in ,

Esse site reúne centenas de manuais de identidade visual de marcas famosas

Quando um profissional cria a identidade visual de uma empresa, é comum disponibilizar junto um manual de identidade visual, também conhecido como manual da marca.

Esse documento geralmente é um guia prático de orientações que devem ser seguidas no branding da empresa, e pode abranger vários itens, desde o posicionamento, tamanho e cores do logotipo até o tom de voz da marca.

Muitos designers têm dúvidas sobre como criar um manual da marca, então sempre é bem-vindo se inspirar com trabalhos de profissionais renomados.

É essa a proposta do site Branding Style Guides, que reúne (até o momento da escrita deste artigo) mais de 1700 manuais de identidade visual disponíveis para download.

Após fazer um breve cadastro, você poderá navegar entre os filtros do site e selecionar manuais de acordo com a ordem alfabética, idioma, anos de publicação, entre outros critérios.

Você poderá baixar os manuais em PDF e conferir como as marcas se preocupam com sua identidade visual, além de saber quais regras são inseridas nesses manuais, como por exemplo essas diretrizes retiradas do manual de maca do Twitter:

Acesse o site Branding Style Guides, faça um breve cadastro e inspire-se com centenas de manuais de marca disponíveis por lá!

E se você quiser se aprofundar ainda mais sobre como criar um manual de identidade visual consistente, uma dica de leitura é o livro Manual de Identidade Visual. Guia Para Construção de Manuais, da autora Daniella Michelena Munhoz.

Escrito por Guilherme Dantas

Fundador do Designerd, empreendedor digital, apaixonado por criatividade, carros, educação financeira e cinema. Arranhador profissional de violão nas horas vagas.