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Testamos o novo Peugeot 208 Griffe

Depois de um tempo sem falarmos sobre os lançamentos do mundo automobilístico, devido a pandemia que, infelizmente, ainda está forte nesse momento, tivemos a oportunidade de experimentar o Peugeot 208 Griffe na sua versão 2021.

Quer um resumo do que irá encontrar nesse carro? O compacto vem recheado com os equipamentos de última geração, como faróis totalmente em LED, painel de projeção 3D, teto solar panorâmico, sistema de carregamento indutivo de celular, multimídia de 7 polegadas compatível com Android Auto e Apple CarPlay, forro de assento alcantara, farol alto automático e calibração/leitura automática de velocidade.

Assim como o nos outros artigos, nosso foco é no design e na experiência de dirigir o carro, então, vamos começar com justamente com isso.

O design do novo Peugeot 208

Exterior

O novo Peugeot 208 tem o estilo como um de seus pontos fortes, desde a carroceria de boa proporção (comprimento de 4,05 metros, largura de 1,73 metros, altura de 1,45 metros e entre eixos de 2,53 metros), que além da questão estética, traz uma ótima estabilidade.

Suas linhas formam um contorno bem diferente e chamativo, assim como quase tudo nele, dando uma sensação de movimento mas conseguindo equilibrar bem a sensação de força e suavidade.

Assim como os outros modelos atuais da Peugeot, a frente do 208 com sua grade única e aparência felina, com os icônicos dentes de sabre em LED, fazem uma assinatura inconfundível e muito atraente.

Interior

O painel tem toque macio com detalhes em black piano e detalhes cromados. O 208 Griffe conta também com bancos revestidos de Alcantara (um tipo de camurça nobre), carregador de celular por indução, volante revestido de couro, acesso e partida sem chave.

i-Cockpit 3D

Já tradicional nas últimas versões dos carros da Peugeot, o cockpit com o volante reduzido mas com acesso fácil e rápido a tudo, ganhou uma evolução nessa linha, com o novo painel de instrumentos 3D holográfico, trazendo algumas informações úteis sobre a direção do veículo em profundidades diferentes, destacando o que for mais importante no momento.

Boa parte das instruções que aparecem de acordo com a importância ou urgência, fazem parte da grande quantidade de sensores de segurança que vou mencionar na sequência, mas adianto que ajudam muito na capacidade de resposta, eficiência e melhor leitura.

Conforto e segurança

O design é um ponto extremamente forte da linha, mas graças ao completo conjunto de tecnologias de segurança que o carro apresenta, faz o 208 se destacar bem neste segmento do mercado.

Peugeot Driver Assist

É um pacote de tecnologias presentes nesse modelo que fazem uma diferença grande no conforto e segurança da direção do 208:

Alerta de colisão

Alerta o motorista quando houver risco de colisão com um veículo da frente ou com um pedestre atravessando a rua. Dependendo do risco detectado e do nível de alerta configurado pelo motorista, diferentes tipos de avisos podem ser acionados e exibidos no painel.

Frenagem de emergência

Se o condutor não conseguir reagir, o sistema de travagem automática de emergência será ativado para reduzir a velocidade de colisão ou evitar uma colisão frontal.

Com o auxílio de uma câmera localizada na parte superior do para-brisa, essa função detecta obstáculos atuando no sistema de frenagem do veículo – por exemplo, outro carro está dirigindo ou estacionado na mesma direção.

Alerta e correção de mudança de faixa

O veículo é equipado com uma câmera na parte superior do para-brisa, que pode reconhecer as linhas da via (contínua ou segmentada) e alertar o motorista quando ultrapassar acidentalmente a marcação longitudinal no piso da pista.

Além do alerta, quando a mudança de faixa está acontecendo de maneira sutil, caracterizando um possível descuido ou sono, o volante inicia um ajuste automático na direção.

Assistência de farol alto

Uma câmera localizada no alto do para-brisa analisa fontes de luz como faróis de outros carros que venham na direção oposta e então o sistema alterna automaticamente entre luz forte para a fraca de acordo com o tráfego e as condições de iluminação. Otimiza o tempo de ciclo sob luz forte para melhorar a segurança.

Reconhecimento de placas de velocidade

Uma câmera localizada na parte superior do para-brisa lê a placa de limite de velocidade e pode alertar sobre estar andando acima dele (o sistema também usa as informações de limite de velocidade contidas no mapa do sistema de navegação).

Carregamento wireless de smartphone

O carregamento sem fio de telefones inteligentes é uma função muito útil no uso diário. No 208 ele fica em um compartimento logo abaixo do painel multimídia, em formato de um estojo rebatível.

Conclusão

A série 208 está equipada com motor 1.6 com câmbio automático de seis marchas, trazendo uma boa relação de consumo mas nem tanto na potência, fazendo com que suas outras características precisassem se “esforçar mais” para compensar essa pegada mais esportiva que o carro poderia ter. Mas acredito que foram bem-sucedidos nisso, com um design e conforto que poucos carros da mesma categoria alcançam.

Algumas tecnologias inéditas para hatchs, como aviso de colisão, frenagem de emergência, aviso de mudança de faixa e correção de desvio dão muitos pontos ao compacto premium da Peugeot.

Tenho certeza que apaixonados pela marca vão fortalecer seus laços e alguns descrentes podem se surpreender com essa versão.

Até a próxima!

Escrito por Julian Nunes

Designer e professor nas áreas de computação e editoração gráfica e também apaixonado por cinema, animação, motion e flertando com fotografia.