Branding – Elementos da Marca

Muita gente acha que marca é só um nome e logo. É como se você quisesse explicar quem é uma pessoa só com o nome e uma foto. Esses são os elementos mais visíveis e importantes. Porém existem muitos outros elementos que formam a marca:

– Nome
– Logo
– Símbolos
– Personagens
– Slogan ou frases descritivas
– Tipografia
– Paleta de cores
– Missão e valores
– Elementos gráficos

A combinação desses elementos é a famosa Identidade da Marca. É por isso que criação de marca vai muito além do design do logo. Empresas especializadas em branding montam um Manual da Marca bem completo na hora de criar ou atualizar uma marca. Esse documento tem todos os elementos da marca.

Definindo elementos da marca

O objetivo dos elementos da marca é criar associações positivas e únicas com os consumidores. Por isso os elementos devem ser:

Memoráveis: não adianta criar uma descrição com 50 palavras. Ninguém vai ler, muito menos lembrar disso.
Ricos em significado: o seu logo é uma bolinha cinza? Ótimo, mas qual é o significado para seus clientes? Não importa quão simples seja o elemento, ele deve ter uma razão para existir.
Apreciáveis: a estética que torna seus elementos atraentes para os consumidores.
Versáteis: elementos devem ser fáceis de adaptar e alterar.
Originais: autenticidade é fundamental. Elementos devem ser únicos, diferentes e originais.

Compartilhe este artigo
Copie essa URL
Veja também
Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação e fornecer funcionalidades adicionais. Saiba mais sobre nossa política de cookies.