in ,

A icônica fonte Helvetica ganha redesign após 35 anos

Em 1957 o designer de fontes Max Miedinger foi contratado por Eduard Hoffmann, diretor da Haas Type Foundry, para projetar um tipo de letra sem serifa com objetivo de competir com a popular família de fontes sans-serif Akzidenz Grotesk.

O resultado foi uma fonte batizada de Neue Haas Grotesk, renomeada em 1961 como Helvetica.

Devido a sua simplicidade e legibilidade, a fonte se tornou muito popular e nos anos 80 passou por uma reformulação para se adaptar às necessidades da época. O redesign deu origem à Helvetica Neue.

E agora, 35 anos após a última reformulação, a Monotype, que detém os direitos de licenciamento da fonte, divulgou o redesign da, provavelmente, fonte mais famosa do mundo.

Conheça a…

Helvetica Now!

O planejamento e o design da Helvetica® Now começaram em dezembro de 2014, com o objetivo de criar uma Helvetica que atenda às necessidades dos designers e criativos de hoje. A Helvetica Now foi um esforço colaborativo envolvendo dezenas de designers e engenheiros no Monotype Studio.

A fonte está disponível em três tamanhos ópticos – Micro, Texto e Display. Todos os caracteres da fonte foram redesenhados para se adaptarem à variedade de telas e tamanhos que existem hoje.

Além dos três tamanhos distintos para a família de tipos, novos glifos também foram adicionados, oferecendo aos designers muito mais opções na utilização dos caracteres.

A nova família da fonte também conta com vários pesos, indo desde o Light até o Extra Bold. No site do projeto é possível fazer os testes para ver em tempo real a mudança da fonte.

Confira o vídeo para saber mais detalhes sobre o projeto:

Escrito por Guilherme Dantas

Fundador do Designerd, empreendedor digital, apaixonado por criatividade, carros, finanças pessoais e cinema. Arranhador profissional de violão nas horas vagas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…