Nos últimos anos, a Disney Research trouxe novidades cada vez mais interessantes em seus projetos. Em um recente pronunciamento, a empresa anunciou o desenvolvimento de um aplicativo em realidade aumentada que mostra os personagens da Disney em 3D conforme as crianças estão os colorindo.

Para tanto, é necessário que se aponte um dispositivo (de modo parecido a quando inserimos um QR Code nos celulares) para ver o personagem que está sendo colorido ganhar vida. E o resultado final é incrível!

aplicativo-colorir-realidade-aumentada-disney

O sistema funciona de uma maneira bem simples, possibilitando que o desenho ganhe forma ao mesmo tempo em que é pintado pela criança.

Além de todas essas novidades, o app reconhece o movimento da folha sobre a qual a imagem está sendo colorida, fazendo desta forma com que o desenho ganhe mais movimentos.

A proposta de colorir um desenho em um aplicativo não é novidade, mas o grande trunfo da Disney Research neste produto é a possibilidade de fazer tudo isto em tempo real.

Ou seja, à medida que as cores são adicionadas no papel, o aplicativo mostra simultaneamente as texturas sendo criadas no modelo de realidade aumentada. Incrível, não?

O Video abaixo exibe alguns detalhes mais técnicos acerca do app, bem como alguns testes que foram feitos a fim de avaliar a qualidade da tecnologia que estava sendo empregada.

Os modelos podem ser virados para serem vistos de ângulos diferentes e, ainda por cima, podem ser capazes de se movimentarem de acordo com uma animação pré determinada.

Como se não bastasse, todos os modelos também são capazes de interagir com a superfície do livro de colorir. O aplicativo ainda está em fase de pesquisas e sem uma data de lançamento definida ou mesmo pra qual tipo de plataforma ele será lançado.

Então, só nos resta esperar!

Guilherme Dantas