in , ,

Como remover fundos de imagens rapidamente sem precisar instalar nenhum programa


Quem trabalha com edição de imagens sabe que remover planos de fundo para recortar o objeto principal pode ser uma tarefa trabalhosa.

É claro que (por enquanto) nada substitui o minucioso trabalho manual, utilizando clássicas ferramentas de seleção e muita paciência.

Porém, alguns serviços automatizados prometem tornar mais fácil a tarefa de remover fundos de imagens.

Um deles é o remove.bg

Para testar se realmente funciona, utilizamos duas imagens: uma mais fácil, com o fundo sem detalhes e outra mais complexa, com o fundo detalhado.

O serviço é bem simples e intuitivo, prometendo a completa remoção do fundo em 5 segundos, 100% automatizada e com apenas um clique.

Para começar, basta clicar no botão verde “Select a Photo” e selecionar uma imagem de seu computador.

É possível também inserir diretamente a URL da imagem, caso ela esteja hospedada em algum site, por exemplo.

Será que funciona?

Fizemos os testes com as duas imagens acima, e os resultados foram os seguintes:

Imagem com fundo simples:

Imagem com fundo complexo:

É claro que o resultado não fica perfeito, principalmente na área dos cabelos. Na imagem com o fundo mais detalhado, é possível notar uma falha maior em remover uma parte do fundo, próximo ao braço esquerdo da mulher.

Porém, para um serviço gratuito e 100% automatizado, posso dizer que os resultados estão bastante satisfatórios.

O ponto negativo

As imagens originais tinham respectivamente 4000 e 5120 pixels de largura.

Após fazer o download das imagens com o fundo recortado, ambas ficaram com apenas 500 pixels de largura, o que inviabilizaria seu uso para uma impressão em alta resolução, por exemplo.

Outro ponto é que só funciona com imagens que tenham pessoas em primeiro plano. Se você tentar usar o serviço para retirar o plano de fundo de um objeto, o site mostrará uma mensagem de erro.

Conclusão

O serviço é realmente surpreendente, principalmente pela rapidez com que ele mostra os resultados.

Funciona muito bem como um quebra-galhos, para imagens que serão utilizadas na internet, como em redes sociais, por exemplo.

Mas, se seu objetivo for utilizar imagens em impressos ou outras situações que exigem alta resolução, o recorte manual do fundo da imagem ainda é a melhor alternativa.

Escrito por Guilherme Dantas

Fundador do Designerd, empreendedor digital, apaixonado por design, marketing digital, carros, cinema, astronomia e física quântica. Arranhador profissional de violão nas horas vagas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…