• Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Telegram
  • Sobre
  • Quero Anunciar
  • Contato
  • Política de Privacidade

Designerd

  • Cursos
    • Curso de Photoshop Online
    • Curso de Illustrator Online
  • Downloads
    • Fontes
    • Mockups
    • Edição de Imagens
    • Vídeos e Motion Design
  • Artigos
    • Design
    • Fotografia
    • Processos de Criação
    • E-commerce
  • Utilidades
    • Ferramentas
    • Tutoriais
    • Sites
    • Livros
  • Inspiração
    • Design
    • Ilustração
    • Fotografia
    • Arte
    • 3D
    • Tipografia
    • Branding
  • Novidades
    • Design de Marca
    • Design de Produto
    • Design Automotivo
    • Tecnologia
    • Tipografia
Menu

Designerd

You are here:

  1. Home
  2. Artigos
  3. Design
  4. O papel da geometria na criação de logotipos
in Artigos, Design

O papel da geometria na criação de logotipos

por Éricles Batista 17 de setembro de 2020, 16:48

Canal no TelegramCompartilheTuíte

Quando algumas pessoas escutam a palavra “Geometria” ou “Matemática” já ficam com o pé atrás sobre o que há por vir.

Mas deixa eu te contar uma coisa: a Matemática está presente em tudo!

Mas não me abandona agora, deixa eu te mostrar o meu ponto.

Muitas pessoas tiveram uma experiência ruim com a Matemática no ensino médio. Elas não veem cabimento para o que é aprendido em sala e o que pode ser aplicado na vida prática.

Eu entendo você…

Entretanto, a Matemática está inegavelmente presente nas nossas vidas.

Se você procurou trabalhar com uma profissão criativa como um refúgio da Matemática, ainda assim vai se esbarrar com ela no corredor.

Não podia ser diferente com a criação de logotipos.

Os logotipos são ferramentas poderosas de comunicação visual, e eu sei que você tem completa certeza disso.

Mas não livre da Matemática, os logotipos também possuem relações, proporções e espaçamentos que só foram possíveis a partir de uma base geométrica.

Ou como a autora do livro Geometria no Design diz: não há divisão de espaços e localização de elementos sem a modulação e os suportes geométricos.

Neste artigo, eu quero te mostrar o papel da Geometria na criação de logotipos. E para isso, vou remontar a história de algumas marcas famosas e explicar a mudança de estilo dos seus logotipos.

Vamos lá?

Evolução dos logos

Em 1897, a palavra Shell alcançou o status corporativo.

O primeiro símbolo adotado em 1901 foi da concha de um mexilhão, isso porque em 1891 a Marcus Samuel and Company (antiga Shell) comercializava antiguidades, raridades e conchas do oriente.

Mas essa representação mudou durante os anos, acompanhando tendências do Design Gráfico.

Hoje, o símbolo conhecido mundialmente, feito em 1971, foi simplificado e geometricamente relacionado.

A mesma coisa aconteceu com a marca de produtos eletrônicos Apple.

Em 1976 foi criada o primeiro protótipo por Ronald Wayne (ex-sócio) e Steve Jobs.

Mas Steve Jobs entendeu que com suas formas complexas e excesso de detalhes, aquele logotipo não representava os ideais nem o seu posicionamento da empresa.

Por isso o designer Rob Janoff foi contratado no ano seguinte para criar o novo logotipo da Apple.

É aí que nasce a famosa maçã mordida…

Desde então o logo passou por alguns ajustes, mas nada significativo para o público geral, já que a maçã continua a mesma.

E se você quer entender mais sobre a história da apple, eu preparei um vídeo para você lá no meu canal do YouTube, onde conto os principais detalhes do desenvolvimento do logotipo da Apple.

Algo mudou

E como você pôde perceber, os logotipos dos exemplos citados acima tiveram um padrão evolutivo.

Ambos, antes com excesso de detalhes e alta complexidade visual, resumiram-se à símbolos simples e de alta pregnância.

Para as pessoas que nasceram no final do século XX e não acompanharam o processo histórico, pode ser muito óbvio o motivo da mudança, mas há várias justificativas para isso.

Estudos acerca do funcionamento do cérebro e memória são muito responsáveis, mas na linha do tempo que vou te contar agora, responsabilizo um designer por isso.

Dieter Rams

Nascido em 1932 na Alemanha, Dieter Rams é um designer industrial de grande influência no século XX, influências que conseguimos perceber até hoje.

Jonathan Ive, ex-líder de Design industrial da Apple é assumidamente influenciado pelo trabalho de Dieter Rams na Braum.

Conseguimos observar essas influências em vários produtos da Apple.

Mas qual a relação de Dieter Rams com a Geometria na criação de logotipos?

Dieter documentou 10 mandamentos que considerava ditar o bom Design. E foi a partir desses princípios que muitas outras influências do Design se embasaram.

Já existe um artigo completo explicando esses mandamentos, por isso vou trazer apenas três que considero relevante para explicar o papel da Geometria.

O bom Design tem longa duração e nunca deve parecer antiquado

Lembra dos primeiros logotipos da Shell e Apple?

O bom Design precisa ser completo até o último detalhe

Nada deve ser arbitrário ou deixado ao acaso. Cuidado e precisão mostram respeito ao usuário.

Menos, porém melhor

O bom Design é livre de excessos. Ou como o arquiteto norte-americano Louis Sullivan dizia: a forma segue a função.

Mas e a Geometria?

Segundo o escritor Richard Perassi, existem 3 estilos de criação para logotipos, são eles:

  • Visual-naturalista
  • Emocional-expressivo
  • Racionalista-simbólico

Este último é facilmente percebido como último estágio das marcas mais famosas.

Mostrei duas delas, mas é possível observar a história de dezenas marcas e identificar esse padrão.

O estilo racionalista-simbólico é marcado pelas representações geométricas e simplificação das formas naturais.

Tanto a concha como a maçã são formas encontradas na natureza onde, na representação atual dos logotipos, possuem uma simplificação livre de sombras e texturas, apenas com o essencial para identificação, segundo o 10º mandamento de Dieter Rams.

E a Geometria, como abordagem da expressão gráfica, tem exatamente esse papel, simplificar e organizar as formas naturais em padrões facilmente replicáveis que torna o reconhecimento mais intuitivo.

Conclusão

Essa foi apenas uma parte do nosso conteúdo sobre geometria de design.

No próximo artigo, você verá um aprofundamento maior sobre os benefícios de trabalhar com geometria na criação de logotipos.

Até lá!

Escrito por Éricles Batista

Designer de marcas e empreendedor digital apaixonado por Matemática, música, processos e cozinha. 90% dedicado e 40% chato segundo sua namorada.

  • facebook
  • instagram
  • linkedin
  • youtube

Acho que você vai gostar também

  • A importância de um logotipo para os negócios

  • Qual a importância de uma marca para pequenas empresas?

  • CVC Viagens reposiciona marca e lança nova identidade visual

  • Ultragaz passa por revitalização da marca e ganha logotipo mais moderno

  • 5 dicas para ir além do logotipo e criar elementos gráficos que exploram o potencial da marca

  • Como pequenas empresas criam seus logos: uma pesquisa do Logaster

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Telegram

© 2009 - 2022 Designerd® - Todos os direitos reservados.

  • Sobre
  • Quero Anunciar
  • Contato
  • Política de Privacidade
Entre para nosso Canal do Telegram!
Back to Top
Close
  • Cursos
    • Curso de Photoshop Online
    • Curso de Illustrator Online
  • Downloads
    • Fontes
    • Mockups
    • Edição de Imagens
    • Vídeos e Motion Design
  • Artigos
    • Design
    • Fotografia
    • Processos de Criação
    • E-commerce
  • Utilidades
    • Ferramentas
    • Tutoriais
    • Sites
    • Livros
  • Inspiração
    • Design
    • Ilustração
    • Fotografia
    • Arte
    • 3D
    • Tipografia
    • Branding
  • Novidades
    • Design de Marca
    • Design de Produto
    • Design Automotivo
    • Tecnologia
    • Tipografia
  • Sobre
  • Quero Anunciar
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Telegram
Nós utilizamos cookies em nosso site para guardar estatísticas anônimas de visitas e melhorar sua experiência de navegação. Para mais detalhes, leia nossa Política de Privacidade
Aceitar e fechar aviso
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Sempre ativado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
CookieDuraçãoDescrição
cookielawinfo-checkbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytics
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
Others
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
SALVAR E ACEITAR