in ,

5 mitos sobre bancos de imagens

Quem trabalha com design, produção de conteúdo ou outras áreas criativas provavelmente já conhece os melhores bancos de imagens disponíveis no mercado ou ao menos já ouviu falar algo sobre eles. Porém, ainda assim, o assunto é rodeado de mitos.

Preço, qualidade, variedade, importância…esses são alguns dos assuntos que costumam ser comentados, e agora chegou a hora de desmistificá-los de uma vez por todas. Assim, você entenderá exatamente porque é essencial recorrer a um bom banco de imagens!

Depois de conhecê-los, você terá a resposta para várias das dúvidas que já teve sobre o assunto!

Mito 1: É muito caro

Esse é um dos mitos mais comuns sobre bancos de imagem, o que felizmente não é verdade, já que é possível encontrar opções para todos os gostos e bolsos.

A iStock, por exemplo, conta com duas categorias: a Essentials e a Signature. Na primeira, cada imagem pode ser adquirida por um crédito, enquanto a segunda agrupa aquelas que custam três créditos.

O valor dos créditos, aliás, varia de acordo com quantos forem adquiridos. É possível economizar mais de 32% por crédito ao adquirir uma quantidade maior, além de também ser possível fazer uma assinatura mensal ou anual, onde os preços são ainda menores.

Como já comentamos por aqui, é possível baixar gratuitamente arquivos de bancos de dados profissionais, nessa que é uma ótima solução para quem estiver com o orçamento um pouco apertado ou quer aproveitar uns bons freebies.

Mito 2: Não traz resultados

Confira as seguintes estatísticas sobre o uso de imagens, seguidas de suas respectivas fontes:

  • Tweets com imagens recebem 150% mais retweets do que os que não as possuem. (Buffer)
  • Em uma análise de mais de 1 milhão de artigos, o BuzzSumo verificou que os que possuem uma imagem a cada 75-100 palavras receberam o dobro de compartilhamentos em mídias sociais do que os com menos imagens. (BuzzSumo)
  • Posts com imagens no Facebook apresentam 2,3 vezes mais engajamento do que aqueles sem imagem. (BuzzSumo).

Isso mostra que os resultados trazidos pelas imagens são evidentes, e contar com os melhores bancos de imagens profissionais para isso tende a trazer números ainda melhores.

Confira: 5 tipos de imagens abstratas para usar em seus projetos

Mito 3 – Não faz diferença

Quando as pessoas ouvem alguma informação, as chances de se lembrarem dela depois de 3 dias é de apenas 10%. Ao associar uma imagem relevante ao mesmo assunto, a retenção de informações sobe para 65%.

Essa é uma estatística que foi divulgada no site Brain Rules, a qual mostra que, por mais que não seja obrigatório, o uso de imagens pode fazer com que as informações fiquem na mente de quem consome o conteúdo.

No caso de uma marca, a intenção é de que as informações compartilhadas estejam na memória de seus potenciais clientes, e a opção pelos melhores bancos de imagem pode aumentar muito a retenção de informações.

Sites, perfis em mídias sociais e influenciadores digitais também podem se aproveitar dessa estatística para que passem a utilizar imagens em seus conteúdos, sejam eles quais forem.

Veja também: 3 dicas para escolher boas imagens para seus projetos

Mito 4 – Os autores das imagens não são remunerados

A expressão de espanto da imagem acima confirma que esse é um grande mito! Os colaboradores dos melhores bancos de imagens profissionais são devidamente remunerados por seu trabalho, o que ajuda a explicar o grande número de opções disponíveis em cada um deles.

A iStock e a Getty Images possuem, juntas, mais de 200.000 colaboradores em todo o mundo, de principiantes a profissionais que trabalham em tempo integral, e esse número confirma que os serviços prestados são devidamente remunerados.

Os valores recebidos variam de acordo com o preço cobrado aos clientes e sempre há remuneração para os fotógrafos e artistas, o que motiva a comunidade a aumentar cada vez mais.

Mito 5 – Não há variedade

Para fechar a lista, outro mito (dos grandes!) é a afirmação de falta de variedade em bancos de imagens. A situação é totalmente contrária, já que um dos trunfos dos melhores bancos de imagem é justamente o oferecimento de opções para todos os gostos!

Você pode, por exemplo, encontrar a foto de um casal abraçado em frente a uma casa, onde ambos estão sorrindo e olhando para a câmera, como acima. Pode procurar pela imagem de um cachorro usando óculos escuros ou mesmo pela ilustração do conceito de Internet das Coisas.

Inclusive, um dos destaques da iStock é o fato de que o site reúne muitas imagens locais, já que conta com um time exclusivo de fotógrafos brasileiros. Logo, é possível encontrar imagens que você não vai achar em nenhum outro lugar por aí.

Leia também: 4 erros que você não deve cometer ao trabalhar com imagens

Aproveite os bancos de imagens em seu dia a dia!

Seja para ilustrar um post no blog, aumentar o alcance orgânico de uma postagem no Facebook ou para conseguir entregar aquele job pro cliente, recorrer aos melhores bancos de imagens pode trazer ótimos resultados.

E entre os melhores bancos de imagens, a iStock se destaca pela quantidade de imagens, vetores e vídeos de alta qualidade, perfeitos para seus projetos. Cadastre-se gratuitamente na iStock e aproveite as vantagens de um banco profissional para tudo que precisar!

Escrito por Guilherme Dantas

Fundador do Designerd, empreendedor digital, apaixonado por design, marketing digital, carros, cinema, astronomia e física quântica. Arranhador profissional de violão nas horas vagas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…