in ,

Análise dos portais das principais emissoras de TV do Brasil. Veja no que deu.

Análise dos portais das principais emissoras de TV do Brasil.

Já há um bom tempo, estava com uma ideia para um post, e hoje vou colocá-la em prática.
Iremos comparar os portais das grandes redes de televisões brasileiras.

Para isso, escolhemos quatro quesitos: Esquema de cores, Disposição de elementos, Facilidade de navegação e Grau de interação, sendo que para cada há uma escala que vai de 0 à 10.

Iremos comprar os sites do Sbt, Rede Globo, Rede Record, Rede TV e Rede Bandeirantes.
Vamos lá?

# SBT – www.sbt.com.br

Esquema de cores:
Apesar do site querer seguir um estilo clean, o topo e o rodapé pesam, o que tira o equilíbrio das cores. Nota-se também que as cores do site não seguem o padrão do logotipo, fazendo com que o site perca a identidade visual.
Nota: 4

Disposição dos elementos:
Temos na página inicial as informações mais importantes, como programação e alguns programas de destaques. Porém muitos elementos ficam “jogados” no meio da página.
Nota: 5

Facilidade de navegação:
É aí que o portal faz feio. Quando navegamos em suas páginas internas tem-se a impressão que estamos pulando para sites diferentes (não estou falando de páginas personalizadas de programas, mas sim das próprias páginas institucionais). A estrutura muda de acordo com a navegação, provocando confusão em quem acessa o site.
Nota: 2

Grau de Interação:
Temos na página inicial uma área com as atualizações do twitter, ponto positivo. Há também uma caixa de busca, indispensável em um portal. Porém o clássico “fale conosco” só se encontra no rodapé.
Nota: 7

Total geral (média): 4,5

# Rede Globo – redeglobo.globo.com

Esquema de cores:
Temos o mesmo esquema de cores encontrado no G1, site de notícias da própria empresa. O fundo branco dá uma leveza especial ao portal, e os título que variam de cor de acordo com o conteúdo fazem com que as diferentes área do site fiquem bem estabelecidas.
Nota: 9

Disposição dos elementos:
Temos basicamente uma estrutura de três colunas, bem organizada. O portal segue também nesse caso uma estrutura parecida com a do G1, mas poderia fazer mais por se tratar de uma emissora de TV.
Nota: 7

Facilidade de navegação:
O menu está bem completo, a programação do dia aparece na primeira página, e as áreas do site são bem explicativas. Realmente, não há do que reclamar.
Nota: 10

Grau de Interação:
Temos a caixa de pesquisa, o Fale Conosco está bem posicionado, mas não há um link para o twitter da globo. Falha grave.
Nota: 5

Total geral (média):7,75

# Rede Record – rederecord.r7.com

Esquema de cores:Ao entrar no portal da rede record, logo perguntei: Mas que coisa é essa? Um degradê horível entre azul escuro e azul… (metálico?) As cores lembram muito os sites amadores da década passada. Não dá.
Nota: 1

Disposição dos elementos:
Nesse quesito o portal vai melhor. O menu (bem completo) fica à esquerda, no topo há um banner com as principais novidades, e logo abaixo o conteúdo dividido por áreas.Não há nada de espetacular, mas os elementos estão bem organizados.
Nota: 8

Facilidade de navegação:
Nesse caso, também não o que reclamar. O menu à esquerda oferece todas as informações necessárias para navegar no portal. Mas ainda acho que o menu deveria seguir o exemplo da rede globo e ficar na parte de cima.
Nota: 8

Grau de Interação:
Logo no final do menu há o link para o Feed RSS, Twitter e Youtube. O “Fale Conosco” está corretamente inserido na área Institucional do Menu.
Nota: 9

Total geral (média): 6,5

# Rede TV – www.redetv.com.br

Esquema de cores:
Fundo preto? Me desculpe, mas esse é um privilégio para poucos. Um portal com muitas informações deve ser limpo, e o que vemos nesse caso é um site muito pesado. Nota: 2

Disposição dos elementos: O portal segue o mesmo esquema da Record, colocando o menu principal ao lado esquerdo. Porém o portal exagera nos elementos, criando uma sensação de “onde clico?” em quem navega.Nota: 5
Facilidade de navegação:Pelo fato de superlotação de conteúdo, a navegação ficou comprometida. É um site cansativo. Eu pelo menos não consigo passar muito tempo lá.
Nota: 4

Grau de Interação:
Temos uma barra de pesquisa da Google (nada contra, mas pelo tamanho do portal, eles poderiam fazer a própria caixa de pesquisa) e o link que lava ao twitter da Rede TV. Mas, cadê o “Fale Conosco”? No rodapé, escondido.
Nota: 5

Total geral (média): 4

# Rede Bandeirantes – www.band.com.br/tv

Esquema de cores:
Clean, muito parecido com o esquema de cores da Globo. Porém, se destacam no portal o branco e azul, que não seguem as cores do logotipo (verde e amarelo).
Nota: 7

Disposição dos elementos:
A página inicial não destaca os programas, mas sim as notícias da própria band. Há uma área bem completa sobre a programação, e o menu (bem completo também) se encontra à esquerda do site.
Nota: 7

Facilidade de navegação:
Conteúdo bem organizado e bem completo. Não tive problemas em navegar pelo site. Destaque para a navegação estrutural (breadcumb) no topo da página.
Nota: 8

Grau de Interação:
No próprio menu há links para o twitter, RSS, blogs, chat e podcast, tornando assim a interatiivdade um ponto alto do portal.
Nota: 9

Total Geral (média): 7,75

Sendo assim, temos um empate técnico entre Rede Globo e Rede Bandeirantes. A Rede TV (tadinha) ficou na lanterna…
Até a próxima!

Escrito por Guilherme Dantas

Fundador do Designerd, empreendedor digital, apaixonado por design, marketing digital, carros, cinema, astronomia e física quântica. Arranhador profissional de violão nas horas vagas.

4 Comentários

Leave a Reply
  1. Opá, muito bom o post, mas lembrando que identidade visual não tem só a ver com a logomarca não ok?Vemos inúmeros sites que tem a logomarca por exemplo toda preta e a campanha remete a algo colorido, pense nisso !!! Tudo depende do conceito que tem a campanha ou época em que a empresa está buscando.Logo é logo, não devemos nos basear só nela para montarmos uma campanha, site e etc.
    abs

  2. Verdade Thiago, mas é bom que alguns elementos do site remetam ao logotipo não é?
    Imagine por exemplo o site da Petrobrás todo preto, ou o site do Itaú vermelho e verde. Estranho, não? Abraço!

  3. Me restringi a verificar apenas a Globo e a Band por terem sido as primeiras colocadas na sua avaliação.

    Discordo de alguns pontos, principalmente dos descontos nas notas de interação da Globo, por falta de twitter, em relação as notas de outras emissoras, no empate em disposição de elementos, e do desconto no esquema de cores da Band por não seguirem o logo.

    Como o Thiago disse, identidade visual não tem a ver com as cores do logo. Realmente seria estranho o site do Itaú sem laranja, mesmo o laranja não fazendo parte originalmente do logo. Também seria estranho algo da Ferrari sem ser vermelho, mesmo o logo sendo predominantemente amarelo e preto.

    Seguindo o seu critério cor do logo, no esquema de cores a Globo deveria ter tirado 10 por usar uma gama variada de cores nos títulos, de modo competente, juntamente com a barra multicolorida abaixo do menu principal, que remetem ao fundo do retângulo do logo.

    O fato da Band e da Globo terem tirado a mesma nota na disposição de elementos é incompreensível para mim. A página da Globo é muito, mas muito, mais equilibrada que a da Band. Só o banner arranha-céu na margem direita da Band, completamente fora do layout/grid,  já deveria tirar muitos pontos, Assim como o espaço vazio abaixo da caixa “plantão”.
    Também poderia ter incluído o item conteúdo na avaliação.

  4. Muito interessante o post. Realmente fiquei muito assustado com a Record, aquele fundo azul me doeu a vista. Gostei muito da Band, acho q preenche todos os quisitos. Parabéns Guilherme, abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…