Banner é uma palavra bem genérica e foi por isso mesmo que escolhemos esse título, pois muitos tem dúvidas sobre como criar um banner (ou capa) para seu canal no YouTube, mas esquecem dos outros elementos que também são bem importantes!

Por isso, vamos mostrar algumas das peças que você pode criar para deixar seu canal não só mais bonito, mas muito mais eficiente e profissional.

Confira:

Avatar (Ícone)

Essencial para seu canal, é ele que vai aparecer nos seus comentários dentro ou fora dos vídeos que posta. É a sua cara!

O tamanho ideal para criar seu ícone é de 800px por 800px e deve ser algo simples. Exagerar nos detalhes vai apenas dar uma impressão de sujo ou poluído quando visto em pequenos tamanhos, ou seja, quase o tempo todo.

Além do tamanho e de sua objetividade, você deve tomar cuidado também com os cantos da imagem, porque em certas situações, o seu ícone poderá ser automaticamente aparado nas bordas para se transformar em um círculo.

Ou seja… não coloque nenhuma informação muito importante nos cantos, centralize o conteúdo.

Alguns exemplos nacionais:

Brand Storm

Brand Storm

Parafernalha

Parafernalha

Canal Nostalgia

Canal Nostalgia

Manual do Mundo

Manual do Mundo

Capa ou Banner (Arte do canal)

A capa, junto com o seu avatar, representam as imagens mais importantes do seu canal. A capa aparece tanto quando você passa o mouse em cima do nome do canal, como quando acessa ele. É a imagem do topo do canal.

Ela é ótima para expor o foco do seu conteúdo e até mesmo sua periodicidade.

O tamanho dela também é outro diferencial, já que é enorme: 2560px por 1440px (peso máximo de 4MB).

Mas não se engane que esse será o tamanho que permanecerá visível por todo o tempo, porque conforme o dispositivo que você estiver usando, você irá enxergar apenas uma parte dessa capa, ficando mais ou menos como no exemplo abaixo:

dispositivos

Para facilitar, o YouTube fornece um template com as marcações em PSD (baixe aqui), onde você consegue ver as áreas para cada dispositivo e assim montar o melhor layout.

Como a maior parte das visualizações são feitas no computador ou mobile, foque na faixa central do seu banner. O restante só vai aparecer na TV, podendo ter informações secundárias ou a extensão do plano de fundo.

Mais alguns exemplos nacionais:

Eu Fico Loko

Eu Fico Loko

Felipe Neto

Felipe Neto

Galinha Pintadinha

Galinha Pintadinha

Jovem Nerd

Jovem Nerd

Marca d’água

A marca d’água é o logo que muitas vezes fica no cantinho do vídeo enquanto ele está sendo executado.

Isso é muito importante para ser inserido, porque se a pessoa não é assinante do seu canal, existe uma grande chance de que ela tenha chegado até seu vídeo através de alguma lista de recomendações do YouTube ou esteja assistindo de outro site, onde o vídeo está incorporado.

A marca d’água vai fazer o papel de dizer de onde é esse vídeo. Quando o usuário passar o mouse em cima dela, aparecerá o nome do canal e ele poderá então visitá-lo e assiná-lo.

Esse pequeno banner precisa ser ainda mais simples que o ícone, se possível, já que ele pode ficar o tempo inteiro no vídeo. Use um símbolo com poucas cores, ou até mesmo um ícone recortado, uma letra. Seja criativo e objetivo.

Lembrando que ele precisa ter transparência, portanto salve a imagem em PNG ou GIF.

branding

Você pode adicionar essa peça dentro da guia Canal > Branding.

Miniaturas de Vídeos (Thumbnails)

Quando você sobe um vídeo, tem duas opções para definir como seu vídeo irá aparecer para as pessoas que vão clicar nele. Ou o YouTube escolhe automaticamente alguns momentos do seu vídeo e congela o quadro, ou você envia uma imagem que representa o seu vídeo.

O legal nessa segunda opção é que você consegue criar imagens com o título do vídeo ou do que se trata, assim como uma imagem mais atraente do que as imagens captadas automaticamente.

O tamanho dessa imagem deve ser de 1280px por 720px (proporção 16×9, caso queira usar um tamanho menor), com peso máximo de 2MB e salva em .JPG, .GIF, .BMP ou .PNG.

Alguns exemplos do nosso parceiro Brand Storm:

miniaturas-brand

Com esse guia simples, você poderá deixar seu canal do YouTube com uma cara bem mais profissional e se destacar. Gostou? Quer deixar alguma pergunta ou sugestão? Deixe seu comentário logo abaixo!

Imagem de capa por Alexey Boldin / Shutterstock

Julian Nunes
  • ótimas dicas! tava mesmo precisando de um help pra esses tamanho do youtube!

  • edydjunges

    alguém tem um template estilo esse de capa para youtube, só que para o facebook?

  • Lilian Oliveira

    informações preciosas e muito úteis pra quem tem um canal, como eu. Muito obrigada por compartilhar sua arte!! Já estou te seguindo no facebook e instagran!!

  • Saverio

    Muito bom, gostei das informações, vou dar um upgrade no meu canal tb. Muito obrigado.