in

Design Automotivo: Novo Chevrolet Cruze

O que podemos esperar dos carros nos próximos anos? Mais tecnologia, segurança e itens que deixam a experiência de dirigir mais prazerosa? Durante a semana que fiquei com o Novo Chevrolet Cruze tive uma certeza: o futuro já chegou.

novo-chevrolet-cruze-2017

Linhas expressivas

Um aspecto inegável para qualquer pessoa que vê o carro por fora são suas linhas expressivas, pontudas e agressivas, bem características de um Muscle Car americano.

Esqueça superfícies lisas e enfadonhas. Em cada ângulo do carro é possível notar linhas e chanfros, que transmitem dinamismo e refletem de forma única a luz do sol. Uma combinação perfeita com o branco perolado da versão que experimentei.

novo-chevrolet-cruze-2017-linhas-expressivas

O farol dianteiro é algo que também me surpreendeu bastante: perto da grade, a geometria pontiaguda parece combinar perfeitamente com o próprio logo da Chevrolet.

O farol se estica até a lateral do carro e termina numa forma também pontiaguda, porém circular, criando um design único.

novo-chevrolet-cruze-2017-detalhe-farol-dianteiro novo-chevrolet-cruze-2017-led

A faixa de LED’s completa o visual que é realmente uma obra de arte. O único ponto negativo é o fato de que, quando acionamos a seta, a faixa de LED’s do farol com a seta ativa se apaga, dando um aspecto “caolho” ao veículo.

A traseira é mais sóbria que a dianteira, revelando uma personalidade mais séria, principalmente pelo ângulo escolhido nas lanternas. Mas ainda assim é possível notar o cuidado dos designers em evidenciar as linhas que percorrem todo o carro.

novo-chevrolet-cruze-2017-traseira

Interior e Tecnologia

Se as linhas do lado de fora transmitem a ideia de um carro agressivo e dinâmico, ao entrar, conheci seu outro lado: sua personalidade geek.

Sim, se você é fã de gadgets e tecnologia, com certeza o Cruze não vai decepcionar. O volante lembra um joystick com muitos botões, na frente e atrás.

novo-chevrolet-cruze-2017-volante

Como toda tecnologia, demora um tempo para nos acostumarmos com todas suas funções. Mas depois, fica aquela sensação de “como os carros não tinham isso antes?”.

O próprio painel do Cruze é um show de informações que avisam até mesmo a pressão dos pneus. Sua central multimídia de 8 polegadas (7, nas versões que não são LTZ) permite obter todas as informações necessárias para uma boa navegação.

novo-chevrolet-cruze-2017-painel

novo-chevrolet-cruze-2017-central-multimidia

Os sensores de estacionamento são bem intuitivos e funcionam de forma muito precisa, porém senti falta de uma resolução maior para a câmera de ré, que também poderia ser centralizada, facilitando ainda mais as manobras.

O cuidado na costura dos bancos, do volante e do console também é algo que agrada aos olhos e faz com que o toque para sentir a textura seja quase inevitável.

novo-chevrolet-cruze-2017-detalhes-costura

Dirigir o Novo Cruze é ter a nítida impressão de que você não está sozinho. A cada pisada no acelerador ou movimento do volante é fácil perceber que existe um computador inteligente te auxiliando na direção. Sabe o Jarvis, da armadura do Homem de Ferro? É quase isso.

Talvez a função que mais surpreenda seja o Easy Park, que estaciona o carro sozinho em vagas horizontais e perpendiculares. É a autonomia chegando de forma ainda tímida, mas muito eficaz.

Sua tecnologia conta também com assistente de permanência na faixa, que à partir dos 70km/h detecta por meio de sensores por câmeras frontais se o carro está avançando a faixa (da esquerda ou direita) de forma não-intencional, corrigindo automaticamente o volante.

Falando em alertas, o alerta de ponto cego no retrovisor é um auxilio fantástico para o motorista, que dá muito mais segurança na hora de trocar de faixa.

novo-chevrolet-cruze-2017-movimento

O alerta de colisão frontal também ajuda a prevenir distrações no volante e avisa por meio de um sinal sonoro e visual quando há risco de colisão iminente. Vale lembrar que o alerta pode ter sua sensibilidade ajustada e pode ser desligado caso o motorista queira.

A tecnologia OnStar também é um bom auxílio para quem deseja obter informações rápidas sobre o trajeto e locais próximos. No meu teste, perguntei ao operador sobre qual o restaurante mais próximo e em poucos segundos o GPS indicava a direção.

novo-chevrolet-cruze-2017-onstar

Uma grande tendência na tecnologia veicular é o uso de aplicativos no Smartphone para que algumas funções do carro estejam disponíveis à distância.

O aplicativo OnStarBR da Chevrolet cumpre bem seu papel e permite funções básicas como travar e destravar portas, criar alertas de movimento e velocidade e outras funções que transmitem mais segurança para o proprietário do veículo.

novo-chevrolet-cruze-2017-app-onstarbr

O Novo Cruze com certeza é uma amostra do futuro e dos itens que serão cada vez mais comuns (e indispensáveis) em carros nos próximos anos.

Como fã assumido de tecnologia e do universo geek, encontrei no Cruze o casamento perfeito entre belo design e tecnologia de ponta.

novo-chevrolet-cruze-2017-design-frontal

Fotografias de Isa Gonsales.

Escrito por Guilherme Dantas

Fundador do Designerd e Confred, empreendedor digital, apaixonado por design e marketing. Também vive falando sobre carros, física quântica, astronomia e cinema. Nas horas vagas, arranha violões.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…