5 empresas que mudaram seus logotipos e criaram polêmica

Quando uma empresa decide alterar seu logotipo, é preciso aceitar o risco da não-aceitação por parte do público.

Geralmente tal mudança segue uma elaborada explicação do porquê do novo visual, mas são muitos que não engolem e “xingam muito no Twitter”.

Reclamações de primeiro momento são normais, pois a maioria das pessoas não são favoráveis à mudanças. Porém, existem casos em que, mesmo após algum tempo, as críticas continuam.

No post de hoje selecionamos 5 empresas que tiveram seus novos logotipos criticados pelo público.

Confira:

1) Mercado Livre

mercado-livre-logotipos

Em Maio de 2013 o Mercado Livre contratou a empresa argentina Imaginity, para remodelar seu antigo logotipo, que ganhou um ar mais simples.

Enquanto que o desenho das mãos se cumprimentando foi elogiado por alguns, muitos criticaram a escolha da fonte no logotipo, que – segundo alguns – parece ter sido escolhida às pressas.

2) GAP

gap-logotipos

Quando a GAP apresentou seu novo logotipo, recebeu uma verdadeira enxurrada de críticas e reclamações. A coisa tomou proporções tão grandes que a própria empresa decidiu voltar atrás e continuar usando o antigo.

3) Stock Car

stockcar-logotipos

Por mais imparcial que gostaria de ser, não poderia deixar de citar a verdadeira – desculpem a expressão – cagada que a Stock Car fez ao alterar seu logotipo.

A opinião de muitos é que o novo logo parece mais uma marca de carrinhos de brinquedo do que uma empresa de competição automobilística. Tive que concordar.

4) Windows

windows-logotipos

Ao lançar o Windows 8, a Microsoft decidiu seguir uma linha visual diferente da que estávamos acostumados nas versões anteriores do sistema operacional, fazendo com que alguns derramassem críticas e mais críticas sobre essa decisão.

As principais críticas se referem à cor usada, o azul, que para alguns faz referência à “tela azul” de erro do sistema operacional e também quanto à simplicidade da “janela”.

5) Yahoo

yahoo-logotipos

Após o divertido projeto Yahoo! 30 days of change, onde a cada dia um logotipo diferente era apresentado, finalmente o Yahoo apresentou seu novo logotipo.

Não demorou muito para que as críticas surgissem, principalmente pelo relevo que o logotipo aparenta.

Apesar das críticas, muitas vezes o público acaba acostumando com a nova identidade visual, e se adaptando à mudança.

O Designerd é totalmente imparcial em relação às críticas citadas aqui. Exceto no caso da Stock Car, que inegavelmente ficou uma bosta.

Compartilhe este artigo
Copie essa URL
Veja também
Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação e fornecer funcionalidades adicionais. Saiba mais sobre nossa política de cookies.