in

A hora certa de ceder

A hora certa de ceder

Acredito que a grande maioria dos designers ou webdesigners já tenham passado por essa situação: um cliente importante insiste numa ideia impraticável, que irá literalmente arruinar o projeto inteiro. Por mais que se tenta convencê-lo, ele é firme em sua decisão. E agora?

Existem dois tipos de profissionais: os que só fazem o que querem e os que só querem fazer.

O primeiro grupo é teimoso, bate o pé, e não tem medo de dizer não. Merecem até certo ponto elogios, pois não são todos que tem tal coragem. Porém, talvez abram mão de ganharem confiança de clientes grandes e de conquistarem oportunidades únicas.

O segundo grupo é subdividido em outros dois: os que não sabem dizer não, e os que pensam muito bem antes de negar um projeto.

Os que excluíram o “não” do vocabulário terão que reaprender o modo de fazer negócios e tratar clientes. Simplesmente ser bonzinho demais não funciona. E ponto.

O aconselhável é analisar a situação antes de negar ou aceitar um projeto que vá contra seu modo de pensar. Muitas vezes a conclusão que se chega é que um “não” simplesmente não é conveniente no momento. A importância do cliente é posta à frente da opinião do profissional.

É claro que isso não significa que o profissional nunca deve defender seu ponto de vista e tentar convencer o cliente da melhor forma de se fazer um trabalho ou projeto. Estamos analisando aqui, casos de clientes que insistem numa ideia e que não estão nem um pouco interessados em mudar de opinião.

Saber ceder é mais do que uma qualidade. Chega a ser um dom. Não só no mundo dos negócios mas em toda faceta da vida, os que só fazem o que querem acabam por irritar alguns, que lhe dão nomes como “mesquinho”, “egoísta” e outros piores.

Mesmo para aqueles que tiveram a sorte de trabalharem no que realmente amam, pelo menos uma vez na vida terão de fazer algo contra sua vontade, seja um projeto, um relatório, ou mesmo um cafezinho para os colegas.

O melhor a se fazer é analisar a situação. É sábio perder um cliente importante por discordar de seu modo de pensar, ou mesmo por orgulho? Está disposto a abrir mão de oportunidades vindouras por insistir em fazer as coisas apenas do seu jeito?

Portanto, saiba ceder. Não em todas as situações, mas nas que realmente valham à pena.

Escrito por Guilherme Dantas

Fundador do Designerd, empreendedor digital, apaixonado por design, marketing digital, carros, cinema, astronomia e física quântica. Arranhador profissional de violão nas horas vagas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…