Grid é um auxílio, não uma garantia

Espiral áureo, multiplicação e subdivisão do número de ouro (1,618), linhas guias pra lá, pra cá e o cliente não aprovou? Acontece.

E acontece justamente porque o grid não tem a função de fazer seu design ser aprovado. A função do grid é dar forma e deixar seu design consistente.

Se o cliente vai ou não gostar do projeto depende de muitos fatores, até mesmo coisas mais simples como cores, fonte utilizada, conceito e apresentação.

O maior exemplo que eu tenho hoje disso é o logo do Google. Recentemente criou-se uma polêmica em cima dele, onde alguns diziam que estava errado, que o grid não encaixava, sendo que o que o Google se preocupou apenas com o mais importante, o visual.

O grid “corrigido” e aparentemente “perfeito” faz o G parecer esticado, concorda?

E quando devo criar meu grid?

Citando um grande amigo chamado Walter Mattos: “depende”.

Eu usei a fala dele apenas para criar um âncora para o assunto, mas eu concordo com ele. Depende.

Alguns projetos podem ser criados através de caderno com pautas quadriculares, triangulares, poligonais… enfim, então podemos dizer que o grid veio antes, pois o projeto seguiu apenas as linhas já predefinidas.

Assim como você pode criar uma marca já tendo como base o espiral áureo, então o grid vem antes de você projetar a marca. Você já imagina usá-lo e rascunha o projeto com base nisso.

Já um projeto em que você tenha em mente um desenho, forma e rabisco, passar para o papel será fácil e será bem provável que ele não saia exatamente como você queira ou queira uma posição e os grids predefinidos não possam te ajudar, logo, o seu grid vem depois.

Eu vou deixar um vídeo que pode te ajudar nessa questão:

Como criar um grid?

De muitas maneiras. Sejam duas linhas, em paralelo ou cruzadas, círculos, quadrados, triângulos, tudo o que sirva pra criar um guia e dar forma ao design, é grid.

Eu, por exemplo, multiplico e subdivido minha forma (seja circulo ou quadrado) por 1,618 e assim, tenho um grid com base a proporção áurea.

É claro que existem diversas formas de criar um grid, e isso será assunto dos próximos posts. Enquanto isso, então, trouxe algumas inspirações.

Até breve!

Compartilhe este artigo
Copie essa URL
Veja também
Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação e fornecer funcionalidades adicionais. Saiba mais sobre nossa política de cookies.