Tudo sobre o design do novo Troller

Fomos convidados para o lançamento do novo Troller em uma região paradisíaca no Ceará. Imersos na beleza natural das praias e dunas, testamos o carro e conversamos com o designer responsável pelo projeto.

O que mudou?

Em resumo, tudo. Eles decidiram dar um visual completamente original para o Troller e não economizaram esforços. Foram 75.000 horas de desenvolvimento virtual para criar mais de 1.700 itens. Não é a toa que Design Automotivo é uma área tão extensa do design.

Troller-9

O Troller é um carro Brasileiro e até hoje todo o design e desenvolvimento do produto são feitos no Brasil – um caso de sucesso em uma área dominada por montadoras internacionais. Todas as etapas de desenvolvimento foram feitas no Centro de Design e Engenharia da Ford na Bahia: sketches, modelagem 3D, mockups e protótipos. É interessante ver como o design e a engenharia andaram juntos desde o começo do projeto.

Na imagem abaixo dá para ver como o carro mudou. O Troller antigo tinha um visual bem quadrado e seco, que foi substituido por curvas agressivas e um visual mais moderno.

Comparacao-Troller

Função em Primeiro Lugar

O novo Troller tem uma cara muito mais amigável, moderninha e até divertida. Mas na essência ele continua um carro forte e pesado. De acordo com João Marcos, responsável pelo desenho do carro, “O design é algo que estamos agregando, mas a função é muito importante porque muita coisa é esperada do veículo”.

Isso é fácil de observar no acabamento interno: o Troller não é um carro de passeio, é um carro funcional. As peças internas não têm curvas suaves e o painel não tem um acabamento refinado – é até possível ver alguns parafusos à mostra. Porém, isso tudo foi desenhado com um motivo claro: o carro é feito para aguentar pancada e ajudar os aventureiros em percursos off road. O veículo alterna entre o rústico e o urbano em todos os detalhes.

A equipe foi atrás da opinião dos clientes (os famosos Trolleiros) para descobrir quais funções eles queriam no novo veículo. Foi assim que eles adicionaram no Troller um novo painel de navegação para celulares, tablets e GPS. O desafio da equipe de criação foi mesclar o design com a força do veículo.

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Métodos de Fabricação

O Troller é feito com um processo chamado SMC, onde a carroceria é moldada com um composto de aço e fibra de vidro. O carro começa como um esqueleto de metal e depois as peças da carroceria são montadas.

Troller Fabricacao

Visitamos a fábrica, onde são feitos de 7 a 12 veículos por dia. O processo é quase artesanal, com um baita acompanhamento. Foi bacana observar como a equipe de produção admira o carro. Conversamos com engenheiros e operários, e todos falavam do Troller com muita animação.

Para a equipe de design esse método de fabricação é ótimo porque oferece bastante liberdade de criação. O carro fica bem estruturado, resistente e com curvas muito mais suaves.

A equipe de criação do novo Troller fez um bom trabalho, renovando um símbolo do 4×4 Brasileiro.

Troller-10

 

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