in ,

Como manter a criatividade em casa durante a quarentena

Com a nova pandemia provocada pela Covid-19, grande parte da população mundial teve que alterar drasticamente seus hábitos e sua rotina.

Coisas comuns, como sair com os amigos, assistir um cinema, sair para o parque, aproveitar a noite nas baladas ou um jantar com a família e conhecidos foram interrompidas ou restringidas drasticamente.

O isolamento social, uma medida necessária para conter ou desacelerar a pandemia, afetou uma série de atividades – e, para quem precisa da criatividade, os impactos não foram pequenos.

Aqui, vamos dar algumas dicas interessantes para manter sua criatividade e te ajudar a manter seu foco em meio à pandemia – e o que uma VPN tem a ver com suas atividades criativas online.

Não se pressione nem se cobre além da conta

Com a sensação de que, se estamos em casa, então temos mais “tempo sobrando”, muitas pessoas podem cair na ilusão de que devem aproveitar esse tempo para terminar todas as tarefas domésticas, concluir um livro, fazer mil cursos e retomar todos os projetos parados.

Embora seja bom aproveitar esta oportunidade para organizar seu ambiente e retomar (ou começar) alguns projetos parados e desenvolver outros, você não deve se sentir mal se, em alguns dias, não conseguir fazer absolutamente nada.

Tente criar uma rotina saudável e não se entregar ao desânimo, mas evite também uma cobrança exagerada por um desempenho sem sentido. Afinal, o mundo está enfrentando uma crise sanitária muito séria, as coisas não vão voltar à “normalidade” tão cedo e você não tem obrigação de dar conta de tudo, nem agora e nem nunca.

Excesso de estresse pode ser um dos piores inimigos da sua criatividade – e da sua sanidade também.

Faça algo para você e por você

Profissionais que trabalham com criação podem se sentir pressionados a criarem a todo momento e exibirem suas criações. Esse desejo é tanto legítimo quanto racional – afinal, sem um público-alvo e até mesmo fãs que motivam e incentivam seu trabalho, fica muito mais difícil transformar sua arte em um meio de ganhar a vida e se sustentar (e até colocar certos projetos em andamento).

Mas, com aglomerações ainda oferecendo sérios riscos, muitas possibilidades de eventos físicos que possibilitavam o networking ficaram restringidas. Então, não descuide de seu público (e é essencial usar ferramentas online sempre, mas principalmente por agora, como lives em diversas plataformas sociais) e procure criar bons conteúdos para eles dentro das suas possibilidades e dentro das limitações atuais.

Mas, ao mesmo tempo, tente criar coisas para você e por você, pra renovar seu espírito criativo e sua capacidade inventiva. Sua capacidade de criação tem que representar o que você é e, claro, te agradar em primeiro lugar.

Aproveite para se reinventar

É claro que falar em “lado bom da pandemia” pode parecer algo extremamente insensível e equivocado, mas você pode tomar este momento para se reinventar, se renovar e buscar novas inspirações.

Tente sair um pouco da sua “bolha”, procure por novos trabalhos, novas inspirações, novas formas de comunicar sua arte e seu trabalho e pense no que você já produziu e no que você quer produzir.

Assim, você terá oportunidades para melhorar ainda mais seu trabalho e sua arte, e com certeza seu público vai notar sua transformação positiva.

Saia do convencional

Não estamos passando por um momento comum e grandes transformações estão acontecendo. Uma dica positiva para ajudar seu processo criativo é conseguir, de algum modo, comunicar essa mudança na sua forma de trabalho, transmitindo-a para o seu público e para as pessoas como um todo.

Há profissionais incríveis que poderiam simplesmente seguir a mesma fórmula de sucesso que permitiu a ascensão deles, mas que estão criando coisas maravilhosas e incomuns mesmo em meio a essa pandemia.

Faça algo pela sociedade e pelos outros

Agora, união é um fator essencial, e solidariedade é um instrumento que todo profissional criativo (ou melhor, toda pessoa) deveria usar.

É muito importante divulgar seu trabalho e usá-lo para ajudar quem mais precisa neste momento. Mas você pode pensar que só artistas de grande renome com públicos imensos são capazes de mobilizar causas sociais e influenciar as pessoas. Não caia neste erro.

Independentemente do tamanho do seu público, você pode divulgar ou criar boas causas, como divulgar e incentivar a arrecadação de alimentos, objetos de higiene pessoal e outros itens essenciais, promover organizações confiáveis e, se for muito difícil criar algo, você pode ajudar a divulgar ideias e projetos que já estão em curso.

Todo bom artista usa sua arte para promover o bem social e influenciar a sociedade de modo positivo.

Aprenda a usar novas ferramentas

Outro elemento que vai te ajudar muito na sua capacidade criativa é aprender a usar novas ferramentas, aprender novas teorias e técnicas para seu trabalho, aprender a tocar novos instrumentos, aprender novas técnicas de pintura, desenho e artesanato – enfim, qualquer coisa que tenha relação com sua área de criação.

Imaginação e criatividade são elementos fundamentais para qualquer profissional. Mas, sem o conhecimento técnico e prático, fica muito mais difícil transformar sua imaginação em obras reais.

Há várias ferramentas disponibilizadas online e muitos cursos gratuitos na internet, e definitivamente vale a pena investir neles.

E, como o uso da internet é essencial para todos estes processos, principalmente com o distanciamento social atual, acompanhe métodos e dicas para manter sua segurança virtual e melhorar sua privacidade online – como o uso de uma boa VPN, por exemplo.

Tire um tempo pra pensar

Pode parecer óbvio, mas outro conselho importantíssimo é tirar um tempo pra pensar, pra refletir e procurar novas ideais.

Em vez de se pressionar a fazer coisas o tempo inteiro, tire um tempinho para pensar no seu processo criativo como um todo e, com certeza, você vai perceber o impacto quando realmente criar algo e produzir conteúdo.

Técnicas de relaxamento e concentração são muito úteis, assim como manter uma rotina de atividades físicas. Evitar o sedentarismo do corpo ajuda a evitar o sedentarismo da alma e da criatividade.

E, claro, procure um bom ambiente para exercer seus processos criativos com o mínimo possível de interferências externas, distúrbios e elementos que podem prejudicar e a trabalhar seu processo de trabalho. Afinal, criar é algo que exige dedicação e energia, e seu processo criativo merece a devida atenção e os cuidados ideais.

Guilherme Dantas

Escrito por Guilherme Dantas

Fundador do Designerd, empreendedor digital, apaixonado por criatividade, carros, educação financeira e cinema. Arranhador profissional de violão nas horas vagas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…