in ,

Conheça o design da Telstar 18, a bola oficial da Copa do Mundo da Rússia

A bola que vai rolar nos gramados do Mundial de Futebol 2018, que ocorre entre 14 de junho e 15 de julho, possui design e tecnologia inacreditáveis, tanto que ganhou o nome de “Telstar 18” (Estrela de Televisão).

Produzida pela Adidas, o modelo foi inspirado na bola clássica de mesmo nome utilizada na Copa de 1970, no México.

A bola da Copa de 70 foi a primeira a ter painéis escuros, justamente para se destacar nas telas de TV em preto e branco, uma vez que praticamente não existiam aparelhos coloridos. Isso mudou para sempre os padrões e cores das bolas de futebol.

A atual Telstar é a primeira a possuir chip NFC, sendo a bola mais inovadora das Copas do Mundo até hoje. O chip permite uma interação do público com a bola, acessando o site da Adidas através dos seus smartphones (tecnologia disponível para Android e iOS em versões mais recentes).

Segundo destacou a Fifa na ocasião do lançamento, a “Telstar 18 exibe uma nova carcaça, a tecnologia mais inovadora e elementos sustentáveis como a sua embalagem reciclável. A bola contém um chip de transmissão de dados em proximidade (NFC), que permite aos consumidores interagir com a bola mediante um smartphone”.

Lionel Messi, atacante do FC Barcelona e da Seleção Argentina, foi um dos primeiros a experimentar a bola antes do lançamento oficial. “Gostei muito, do design, das cores, gostei de tudo”, declarou o jogador.

“A nova estrutura dos painéis e a inclusão de um chip NFC elevaram a inovação e o design no futebol a níveis muito altos. Isso oferece aos consumidores e aos jogadores uma experiência completamente nova”, disse Roland Rommler, diretor de produtos de hardware futebolístico da Adidas.

A empresa fez questão de lembrar e, de alguma forma, prestar uma homenagem ao modelo Telstar original “é uma das bolas de futebol mais emblemáticas de todos os tempos, utilizada por ex-jogadores como Pelé, Müller, Facchetti e Bobby Moore, por isso criar a Telstar 18 e se manter fiel ao modelo original representou um desafio realmente apaixonante”.

Escrito por Guilherme Dantas

Fundador do Designerd, empreendedor digital, apaixonado por design, marketing digital, carros, cinema, astronomia e física quântica. Arranhador profissional de violão nas horas vagas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…