada, nada melhor do que os efeitos naturais desse momento tão mágico, como esses que veremos a seguir:

Recorte acentuado

Quando fotografamos em estúdio ou outros ambientes controlados, uma luz muito importante e muitas vezes ignorada é a Luz de Recorte (Rim Light), que é a luz que fica por trás, responsável por destacar o objeto, contornando o mesmo com as laterais levemente iluminadas.

Esse efeito, dependendo da posição em que você, o objeto e o sol estiverem, pode ficar mais ou menos forte. Na imagem acima é possível ver a Luz de Recorte de uma maneira bem nítida, mas possivelmente o fotógrafo utilizou algo para rebater a luz na frente da personagem, iluminando seu rosto mas com menos intensidade que o fundo. Técnica também muito útil quando tiramos fotos contra a luz.

Se pegarmos o sol muito de lado e ficarmos bem contra ele conseguimos também as silhuetas, efeito bem legal de se fazer, mas claro, sabendo o momento certo, já que muitos detalhes da imagem irão praticamente desaparecer.

Captura de movimento

Como a luz já está mais fraca, muitas vezes temos que aumentar o ISO e a abertura ou reduzir a velocidade de captura. Se você optar por deixar a velocidade menor, para que mais luz entre no sensor, você terá o desfoque de movimento para qualquer coisa que se mover

É bem legal fazer esse teste quando estiver com um tripé para capturar o movimento da água, por exemplo, podendo deixar a abertura bem pequena (f/16 ou f/22), o ISO também baixo, como 100 ou 200 e brincar com velocidade, que vai variar conforme a quantidade de desfoque de movimento que deseja capturar, mas começando com 1/8s você já tem alguns resultados interessantes.

Lens Flare

O flare é um “defeito” que pela questão visual acabou sendo aproveitado e utilizado como efeito. Mas na verdade é uma aberração óptica que acontece por conta do modo que a luz passa pela lente, formando manchas circulares ou hexagonais por cada camada da lente que ele passa.

É muito comum esse flare ser reforçado no Photoshop, mas tome cuidado para não criar uma aberração de verdade, colocando o efeito em lugares que seria impossível de ele sair, como áreas que não emitem luz.

O Lens Flare original (feito pela própria lente) sempre vai ser muito mais bonito, mas nem sempre acontece na hora que você quer, podendo até estragar a imagem.

Como vimos, a Hora Dourada cria imagens que não são só mais “fáceis” de ficarem perfeitas como também cai no gosto de praticamente todo o público. Mas claro que nem sempre é a melhor opção de horário, conforme a mensagem que você quer passar com aquela foto. Por isso vale a pena também pensar na Hora Azul como uma opção válida, caso queira algo mais sóbrio.

Até a próxima!

Publicidade
Este artigo foi escrito por:
Picture of Julian Nunes
Julian Nunes

Veja também

Itaú passa por rebranding e apresenta sua nova marca

Confira os detalhes do rebranding do Itaú, que apresentou uma identidade visual renovada, novo slogan e uma paleta de cores mais abrangente.

25 fontes elegantes (gratuitas e premium) para usar em seus projetos

Confira essa incrível seleção com 25 fontes elegantes gratuitas e premium para você baixar e usar em seus próximos projetos.

World Design Rankings: o que é e como fazer parte dele

Você sabe o que é o World Design Rankings? Saiba mais sobre esse ranking mundial do design e confira como fazer parte dele!