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Rolls-Royce anuncia nova identidade de marca

Seguindo a tendência de muitas outras montadoras nos últimos anos, a fabricante de carros de luxo Rolls-Royce anunciou recentemente o redesign total de sua identidade visual.

A necessidade de modernização veio após a montadora observar que a idade média dos seus clientes diminuiu consideravelmente, caindo para 43 anos.

Para essa mudança, a Rolls-Royce nomeou Marina Willer, sócia do estúdio de design Pentagram para criar uma nova identidade de marca, projetada para atrair a nova demografia de clientes e tudo o que eles representam tanto digitalmente quanto fisicamente.

Marina Willer comentou: “O que logo ficou claro é que a Rolls-Royce deixou de ser considerada uma fabricante automotiva para se tornar uma referência no mundo do luxo. Era essencial para nós garantir que a nova identidade da marca refletisse essa mudança. Precisávamos apresentar a Rolls-Royce de uma forma inovadora e relevante – conversando com novos públicos e, ao mesmo tempo, respeitando os clientes leais da empresa.”

Espírito do Êxtase

Presente nos veículos desde 1911, o Espírito do Êxtase (Spirit of Ecstasy, em inglês), símbolo icônico da Rolls-Royce, ganhará mais destaque em sua nova identidade visual.

Apesar da escultura física no capô dos veículos permanecer inalterada, sua nova versão digital ganhou a forma de ilustração, com uma suavização e modernização de seus detalhes.

Outro detalhe interessante é a mudança de direção da ilustração, que antes apontava para a esquerda e agora para a direita, refletindo a visão de futuro da marca.

Cores

A equipe de design da Pentagram escolheu um tom de roxo para marcar a nova identidade visual da Rolls-Royce.

O roxo é historicamente raro na natureza e tem raízes na mitologia, arte e realeza, significando riqueza e poder. Em uma homenagem ao Spirit of Ecstasy, uma cor chamada Purple Spirit abrirá o caminho para o futuro ao se tornar a cor característica da Rolls-Royce.

Além disso, um tom dourado metalizado foi escolhido para compor as peças impressas e outras cores compõem uma paleta completa para a comunicação visual.

Monograma

O emblema clássico, com os “R’s” sobrepostos e dentro da moldura metalizada (chamado pela marca de medalha de honra) permanecerá inalterado nos veículos, mas no restante da comunicação da marca, o monograma aparecerá sem a moldura.

 

Tipografia

A equipe de design da Pentagram explorou e testou vários tipos de fontes em busca de uma fonte que representasse luxo, mas sem ser abertamente decorativa. Eles acreditavam que a fonte também deveria demonstrar a conexão com a história da marca.

A fonte escolhida foi a Riviera Nights, que vem da mesma família de Gil Sans Alt, a fonte anterior da marca, mas com letras adicionalmente trabalhadas e chanfradas.

Agora todas as letras estão em caixa alta e as palavras “Motor Cars” diminuíram de tamanho, com a ênfase voltando para a Rolls-Royce.

Confira a visão geral do redesign:

E aí, o que achou da nova identidade de marca da Rolls-Royce? Deixe seu comentário!

Guilherme Dantas

Escrito por Guilherme Dantas

Fundador do Designerd, empreendedor digital, apaixonado por criatividade, carros, educação financeira e cinema. Arranhador profissional de violão nas horas vagas.

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