in ,

10 tendências de design de logotipo para 2020

É praticamente impossível prever o que será destaque em termos de design nos próximos anos, mas é possível traçar uma tendência de acordo com que vem aumentando sua popularidade no presente.

Sabendo disso, o Logaster, um construtor de identidade de marca online fez uma pesquisa ampla e nos enviou um infográfico com as principais tendências observadas para design de logotipo em 2020.

Confira:

Simplificação

O minimalismo está na moda novamente. Existe uma tendência óbvia por logotipos com elementos simples, que podem ser utilizados em várias telas e dispositivos, com fontes que são fáceis de ler.

Geometria original

As formas geométricas estão em alta e não têm a intenção de sair de moda tão cedo. Provavelmente em 2020 veremos logotipos com sofisticados mosaicos geométricos no icônico estilo lowpoly.

Fontes incomuns

A cada ano a tipografia ressurge como uma fênix. Veremos nos próximos anos designs ousados, que misturam fontes incomuns com soluções já familiares.

Degradê

Indo na contramão do minimalismo raiz, o degradê parece continuar como uma forte tendência, principalmente com tons de neon. Logotipos que seguem essa linha buscam maneiras de adicionar personalidade aos designs convencionais.

Design abarrotado

O design condensado e propositalmente abarrotado parece estar caindo no gosto de clientes e designers. Marcas que utilizam essa proposta costumam marcar uma forte presença, mas é preciso bastante cuidado da parte do designer ao utilizar esse recurso para que a leitura não fique prejudicada.

Arranjo caótico

Os certinhos que me desculpem, mas o próximo ano abalará a indústria de design de logotipo com o espírito de rebeldia! Arranjos assimétricos e até mesmo caóticos são uma maneira infalível de chamar a atenção do espectador. Mas, novamente: o bom-senso é extremamente necessário.

Letras geométricas

Por que escolher entre geometria ou texto quando você pode ter os dois? Letras feitas de formas geométricas podem ter um efeito impressionante no design de logotipo.

Emblemas

Herdeiros dos carimbos físicos, os emblemas parecem ter entrado de vez no gosto de algumas marcas, fazendo parte da identidade visual de muitas empresas.

Dimensionamento

O dimensionamento se origina de uma tendência que se destacou bastante nesse ano. Muitos logotipos ousaram ao darem pesos diferentes aos caracteres de uma palavra, criando uma fluidez interessante ao logotipo.

Desconstrução de texto

Com base na tendência de fragmentos perdidos, a desconstrução de texto é uma técnica muito curiosa. Com linhas vagas, cores desbotadas e letras perdidas, tais logotipos são verdadeiros enigmas visuais intrigantes.

Esta é uma pequena amostra das mais notáveis tendências que provavelmente serão destaque em 2020 (e nos próximos anos).

É claro que não é necessário seguir tais tendências como regras na criação de um logotipo, mas é interessante notar o caminho percorrido por grandes marcas e tentar seguir de perto o que está em evidência no universo do design.

Esse artigo é baseado no infográfico criado por Logaster, um construtor de identidade de marca online.

Guilherme Dantas

Escrito por Guilherme Dantas

Fundador do Designerd, empreendedor digital, apaixonado por criatividade, carros, educação financeira e cinema. Arranhador profissional de violão nas horas vagas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…