in

Design Automotivo: Honda HR-V

Lembro, na época de seu lançamento, a primeira vez que vi um HR-V na rua e fiquei alguns segundos admirando suas formas, seus vincos e linhas, que deixam claro o bom trabalho de design em seu exterior.

E não é pra menos. O SUV esportivo da Honda realmente chama a atenção pelo seu design que, apesar de já estarmos acostumados, ainda impressiona e se diferencia de outros carros da mesma categoria.

Linhas Marcantes

Basta uma volta ao redor do carro para notar que seu diferencial são as linhas marcantes, que dão um ar jovem e dinâmico.

Os vincos laterais são um espetáculo à parte, que combinados com outras linhas que percorrem todo seu corpo, parecem manter o veículo em constante movimento, mesmo estacionado.

Sua frente acompanha o ar despojado e jovem. Não é intimidadora, mas sim convidativa: suas formas agradáveis (ouso dizer que lembram um sorriso) parecem convidar o motorista a entrar no carro e acompanhar seu dinamismo.

Ponto positivo no quesito “coerência visual”. Todas as linhas do exterior parecem ter sido pensadas em expressar uma única  e clara mensagem. Não é do tipo de carro que se confunde entre duas ou mais personalidades.

Faróis, lanternas e retrovisores concordam em passar a mesma impressão, criando uma agradável harmonia.

Outra ótima sacada dos designers foi colocar a maçaneta da porta do passageiro “escondida” na coluna do carro, criando uma sensação ainda maior de movimento.

E o interior?

A versão testada (EX) infelizmente não possui banco de couro nem a elogiada central multimídia de 7 polegadas da versão topo de linha (EXL). Para quem passou um bom tempo observando seu moderno e elegante exterior, isso pode ser um belo balde de água fria.

Mas pelo menos pude testar o ar-condicionado digital, totalmente touch screen, que confere um toque bastante tecnológico ao seu interior.

O painel de instrumentos é simples mas bem apresentado. O destaque vai para a iluminação em LED do velocímetro, que fica verde quando o carro é conduzido de modo econômico.

O volante tem um bom acabamento e as principais funções ao alcance dos dedos. A pequena grade em sua base, bem como seu formato é uma inteligente referência à grade frontal do veículo.

É interessante notar como o painel frontal se divide, posicionando tanto o ar-condicionado quanto a central multimídia em direção ao motorista.

Por fim, o SUV esportivo da Honda surpreende por sua beleza e pela capacidade de demonstrar modernidade e dinamismo, principalmente em seu design exterior.

É a prova de que um bom design é capaz de transmitir uma mensagem clara e cativante.

Fotos de Isa Gonsales

Escrito por Guilherme Dantas

Fundador do Designerd e Confred, empreendedor digital, apaixonado por design e marketing. Também vive falando sobre carros, física quântica, astronomia e cinema. Nas horas vagas, arranha violões.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…